quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Molho de carne à bolonhesa

Preparação: 10m, Cozedura: 15m, Fácil, 6 Pessoas

Estive a ler vários livros sobre a origem de várias receitas italiana, e tem piada como cada região tem uma história diferente sobre o mesmo tema, no fundo não é nada de novo, mas a novidade é que dentro a mesma região haver várias um infindável numero de diferentes receitas e histórias sobre o “Molho de carne à bolonhesa”.
Em Bologna, região de grande produção de produtos alimentares. Suinicultura e criação de bovinos, massas, presunto de Parma, parmesão, vinagre balsâmico e outras, apenas há consenso no prato regional a Lasagna [considerado por muitos um dos pratos mais geniais de sempre].

Assim, passo a explicar uma das receitas para o molho de carne à bolonhesa [Ragù Alla Bolognese]

1 Cebola
1 Cenoura pequena
1 Talo de aipo
Orégãos
100gr de speck da barriga
200gr de carne picada
3 Colheres de sopa de azeite virgem
2 Colheres de sopa de polpa de tomate
200gr de puré de tomate
½ Copo de vinho branco
½ Copo de caldo de carne
Sal e Pimenta

Pique a cebola, a cenoura e o aipo, corte o speck em quadrados muito pequenos e leve a alourar lentamente em azeite, junte a carne picada.
Regue com o vinho branco, junte o puré e a polpa de tomate e tempere com o sal, pimenta e os orégãos. Finalmente junte o caldo e deixe cozer lentamente em lume brando, pelo menos durante 1 hora.
Esta é uma das milhares variações [mas a que tem mais pontos em comum] que podemos encontrar, há quem goste de juntar fígado de frango picado, ou tomates pelados, fica ao gosto de cada um.
Só descobri um ponto em que todos concordam: “a cozedura”, todos são da opinião que a cozedura de todos os ingredientes deve ser prolongada, só assim o molho adquire o seu sabor e aroma intenso que tanto o caracteriza.

Boa sorte e bom gourmet.

Sem comentários: