Preparação: 30m, Cozedura: 20m, Médio, 4 Pessoas
(Esta receita é muito delicada, os tempos têm de ser respeitados escrupulosamente)
4 Lagostas de 0,5kg (com lagosta congelada, passe a 0,7kg e deixe descongelar a temperatura ambiente)
1 Couve Lombarda
20g de Mistura de pimentas (branca, verde, preta e cravo-da-índia)
60g de Gengibre
200g de Manteiga
100ml de Azeite
500ml de Caldo de Lagosta
Cerefólio em folhas
Sal
Para começar limpe e lave a couve lombarda, e retire as folhas uma a uma. Escalde as folhas e deixe a refrescar. Corta as folhas em tiras de 1cm (uma espécie de juliana) e deixe estufar em manteiga até ficarem “al dente”.
Coloque as lagostas em água com sal e deixe ferver 1 minuto, e de seguida mergulhe os bichos em água gelada. Descasque o gengibre, e corte em cubos finos e deixe-os escaldar três vezes.
Retire a carne das lagostas (mas não deite fora as cascas), e cortes os rabos ao comprido em três partes idênticas. Parta as cascas e guarde as cabeças inteiras e faça um caldo. Numa frigideira saltear os bocados de lagosta em azeite durante 2 a 3 minutos e depois deixar escorrer.
Untar uma frigideira para saltear, juntar o caldo da lagosta e deixar reduzir a um quarto da quantidade, vá juntando manteiga até fazer 150g a 200g (conforme o gosto). Colocar tudo dentro de uma misturadora (menos as cabeças), triture durante 1m e rectifique os temperos.
Volte a colocar o molho na frigideira, junte as lagostas cortadas, os quadrados de gengibre a pigmente moída e deixe ferver.
Para servir (4 pratos) faça primeiro uma “cama” com as couves no centro de cada prato, coloque as lagostas por cima, a cabeça por cima da carne e regue com um pouco de molho. Decore o resto do prato com as folhas de cerefólio. (sirva o resto do molho à parte).
É um bocado complicado mas se tiverem dúvidas eu posso esclarecer dos procedimentos.
Boa Sorte e Bom Gourmet
Não se esqueça que a apresentação pode ser tudo num prato!
Sem comentários:
Enviar um comentário