segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Lagosta com Champanhe

Preparação: 20m, Cozedura: 45m, Médio, para 4 pessoas
(Esta receita é muito parecida com a Lagosta Thermidor)

Para esta receita vai precisar de
1kg de caudas de lagosta (com lagosta congelada e caso tenha cabeça, passe a 1,5kg e deixe descongelar a temperatura ambiente)
60g de manteiga
1 Cálice de aguardente velha
1 Cálice de aguardente bagaceira
100g de cebolas
100g de cenouras
1 Alho francês
1 Pé de aipo
4dl de champanhe seco (brut)
2 Gemas
1dl de natas
Sal
Pimenta
Pimenta-de-caiena

Para começar corte as caudas das lagostas em rodelas pelos anéis. Aqueça 30g da manteiga numa frigideira (deixar alourar a manteiga) e meta os bocados de lagosta todas as extremidades até ficar com ar frito mas não queimado (loura). A seguir, tempere com sal e pimenta e pimenta-de-caiena (cuidado com esta especiaria é muito forte, use apenas um pouco). Regue as caudas com as aguardentes misturadas e flambeje. Agora já pode retirar as carapaças.

À parte, faça um estufado com as cebolas, as cenouras e o alho francês em bocados e leve ao lume (brando) com a 30g manteiga, tempere com aipo, sal e pimenta. Quando tudo estiver bem macio, passe por um passador. Leve o puré ao lume, e introduza a lagosta salteada e queimada com aguardente e regue tudo com o espumante. Deixe ferver lentamente durante 20 minutos.

Passado este tempo, retire os bocados de lagosta e deixe apurar o molho. Guardar a lagosta num sítio quente. Antes de servir introduza novamente a lagosta no molho e rectifique os temperos. Deixe levantar fervura, e adicione as gemas desfeitas nas natas e retire imediatamente do lume. Sirva acompanhado com arroz e legumes salteados.

Boa Sorte e Bom Gourmet

Sem comentários: