sábado, 12 de dezembro de 2009

Uma viagem árabe ao Vila Monte Resort

OJE - Lifestyle - 2009.12.11

Atravessar o relvado que separa o portão da entrada da porta do hotel, é mais do que uma deslocação, é criar um laço que dificilmente pode ser quebrado.

São pinheiros, laranjeiras e amendoeiras que habitam em harmonia neste pequeno percurso que, antes de finalizar, ainda tem direito a umas buganvílias que escondem o discreto edifício principal do Vila Monte.

Já dentro do edifício fico cativado com a decoração de inspiração árabe, certamente inspirada nas memórias do passado.

O welcome drink é um chá Bacará, de limão aromatizado com canela, que é servido durante o check-in. Este é um processo tão rápido e discreto que, sem nos apercebermos, está tudo terminado e somos encaminhados pelos luxuriantes e serenos jardins para o nosso quarto.

Em todo o redor deparamo-nos com apontamentos mouros, seja nos caldeiros, nas cores ou, principalmente, na arquitectura.

Chegamos a um dos pequenos edifícios que albergam "alguns" dos quartos de entre os muitos que estão espalhados pela larga área do resort. Assim, evitam-se as concentrações e aumenta-se a paz e discrição.

O atento leitor deve estar a pensar "E o carro? E as malas?". A resposta é simples: durante o acto de check-in um eficaz serviço levou o veículo para as redondezas do quarto.

Ao entrar no espaçoso aposento que me é atribuído, reparo que as malas já lá estão. Um hotel de quatro estrelas com serviço de cinco: gosto!

Explicando de uma forma simples, o Vila Monte tem ambientes diferentes: o charmoso laranjal andaluz com várias suites; o Riad com um pátio interior; a espaçosa e privada Vila Índigo e o exótico Kasbah. De uma forma geral, podemos escolher a paz com vista para o jardim ou para o mar, sempre de uma forma elegante, acolhedora e confortável.

Bem, para as actividades tenho várias opções: piscinas, campo de ténis, SPA, golfe, e claro, uma excelente gastronomia.

Por questões de preferência comecei pelo golfe. Aqui, o resort disponibiliza um driving range, três buracos e um professor por reserva. É curto? Não me parece, dei três voltas e ainda cheguei a tempo de desfrutar a piscina antes do almoço.

O restaurante Orangerie tinha acabado de receber uma bela remessa de peixe fresco que, escusado será dizer, foi a opção imediata para a refeição.

A varanda deste espaço é tão espectacular de dia como de noite, apesar de acreditar que à noite a sala interior é mais exótica e propícia ao romance.

Está na hora de visitar o Kasbah SPA. O percurso tem de ser obrigatoriamente a pé, pois o cenário das buganvílias que esconde este edifício é, por si só, relaxante. Acumulei mais uns passos no empedrado que alberga a piscina e já estou à porta.

A lista de serviços é extensa e são várias as salas: as massagens podem ser faciais, de relaxamento, aromas, beleza... bem, é uma lista infindável.

A esta pode ainda juntar os banhos árabes. Eu simplifiquei: fiz a Golfers Massage e não me arrependo.

Está a aproximar-se o fim do dia e é tempo de me dirigir para o edifício principal para desfrutar do cocktail. Um pequeno luxo que, mais do que uma bebida, é uma forma discreta de os hóspedes poderem partilhar as suas experiências neste resort. De que serve estar num sítio fantástico se não podemos partilhar?

São 53 quartos dos quais 30 são suites, todos preparados para ser o seu próximo fantástico e inesquecível destino.

Detalhes
Vila Monte Resort
Sítio dos Caliços 8700-069 Moncarapacho
www.vilamonte.com
info@vilamonte.com
tel.: +351 289 790 790

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 11 de Dezembro de 2009

Sem comentários: