domingo, 20 de dezembro de 2009

7 Maravilhas Naturais de Portugal - Um roteiro imperdível

OJE - Lifestyle - 2009.12.14
Por Sandra Martins Pereira e Vicente Themudo de Castro

7 são as Maravilhas Naturais portuguesas que serão escolhidas até 7 de Setembro de 2010. Damos-lhe 7 exemplos que poderá visitar.

Zonas Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos, Zonas Protegidas e Zonas Aquáticas Não Marinhas são as sete categorias que a New 7 Wonders Portugal vai colocar à votação para eleger as "7 Maravilhas Naturais de Portugal". Uma eleição que será anunciada no cenário idílico da Lagoa das Sete Cidades em São Miguel, nos Açores, em 2010, no Ano Internacional da Biodiversidade.

Neste momento a New 7 Wonders Portugal ainda se encontra a fazer um levantamento exaustivo dos locais naturais a considerar para o processo de votação.

Para já são 800 os locais escolhidos, numa lista que será divulgada no início do próximo ano.
Mais tarde, a lista será reduzida a 77 locais por um painel de 77 especialistas. Nova apreciação será feita, desta vez por 21 personalidades notáveis do país, que escolherão as 21 Maravilhas finalistas. Nessa altura o público vai poder votar para eleger as "7 Maravilhas de Portugal", numa votação que decorrerá de 7 de Março a 7 de Setembro.

Aqui deixamos apenas um exemplo de cada categoria e o que poderá fazer nas redondezas destas 7 Maravilhas candidatas. Este é, aliás, um projecto "que requer o envolvimento das autarquias locais na divulgação e promoção do seu património natural", como sublinha Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal. Um projecto com um investimento de 7 milhões de euros, comissariado por António Vitorino, e que conta com o Alto Patrocínio do Governo Regional dos Açores.


ZONAS MARINHAS
AÇORES - HORTA/PICO

Considerado por toda a comunidade internacional como "local" paradisíaco do Oceano Atlântico, mergulhar ou navegar nas águas
dos Açores é quase obrigatório! Observar baleias ou golfinhos, mergulhar de escafandro para cruzar-se com jamantas, lírios, serras, atuns. Nadar com os golfinhos, passear de barco pelas ilhas ou fazer pesca desportiva são algumas das inúmeras actividades marítimas e marinhas por que poderá optar.
Horta

tel. 292293891
www.norbertodiver.com

GRUTAS E CAVERNAS
AÇORES - TERCEIRA

Terceira ilha a ser descoberta, é um local de grande atracção gastronómica e turística. As Sopas do Espírito Santo foram criadas sobre um acto de boa vontade da Rainha Santa Isabel e popularizadas pelas festas do Espírito Santo. Uma visita a esta ilha só poderá ser verdadeiramente uma descoberta durante as festas populares, pois, além de poder viver as tradições locais, vai certamente degustar os pratos típicos. Para ficar, o Hotel do Caracol é sempre uma aposta segura.
Ilha Terceira

tel. 295 402 600
pt.hoteldocaracol.com


PRAIAS E FALÉSIAS
PRAIA DA URSA - SINTRA/CASCAIS

Mais perto do oceano só se fosse um barco. Esta extraordinária fortaleza de 5 estrelas foi construída no sec. XVII sobre uma escarpa totalmente virada para o mar, transformando-se no Hotel Fortaleza do Guincho. Alia a comodidade e o bem-estar à beleza impar do local. Vicent Farges é o chef que dirige a cozinha do reputado restaurante do Hotel. O guia Michelin conferiu-lhe uma estrela pelo surpreendente trabalho que realiza nesta casa.
Cascais

tel. 214 870 491
www.guinchotel.pt


FLORESTAS E MATAS
LAURISSILVA - MADEIRA

É provavelmente o hotel com a vista mais fantástica da Madeira, chama-se Cliff Bay e está localizado no alto do promontório, virado para a baía do Funchal - nada perde e tudo vê. O serviço de 5 estrelas é exímio,
conferindo a quem lá se alberga a tranquilidade e requinte ao mais alto nível. A gastronomia do Il Gallo D'Oro nada teme à casa mãe. Restaurante detentor de uma estrela Michelin, é magistralmente conduzido pelo
criativo chef Benoît Sinthon.

tel. 291707700
www.portobay.com


MONTANHAS, SERRAS, VALES E VULCÕES
SERRA DA ESTRELA

A Casa das Penhas Douradas é um hotel de charme e design a 1500 metros de altitude, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Rodeado pela beleza natural que este parque oferece, é um dos locais mais fantásticos de Portugal. Descanso, conforto e paz são os melhores serviços que poderá encontrar nesta unidade. É também eleito por muitos como o ponto de partida para os lindíssimos passeios pedestres que só esta serra pode oferecer.
Manteigas

Tel. 275 981 045
www.casadaspenhasdouradas.pt


ZONAS PROTEGIDAS
BERLENGAS

Falar desta reserva natural é ir para além da ecologia, é uma visita a um paraíso natural, uma ode aos corajosos pescadores locais e uma viagem à história. No meio da fauna rica e de espécies únicas podemos encontrar a fortaleza de S. João Batista, palco histórico da bravura e resistência lusitana. Por razões de preservação, não são permitidas mais de 350 visitas diárias à ilha. Por isso seja rápido para poder ser o próximo visitante.

Associação dos Amigos da Berlenga
Tel. 262 785263


ZONAS AQUÁTICAS NÃO MARINHAS
ESTUÁRIO DO TEJO

São inúmeras as actividades que pode efectuar no Estuário do Tejo: passeios pedestres, de barco, entre muitas outras. É uma das zonas de Portugal mais rica ecologicamente onde pode observar um número fantástico de aves. De meados de Novembro a finais de Março, aves aquáticas como os alfaiates, flamingos, patos, garças, maçaricos, pilritos e gansos. Na Primavera e Verão, durante a nidificação, pode observar pernilongos, borrelhos, patos, andorinhas-do-mar-anã e perdizes-do-mar.

portal.icnb.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 14 de Dezembro de 2009

2 comentários:

Carl disse...

Hello my friend..This is a great post. Do you mind if I use the 7 wonders on my site? I will give you full credit of course for your work. I am quite sure you are basking in sunshine there.Here we are getting blasted with snow:) winter has begun with a roar!
Have a great Holiday Season,
Carl

EuSouGourmet disse...

Of Course!
Have a great holiday season too,
Thanks
V