terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional as novas castas do Esporão

A Herdade do Esporão acaba de lançar a sua nova gama de monocastas, proveniente da colheita de 2007, que se distingue pela superior qualidade das três castas seleccionadas pelos enólogos – Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional – e pela sua excepcional adaptação ao terroir da Herdade do Esporão.

Sendo esta a primeira colheita desta nova filosofia, os vinhos monocastas da Herdade do Esporão só são produzidos em anos de colheitas excepcionais e em pequenos volumes, de forma a garantir um elevado nível de qualidade no produto final. Um exemplo deste novo posicionamento é a colheita de 2007, onde ocorreram algumas chuvas fora de época e os meses de colheita, Julho e Agosto, foram mais frescos do que o habitual na região alentejana. A maturação da uva foi por isso retardada, o que permitiu um maior desenvolvimento da cor, um melhor afinamento dos taninos e um bom equilíbrio do pH.

Filipe Caetano, Director de Marketing do Esporão explica que “os novos vinhos monocasta da Herdade do Esporão são um projecto fortemente impulsionado pela criatividade do nosso director de enologia, David Baverstock, e pela sua equipa de enologia. Este lançamento assume particular importância para nós, pois comprova a predisposição do Esporão para inovar ao nível dos produtos e de elevar os padrões de qualidade do seu portfólio de vinhos. Todos os anos, será a natureza e a equipa de enologia a decidir que castas serão engarrafas, sempre em quantidades muito limitadas, assumindo o nosso terroir para produzir vinhos únicos e irrepetíveis.”

Os vinhos Monocastas afiguram-se adequados a momentos que se querem diferentes, intensos e exploratórios. Uma experiência muito especial e por isso ideal para enófilos e connaisseurs, mas aberta a todos os que têm um apelo irresistível por provar vinhos de autor e terroir.

Touriga Nacional
O vinho Touriga Nacional é um vinho de cor violeta concentrada, aroma a mirtilos e cassis, com toques florais de lavanda enleados em tostado. O palato é elegante com fruta delicada, textura cremosa e boa integração de madeira. Fermentado em cubas roto-fermentativas, à temperatura de 22º, este vinho estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês tendo sido produzidas 6.700 garrafas.

O vinho monocasta Touriga Nacional nasceu na "Vinha do Badeco", na Herdade do Esporão, provavelmente a mais antiga vinha desta casta no Alentejo, constituída por solos delgados e pedregosos, com origem xistosa e textura franca, onde a Touriga Nacional foi plantada em 1988.

Com maturação média e baixo rendimento, a Touriga Nacional dá origem a vinhos muito equilibrados, alcoólicos e indicados para envelhecer.

Aragonês
O vinho Aragonês é um vinho vermelho denso com laivos de violeta, aroma que evidencia frutos vermelhos, bem como alguma mineralidade envolvida na tosta e em notas de chocolate. De textura sedosa, este vinho é composto por várias camadas de fruta e taninos sólidos. Fermentado em pequenos lagares com manta submersa, este vinho estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês e americano dando origem a uma produção de 6.700 garrafas.

Este vinho nasce no "Canto do Zé Cruz", cujas vinhas têm mais de 35 anos, um local capaz de produzir uvas de cor intensa e aromas concentrados, graças aos seus solos profundos e bem drenados, com origem granítica e textura franca.

De maturação precoce e bom rendimento, a casta Aragonês dá origem a vinhos de elevado teor alcoólico, acidez equilibrada e capacidade de envelhecimento.

Alicante Bouschet
O vinho Alicante Bouchet é um vinho vermelho opaco, com nariz de frutos vermelhos maduros e notas de couro. O palato com fruta intensa e taninos sólidos, termina com uma acidez equilibrada. Fermentado em cubas de inox à temperatura de 28º, o vinho Alicante Bouchet estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho americano dando origem a uma produção de 6.500 garrafas.

Este vinho nasce na "Vinha das Palmeiras", local de solos profundos e de cor escura, com origem calcária e textura argilosa, na Herdade dos Perdigões, onde a Alicante Bouschet foi plantada há 10 anos. Com ciclo de maturação médio/tardio e rendimento elevado, esta casta dá origem a vinhos bem estruturados, com boa acidez e longevidade em garrafa.

PVP recomendado: entre 22€ e 25€.

Para mais informações consultar site www.esporao.com/monocastas, lançado para proporcionar mais informação aos consumidores deste produto exclusivo.

Sem comentários: