segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Restaurante Pizzaria Maritaca

Restaurante Maritaca
Avenida 24 de Julho 68F – 1200-869 Lisboa
www.maritaca.pt
maritaca@maritaca.pt
+351 213 939 400


A conselho de várias pessoas, fui à procura de um local onde se come bem e pelos vistos está na moda.

Lá segui eu para a cidade de Lisboa, rumo a Santos, mesmo ao lado da discoteca Kapital.

Ainda estava eu a atravessar a 24 de Julho, e o prenúncio de um bom jantar estava estampado na apelativa decoração que se via através das largas janelas de vidro.

Já no hall, sinto-me estúpido pois não vejo nada por onde entrar, acumula-se mais um casal que como eu empurra tudo, e grita para dentro uma abre-te sésamo na esperança que algo se desloque e se possa passar para o outro lado. Por momentos sinto-me um personagem do filme Kubo.

Vejo uma bateria de empregados que nem se dignam a vir abrir a porta (já somos 3 casais nesta tentativa parva!). Finalmente fez-se luz, e uma porta abre-se.

O local por dentro fascina-me: uma decoração agradável, estilo industrial, iluminada entre focos e uns candeeiros verdadeiramente magníficos.

As mesas de madeira eram protegidas com uma folha de papel kraft castanho, pratos e talheres sem nenhum apontamento especial.

Pedi uma imperial e um copo de vinho de cada variedade do da casa: Tinto, rosé e branco.
O primeiro prato a chegar foi a Crostata Maritaca, uma foccacia pobre com um tomate cherry cortado ao meio e umas tiras de manjericão seco, sem gosto. Este só tinha um ingrediente forte - o sal, que de tanto que era obrigou-me a beber água.

A seguir vieram uns rolinhos de queijo mozzarella, presunto e ricota. Apesar de a massa ser a mesma da anterior, a combinação estava a anos-luz, a harmonização dos elementos estava boa e o rosé da casa dava um interesse reforçado ao prato.

O Pica-pau à maritaca era francamente bom: carne tenra e de qualidade, com um molho de vinagre balsâmico com mostarda, acompanhado com pickles e azeitonas que equilibravam a acidez amarga com a doce. Tenho pena que o molho tenha ido de volta para a cozinha, pois o pão da casa era novamente uma massa tipo pizza que não absorvia nada daquele suco maravilhoso. Nota negativa, pois falta aqui o simples mas bom pão saloio.

Seguiu-se o risotto maritaca com camarão e frango. Deste escuso-me a falar, pois estava tão salgado que apenas provei um pouco antes de o entregar de volta para a cozinha.
No seguimento veio a pizza maritaca, com tomate, mozzarela, frango e catupiry, e aqui percebo a vontade de algumas pessoas voltarem.

Esta casa deveria fazer apenas pizzas, pois são boas e apetecíveis. O resto precisa de algum esclarecimento, técnica e, principalmente qualidade.

Ainda tive tempo para o tiramisú que foi uma lufada de ar fresco, bem confeccionado e com os ingredientes bem harmonizados. Era um verdadeiro triunfo ao palato.

Fico com a sensação de que pedi muita coisa, mas devia ter-me centrado no nome do restaurante - “Pizzaria”! Fui para a aventura, mas não me parece que seja o local para fazer bungee jumping.


Preço médio (sem bebidas): Almoço - 12€ / Jantar - 20€

Serviço: 2, Decoração: 3+, Menu: 1, Carta de Vinhos: 2, Preço: 3+

Nota Final (0-5) : 2

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Detalhes
Restaurante Maritaca
Horário: Almoço de terça a sexta das 12h30 às 15h00 e sábado a domingo das 13h00 às 15h30. Jantar de domingo às quartas das 12h30 às 15h00, e de quinta a sábado das 20h00 às 01h00
Preço Médio: 20,00 €
Encerra: Segunda e Feriados (excepto aos fins-de-semana)
Tipo de Cozinha: Pizzaria e Italiana
Cartões: MB, VISA, AMEX
Notas: Estacionamento difícil.

1 comentário:

Anderson Moreira! disse...

Olá!..passe no meu blog e saiba tudo sobre os famosos e audiência de tv!