quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Convite a Degust'AR

Nada me faz mais feliz do que ir a um hotel que tem fama de se comer bem, pois sou apologista de que numa unidade hoteleira a responsabilidade aumenta, logo o serviço tem de ser melhor.

Rumei com destino a Évora, onde fui conhecer o restaurante Degust'AR que está inserido no moderno e bonito M'AR DE AR Aqueduto - Historic Design Hotel & SPA.

É neste restaurante que vou conhecer a nova ementa, e as novidades criativas e sempre seguras do Chef António Nobre.

Antes de passar aos salões de jantar, tive a oportunidade de passear pelo jardim e piscina do hotel, onde há uma esplanada que me parece ser um bom local para visitar nas noites frescas de verão. Mas passemos novamente ao intuito da visita.

A sala é bonita e espaçosa, com uma decoração contemporânea, onde o minimalismo combina bem com os tons claros das mesas e paredes, com a explosão roxa das confortáveis cadeiras.

Na mesa, os pratos da Vista Alegre, os copos Achott e talheres da Wmf, eram à partida um bom presságio.

Chega o couvert, algo que normalmente dispenso, mas que neste caso despertou-me a atenção, pois além de ter umas azeitonas temperadas com laranja e lima, tinha uma trilogia de manteigas aromatizadas: convencional, especiarias e pistacho e açafrão.

Abre-se um espumante Ervideira DOC, para acompanhar a primeira supresa do chef:

Struddel de queijo de Évora com carpaccio de porco preto com crocante de coentros, equilíbrio onde o struddel forte em sabor não abafava o carpaccio.

A segunda surpresa é um Carpaccio de porco de coentrada, com salada de maçã verde crocante, chicória e vinagrete de framboesa. Um prato criativo e elaborado de forma adequada, em que o vinagrete reduz a gordura e a maçã fortalece o agri-doce.

Ainda com o ervideira chega o primeiro prato: Estaladiço de sapateira polvilhado com pó de limão e folhas do campo, regadas com vinagrete licoroso da Vidigueira - mais uma vez sente-se a harmonia de todos os ingredientes.

Realço o facto de o chef fazer questão de usar sempre produtos locais.

Agora, mudam-se os copos e serve-se o Vila Santa Antão Vaz 2007 do Portugal Ramos, que casou de forma fantástica com a Sopa de cação com pão alentejano.

Deve ter sido uma das melhores que provei: acidez controlada, os coentros não abafavam o prato, um equilibro muito bem estudado.

Já com o Quinta do Carmo tinto de 2004, servido nuns belos copos, vamos ter acesso a um prato forte.

Lombinhos de porco Alentejano recheados com grelos e alheira de caça, migas de tomilho e gelatina de laranja, mais uma vez bem preparado e confeccionado. Achei que a alheira de caça com o demi glace roubavam um pouco do sabor das migas.
Ainda houve espaço para uma degustação das sobremesas clássicas: Sericaia com ameixa de Elvas, Sopa dourada e Encharcada do Convento de Santa Clara.
Aqui esvanecem-se-me as palavras, pois estava tudo muito bom e as quantidades muito equilibradas. Posso acrescentar que o Late Harvest da Herdade do Esporão foi um simpático companheiro destas sobremesas.

Café e muito ginásio foram os pratos seguintes, pois com a qualidade que este chef imprime à sua cozinha, ao parar de comer fico um pouco mais pobre.
Uma cozinha segura, criativa, regional e contemporânea, fazem deste local uma visita obrigatória.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Detalhes
Restaurante Degust'AR
M'AR DE AR Aqueduto - Historic Design Hotel & SPA
Rua Cândido dos Reis, 72 - 7000 Évora
http://www.mardearhotels.com/
reservas@mardearhotels.com
+351 266 739 307
+351 266 739 307
Horário:
Almoço das 12h30 às 15h00
Jantar das 19h30 às 22h30.
Preço Médio: 30,00 € (sem bebidas)
Tipo de Cozinha: Tradicional Portuguesa Contemporânea
Cartões: MB, VISA, AMEX
Notas: Estacionamento fácil.

Sem comentários: