segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Restaurante Tágide

www.restaurantetagide.com
Largo Academia Nacional de Belas Artes 18/20
Lisboa - Chiado
Tel. (351) 213 404 010

Nos últimos tempos temos assistido a uma renovação dos restaurantes por todo o país - cara nova, ementa enquadrada sem nunca mexer nos clássicos da casa, são os factores de sucesso.

O Restaurante Tágide é um desses casos.

De cara lavada, preocupou-se em manter a qualidade gastronómica, elevar o conforto, inovando alguns aspectos.
Um facto histórico curioso é que esta casa já foi uma discoteca, onde passaram nomes com Charles Aznavour. Outro facto relevante é que já foi detentora de uma estrela Michelin, nos anos 70.

A decoração, apesar de um pouco colorida, é confortável, convidativa e manteve alguns aspectos intocáveis: os lustres e azulejos.

Chega de conversa fiada e passemos aos comes.

Iniciei-me nas Vieiras salteadas com poeira de citrinos e beterraba - uma combinação equilibrada, bem apresentada, que apenas fraquejava um pouco nas vieiras, porque estavam um pouco para lá do ponto.

Segue-se o prato vegetariano, Risoto de abóbora com trufas em crocante de parmesão. Novamente nota-se a preocupação em tornar o prato equilibrado, sem se tornar demasiado doce.

O Confit de perna de pato com boletos e risoto à Tágide, foi uma alegre surpresa, Convertendo-se no meu preferido do almoço, o pato estava muito bem cozinhado.

Não quis partir sem provar um dos doces, e atirei-me para o Tiramisu de peras bêbedas em vinho do Porto - o anis e a canela dão o toque inesperado e surpreendente, combinando muito bem com o vinho do porto.

Hoje não vou falar dos vinhos, pois a sugestão foi um pouco infeliz, a qualidade imposta aos pratos e a diversidade da carta merecia escolhas com um pouco mais de complexidade e carácter. Mas um dia não são dias, e certamente da próxima vez que visitar o espaço, será um aspecto que estará ultrapassado.

Saio bastante agradado com o espaço, com a qualidade gastronómica, com a diversidade vínica, no entanto faço apenas dois reparos: os copos de vinhos estão desadequados, e foi um pouco demorado, mesmo estando a menos de meia casa.

Fico feliz pelo equilíbrio que conseguiram dar ao espaço, não entrando em ostentações ou menus disparatados, onde a diversidade é muita e a qualidade é pouca.

O restaurante Tágide é um local lindo, onde se está bem, e se come ainda melhor.

Preço médio (sem bebidas): Almoço - 23€ / Jantar - 40€

Serviço: 3+, Decoração: 3, Menu: 4, Carta de Vinhos: 3, Preço: 3+

Nota Final (0-5) : 3+

2 comentários:

Anónimo disse...

Melhor vista de Lisboa.

Mais um clássico recuperado.

Bom serviço, necessita de aumentar e diversificar a garrafeira.

Preços muito correctos para a qualidade que apresenta. Bons ingredientes que justificam mais algum cuidado na confeção.

Mais uma boa opção

Anónimo disse...

Excelente vista.

Refeições muito interessantes.

Serviço dos empregados deve melhorar. Precisam de alguma formação.

Recomendo vivamente