OJE - Lifestyle - 2009.10.08
Foi há dezasseis anos que, em Nova Iorque, alguém surgiu com a ideia de aumentar o volume de vendas na restauração, em épocas de baixo fluxo turístico.
Hoje a iniciativa conta com mais de 10.000 restaurantes e está expandida a mais de 100 grandes cidades do mundo.
Nesta 2ª edição, são mais de 40 os restaurantes a aderir. A partir de hoje, e até dia 18, todos eles têm porta aberta aos comensais. O conceito é simples: todos os restaurantes aderentes têm de criar um menu personalizado, usando pratos clássicos das casas, onde se inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - tudo apenas 20€.
Foi há dezasseis anos que, em Nova Iorque, alguém surgiu com a ideia de aumentar o volume de vendas na restauração, em épocas de baixo fluxo turístico.
Hoje a iniciativa conta com mais de 10.000 restaurantes e está expandida a mais de 100 grandes cidades do mundo.
Nesta 2ª edição, são mais de 40 os restaurantes a aderir. A partir de hoje, e até dia 18, todos eles têm porta aberta aos comensais. O conceito é simples: todos os restaurantes aderentes têm de criar um menu personalizado, usando pratos clássicos das casas, onde se inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - tudo apenas 20€.
No final, e depois de ter pago a conta, é-lhe entregue um voucher de 1€ para depositar numa caixa, que reverte a favor de duas instituições: Ajuda de Berço e Janela Aberta.
Assim, quando sair de um destes restaurantes: Ad Lib, Alecrim às Flores, Associação Naval de Lisboa, Avis, Bachus, Bocca, Brasserie Flo, Bubbly, Casa da Comida, Clara Jardim Restaurante, Coisas de Comer, Comida de Santo, Conventual, Cop 3, Eleven, Espaço Lisboa, Faz Figura, Flores-Bairro Alto Hotel, Gemelli, Kais, L´Appart-Hotel Tiara Park, La Brus"k"etta, Lapa Palace Hotel, Lord`s Bistrô, Mezzaluna, Momento Gourmet, Olivier Café, Panorama-Sheraton Lisboa, Petra Rio, Pratu's, Quinta dos Frades by Chakall, Real Indiana, Restaurante ElCorteInglés, Sessenta, Sofisticato, Spot Lx, Spot São Luiz, Suite Food and Dance, Tágide, Varanda de Lisboa, Vela Latina, XL, deixe o seu voucher, unindo a gastronomia à solidariedade social.
Na 1ª edição o Lisboa Restaurant Week conseguiu reunir 12.506€ que foram entregues à SIC Esperança e Mulheres de Vermelho, tendo como objectivo este ano ultrapassar os 15.000€.
"Penso que através desta iniciativa alguns restaurantes, que por vezes são vistos como aspiracionais abrem as suas portas a públicos que nem sempre os frequentam.
Afinal, os restaurantes e a gastronomia são importantes alicerces da cultura de um povo, devendo por isso ser espaços abertos às comunidades que os acolhem", comenta Miguel Júdice do Eleven.
Grandes chefes de Lisboa como Joachim Korper (Eleven), Chakall (Quinta dos Frades), Leonel Pereira (Panorama), Mimi (Kais), criaram menus de alta qualidade, com os melhores produtos nacionais, onde mostram de uma forma mais económica a sua alta criatividade e mestria.
Se pretende ir a algum destes locais, então faça já a sua reserva, pois os lugares já escasseiam.
"Uma vez que aderimos à iniciativa, escolhemos os melhores pratos da nossa carta: Bronze de Foie Gras, a nossa referência a um Bacalhau com todos ou Cachaço de bisaro cozinhado em baixa temperatura, e o Pudim de marfim sobre tártaro de ananás. É uma forma de dar a conhecer técnicas como mineralogia e cozinha a baixa temperatura, que são desconhecidas do público português", refere Leonel Pereira, chef executivo do Panorama.
"Uma vez que aderimos à iniciativa, escolhemos os melhores pratos da nossa carta: Bronze de Foie Gras, a nossa referência a um Bacalhau com todos ou Cachaço de bisaro cozinhado em baixa temperatura, e o Pudim de marfim sobre tártaro de ananás. É uma forma de dar a conhecer técnicas como mineralogia e cozinha a baixa temperatura, que são desconhecidas do público português", refere Leonel Pereira, chef executivo do Panorama.
José Borralho, responsável pela organização deste evento, afirma: "De facto a 2ª Edição está mais atractiva. Com mais restaurantes, mais criatividade nos menus, com a oferta da matéria prima aos chefs dos produtos ‘Sabor do Ano', e a inclusão de vinho Rosé da Defesa em alguns menus, resultou num louvável acréscimo de restaurantes, ementas e produtos. O espírito solidário da restauração está bem patente nesta edição, até os restaurantes mais procurados fizeram questão em aderir, mesmo que isso signifique margens de negócio menores."
Para mais informações por favor consulte o site www.lisboa-restaurantweek.com.
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 08 Outubro de 2009
Para mais informações por favor consulte o site www.lisboa-restaurantweek.com.
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 08 Outubro de 2009
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