sexta-feira, 29 de abril de 2011

Finalmente é sexta-feira

Na semana passada, tive a oportunidade de participar num congresso muito diferente e interessante:

  • O Algarve Chefs Fórum!

Em traços largos, o que este evento pretende é reunir cozinheiros de diferentes pontos do País (sendo mais fácil, por questões geográficas, para os que vivem no Algarve) e trocar ideias sobre técnicas e produtos.

Este ano, o tema foi o atum e a ria Formosa - assunto pertinente, pois nos últimos anos aumentou drasticamente o consumo, principalmente nos apelidados japoneses e, da mesma forma gradual que aumentou o consumo e diminuiu o respeito a este peixe.

O ponto alto do fórum foi o desmanche ao vivo de um atum albacora com mais de 80 quilos; outros momentos como a apresentação dos chefes Sá Pessoa (Alma), Cordeiro (Feitoria, Altis Belém), Hans Neuner (The Ocean, Vila Vita) e Miguel Vieira (Costes, Budapeste) entre outros, também retiveram a atenção dos presentes.

De lamentar a ausência das escolas de turismo da região e muitos dos chefes locais.

Nas mais recentes novidades na restauração que tive oportunidade de experimentar está o Sol e Pesca na Rua Nova do Carvalho, 44, em Lisboa.

Sinceramente, fiquei fascinado com este espaço, uma volta atrás no tempo, revivendo os enlatados de qualidade e pensando na conserva como um produto de excelência.

Ambiente descontraído, decorado com vários elementos do mar, fez renascer a vontade de comer conservas, divulgando os produtos da Fábrica de Conservas da Murtosa, a Conserveira de Santa Catarina e a Fábrica de Conservas Pinhais. Peixes, moluscos, mariscos, e outras iguarias são os ex-líbris da casa.

www.solepesca.com
Tel.: 213 467 203

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 29 de Abril de 2011

Sem comentários: