quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cervejaria da Esquina - Chefe Vitor Sobral

Parece que o Chefe Vitor Sobral, abriu hoje um novo espaço para os lados de Campo de Ourique. Quando apareci por lá ao principio da tarde, ainda estavam em arrumações e preparos para o jantar, mas pelo livro de reservas já não havia volta a dar. É mesmo hoje!

Vi por lá vários aquários, uma decoração minimalista e interessante, um longo balcão a lembrar as cervejarias de outros tempos, e muita vontade de fazer algo novo, de algo antigo. De destacar a fachada que foi apenas reparada e ainda mantém os letreiros e nomes da antiga casa. "BONINA"


Comunicado integral:
A Cervejaria da Esquina procura reinventar o conceito e a tradição da clássica cervejaria lisboeta. Tem como ponto de partida a oferta de uma carta que valoriza os mariscos, os bifes e os enchidos e avança para novos horizontes onde potencia toda a riqueza do marisco cozinhado em açordas, saladas, arrozes, massas, um sugestivo caril ou um creme de camarão. A «cozinha de tacho» será um dos pontos de destaque deste novo espaço de Vitor Sobral, situado na Rua Correia Teles, 56, Campo de Ourique, em Lisboa, que abre as portas ao público amanhã, terça-feira, 12 de Abril.

Ostras, amêijoas, lagostim, lagosta, sapateira, lingueirão, búzios, canilhas, percebes, burriés, camarão da costa, tigre ou de Moçambique, gamba branca, caranguejo real são alguns dos mariscos que constam do menu da Cervejaria da Esquina. Não podemos esquecer o tradicional Prego à Casa e Bife à Casa, ambos de vaca ou de atum. Para acompanhar uma boa carta de vinhos e a finalizar sobremesas com sabores da gastronomia portuguesa – Arroz Doce, Flan de Chá Verde da Gorreana, entre outras; e para terminar um lote de café especial.

Como não poderia deixar ser, a cerveja estará também em evidência. Vitor Sobral apresenta um novo conceito, pensado para aqueles que gostam de acompanhar a refeição com uma cerveja gelada, a «esquininha». Esta mais não é do que uma imperial, mas servida num copo mais pequeno, levando a que esta se beba mais rapidamente e sempre fresca.

Toda a concepção do espaço foi da responsabilidade da arquitecta Paula Moura, que nos presenteia com um design moderno e confortável, preenchido por mesas isoladas, divididas por duas salas, fumadores e não fumadores, com cerca de 50 lugares no total e uma esplanada com lugares para 25 pessoas.

A Cervejaria da Esquina quer que ao prazer da gastronomia se associe um envolvimento visual que complete e enriqueça a experiência de se ir almoçar, jantar ou simplesmente petiscar algo. Não só através das texturas e cores dos materiais empregues, como na integração harmoniosa de uma cozinha assente no show cooking, que valoriza a exposição das matérias-primas, a sua preparação e transformação. Criou-se um ambiente que cria proximidade e transparência acentuada pelo conjunto de aquários que envolvem as pessoas.

O facto de estar num prédio antigo de Campo de Ourique, faz com que se respire a ainda presente memória dos antigos bairros de Lisboa, em que o convívio e a familiaridade pautava as relações entre as pessoas e nos quais os espaços de restauração eram prolongamentos naturais das casas de cada um. Na Cervejaria da Esquina podemos encontrar essa tradição, o que torna o espaço mais acolhedor e apelativo, ainda que seja moderno e inovador.

A Cervejaria da Esquina estará aberta de Terça a Domingo e irá oferecer a cada pessoa uma experiência que estimule e envolva os sentidos, os afectos e, principalmente, o prazer de estar à mesa.

Preço médio por refeição: 25€ a 45 €

4 comentários:

filipe campos disse...

Já fui conhecer este novo espaço do chefe Vitor Sobral, e gostei tanto que já lá voltei outra vez. Está muito bem arranjado com uma decoração muito apropriada ao tema do mar. O Marisco fresco é muito bom a com preços muitos razoáveis. Experimentei ainda uma uma excepcional açorda de camarão e um óptimo bife à casa. As sobremesas são talvez a maior surpresa. Descobri a melhor tarte de leite condensado do mundo, provavelmente a minha sobremesa preferida e também provei um crocante de amêndoa fabuloso. São da responsabilidade de Teresa Garcia, que fiquei a conhecer e deque me tornei instaneamente incondcional fã.

fernanda cunha disse...

A Teresa Garcia é sem dúvida uma das maiores cozinheiras de doces de Lisboa...há muitos anos que nos delicia com as mais especiais sobremesas....

fernanda cunha disse...

A Teresa Garcia é uma doceira por excelência...há muitos anos que nos delicia com doces que lhe saem das mãos como estrelas caídas do céu.....

Anónimo disse...

Gostei, mas temo que à imagem da Tasca da Esquina, se vá perdendo a qualidade com o passar do tempo. Ao contrário da Tasca, o atendimento aqui é muito mais afável. A única crítica prende-se com os horários de funcionamento: talvez se justificasse mais uma folga semanal e um horário contínuo ao fds, afinal trata - se de uma cervejaria...ou não?