quarta-feira, 21 de julho de 2010

Finalmente sexta-feira

Com tantas novidades, não sei por onde começar, mas como vou ter que começar por um ponto, inicio-me numa região que, apesar de todos conhecermos o nome, são poucos os que a visitam e usufruem de um dos mais fantásticos locais do país.

Falo do Douro.
Aqui vai mais uma excelente razão: o chefe Paulo Matos é um dos novos inquilinos desta região, assumindo a responsabilidade de chefiar os restaurantes Almapura e Vale Abraão do hotel Aquapura Douro Valley.

Assim, vá até à Régua, junte o útil ao agradável, e depois de um belo repasto descanse, dê um mergulho na piscina, e durma nesta jóia do Douro: www.aquapurahotels.com, Tel.: +351 254 66 06 00.

Dos sólidos passo para os líquidos, mas sem nunca sair do Douro, e recomendo o fresco e aromático Terras do Grifo Porto rosé.

A pensar no tempo quente e querendo quebrar o estereótipo que um Porto é uma bebida invernosa, a Rozés aposta numa bebida de Verão. No nariz apresenta-se frutado, revelando na boca os doces aromas das cerejas e romãs frescas.

Pode encontrar este vinho na Garrafeira do Tio Pepe no Porto, na Garrafeira Dom Vinho em Coimbra e na Garrafeira Wine & Flavours em Lisboa, a rondar os 11€.

Descendo um pouco, descobrimos uma outra alternativa para o seu fim-de-semana (ou semana), e mais uma boa refeição.

Em Óbidos pode encontrar um projecto único em Portugal: desafiaram 23 arquitectos a construir 601 moradias, um campo de golfe, vários courts de ténis, e mais um punhado de actividades desportivas.

O resultado está a vista, e os 157ha revelam o melhor da arquitectura contemporânea lusa num único empreendimento. Para alugar casa para este Verão deve contactar o Tel.: +351 262 965 320 ou vá ao site www.bomsucesso.com.pt.

Ainda dentro deste empreendimento não pode deixar de visitar o restaurante Viva Maria que apresenta uma cozinha moderna e descontraída, revelando alguns pormenores locais.

A decoração é agradável e confortável, resultando no melhor dos dois mundos.

Vá lá e coma as vieiras de entrada, ou a sopa de laranja para sobremesa, que não se arrepende.

Tel.: +351 262 112 340.

Já em Cascais, uma das melhores novidades do Verão, o chefe Igor Martinho, que no ano passado foi o vencedor do galardão Chefe Cozinheiro do Ano, deixou a Quinta dos Frades em Lisboa e mudou-se para a Marina de Cascais.

O restaurante chama-se Hemingway, e abre hoje a sua ementa e portas ao público. Pode contar com boa gastronomia a preços bastante acessíveis.

Se estiver lá perto ligue para o número 916 224 452 e renda-se aos encantos gastronómicos de Igor Martinho.

Termino com a novidade mais fresca de todas: os famosos gelados Santini já estão em Lisboa, mais precisamente no Chiado, na rua do Carmo.

Lisboa agora ganha um novo sabor! www.santini.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 16 de Julho de 2010

Sem comentários: