OJE - Lifestyle - 2009.11.05
Portugal está representado naquela que é considerada a maior feira de vinhos da Ásia, que decorre em Hong Kong.
Já começou a segunda edição da maior feira de vinhos da Ásia - a HKTDC Hong Kong International Wine & Spirits Fair. Um evento que amanhã culmina, e que decorre no centro de exibições e convenções de Hong Kong, com o objectivo de fomentar e incentivar o mercado de vinhos na Ásia.
Portugal está representado naquela que é considerada a maior feira de vinhos da Ásia, que decorre em Hong Kong.
Já começou a segunda edição da maior feira de vinhos da Ásia - a HKTDC Hong Kong International Wine & Spirits Fair. Um evento que amanhã culmina, e que decorre no centro de exibições e convenções de Hong Kong, com o objectivo de fomentar e incentivar o mercado de vinhos na Ásia.
Segundo os responsáveis da Feira, Hong Kong está, de ano para ano, a afirmar-se como o grande ponto de entrada de vinhos no mercado asiático.
Este ano conta com mais de 500 expositores, entre os quais 25 são portugueses, numa iniciativa promovida pela Viniportugal e a FENADEGAS (Federação Nacional de Adegas Cooperativas) para representar o nosso país.
"Não produzimos vinhos em Hong Kong", refere Johnny Wan, responsável pelo certame, e acrescenta: "Assim, é seguro afirmar que esta feira é totalmente imparcial, sendo o local ideal para um evento internacional. O ano passado, na primeira edição, tivemos mais de 240 expositores de 25 países diferentes. Este ano contamos com mais de 500 expositores e cerca de 30 países diferentes".
A procura dos vinhos portugueses neste mercado aumentou 44% em 2008, representando mais de 1.3 milhões de dólares.
Uma das razões deste súbito crescimento é a proximidade a Macau, onde o vinho português pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes.
Márcio Ferreira da Viniportugal confessa "A abolição das taxas e a ausência de impostos, torna Hong Kong uma plataforma desejável de vinhos para a China. Assim sendo, é essencial estar presente neste evento, não só para criar visibilidade, como também para criar as oportunidades que este mercado procura. Nos últimos 3 anos, temos assistido a um crescimento da posição de Portugal bastante interessante e bastante revelador da oportunidade que é o mercado asiático."
Na primeira edição desta feira houve mais de 8.000 visitas profissionais, representadas por 55 países. Este ano, todos os números apontam para a duplicação destes valores.
Um dos aspectos interessantes é a estimativa que, só no mercado chinês, os valores de compras de vinhos cheguem aos 870 milhões até 2010.
Durante os dias em que se realiza a feira, os seus visitantes que são essencialmente produtores e compradores, poderão provar e comprar vinhos, assistir a workshops e conferências com temas ligados a este mercado, bem como podem assistir à assinatura do protocolo de criação do primeiro MBA ligado a vinhos.
No terceiro e último dia da feira haverá lugar a uma prova de vinhos asiáticos, onde concorrem mais de 1.300 rótulos, para o primeiro concurso da Cathay Pacific Hong Kong International Wine & Spirit Competitions. O júri para esta prova vai ser composto, unicamente, por experts asiáticos.
São três dias dedicados aos vinhos, produtores e compradores, em que a ordem de trabalhos é mostrar o que se faz de melhor no mundo e apresentar esses mesmos produtos ao mercado asiático.
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Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 05 de Novembro de 2009
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