quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sábado aprenda a comprar e cozinhar com o Chef Gemelli

O chefe italiano Augusto Gemelli, irá realizar já no próximo Sábado dia 27, uma aula de gastronomia. Desta vez o tema é a bonita terra da Ligúria.

A Ligúria é uma risca de terra que se aninha nas colinas e se volta ao mar. Esta posição entre terra e mar reflecte-se na sua cozinha que é rica em peixe e ervas aromáticas, entre as quais destaca-se o manjericão

Sobre a tutela do Chef transalpino todo os inscritos irão aprender a preparar quatro pratos representativos da cultura desta região:

Torta Pasqualina (Tarta de espinafres e queijo Ricotta)
Linguine al pesto genovese (Linguine com pesto de manjericão)
Stocafisso accomodato (Bacalhau a moda da Liguria)
Sciummette (espuma doce do mar)

A aula terá inicio às 10h no “El Corte Inglês”, onde serão adquiridos os ingredientes a confeccionar na aula do dia. Ainda na loja o Chefe Gemelli explicará os truques e dicas para a compra inteligente.

Depois das compras o grupo de alunos irá para a cozinha do restaurante Gemelli onde aprenderão a confeccionar as receitas apresentadas, e no final haverá um almoço de degustação dos pratos confeccionados.

Durante a degustação e ainda na companhia do Chefe Augusto Gemelli, vão poder ouvir as explicações das harmonizações destas receitas com uma pequena selecção de vinhos.

Para inscrições: alice@augustogemelli.com

Boa sorte e bom gourmet

Região Ligúria

Ligúria uma risca de terra que se aninha nas colinas e se volta ao mar
A região foi, ao longo de sua história atribulada, tema dos escritos de Dante Alighieri e de Ariosto, e mencionada ainda por Andersen e Nietzsche.

Os lígures, povo citado pela primeira vez com o nome de "ligyes" no século 7º a.C. pelos gregos, se estabeleceram nessa paisagem dominada por colinas hoje cobertas de aldeias, onde há um pequeno porto em cada lugar. Esses povoados estão aninhados nas encostas ou distribuídos à beira-mar.

Para os romanos, que a duras penas a conquistaram, a região era zona de passagem, tanto que as cidades romanas foram levantadas nas suas poucas áreas planas: Albenga, que guarda o traçado ortogonal das ruas, Luni e Gênova, a capital --e o grande porto da região.

Em mais de 300 km de costas, há praias de areia e pedras, rochedos e falésias, cidades pintadas em tons pastel --e pessoas orgulhosas da tradição marítima.
A Ligúria se volta para o mar Mediterrâneo (ou, como dizem os italianos, se abre "verso al mare").
Do Poente, a oeste --até a fronteira com a França, --ao Levante, a leste e descendo ao mar, a paisagem urbana é bastante variada.•
O clima temperado favorece a agricultura.
Uns 30% do território constitui-se de faixas de colinas, onde a economia se baseia no cultivo de videiras e oliveiras, bem como de flores e plantas ornamentais.•
As cidades nas montanhas são singelas, têm traçado irregular, ruelas em degraus e casas de pedra. Hoje estão cada vez menos povoadas, quando não abandonadas por seus habitantes, que encontraram na costa oportunidades de trabalho.•
Pátria de um turismo que dura ininterrupto desde 1800, frequentada pela elite europeia, a Ligúria só agora passou a receber o turismo de massa, como Albenga, um exemplo típico de cidade medieval construída em cima do antigo traçado romano, além de San Remo e Ventimiglia, vizinhas à França.
Há turismo chique na famosa Costa Azzura, especialmente em Portofino, Portovenere, Santa Margherita e Rapallo.

A Ligúria é viva e bastante cosmopolita. O importante é não ter pressa: caminhar, respirar e se inspirar, para descobrir, quem sabe, em si mesmo, uma alma sensível e poética.•


Fonte: http://www.augustogemelli.com/

Sem comentários: