segunda-feira, 15 de junho de 2009

LISBOA À PROVA 2009

A edição deste ano do concurso gastronómico “Lisboa À Prova” foi no dia 8 de Junho, apresentada à imprensa na Câmara Municipal de Lisboa. Inscrições a partir de 15 de Junho em http://www.lisboaaprova.pt/

O concurso resulta de uma parceria entre a CML, a AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e a ATL (Associação Turismo de Lisboa), que conta com o apoio da Academia Portuguesa de Gastronomia e o patrocínio da Sociedade Central de Cervejas, e pretende promover a gastronomia de Lisboa como factor diferenciador da oferta turística, bem como o sector económico da restauração.

O “Lisboa À Prova” decorre entre Junho e Outubro e apresenta três categorias de restaurantes a premiar, designadas pelo regulamento: Cozinha Tradicional, Cozinha do Mundo e Cozinha Contemporânea.

Reconhecendo que “cada vez mais, os destinos turísticos afirmam-se pela capacidade que têm para se diferenciar”, o presidente da CML, António Costa, considerou este concurso como “complementar de outros eventos e festivais que promovem a nossa gastronomia”, com a particularidade de ser “muito importante também para a promoção do sector económico da restauração e para a dinamização da vida da cidade” porque, afirmou, “uma rua com restaurantes é uma rua com vida, uma rua segura, que todos gostam de frequentar”.

Depois de confirmar que a gastronomia tem um papel cada vez mais importante na captação de turistas para Lisboa, o Director Geral da ATL, Vítor Costa, considerou este concurso “fundamental também para a melhoria da qualidade da restauração”.

O vice-presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, José Bento dos Santos, defendeu que a cidade de Lisboa está “mais convidativa para jantar fora” e enalteceu a possibilidade do público participar neste concurso, bem como a edição de um Guia Gastronómico de Lisboa, a ser publicado ainda este ano.

O presidente da AHRESP, Mário Gonçalves, apelou a “uma forte participação” dos seus associados neste concurso, que considerou poder “servir para atenuar os efeitos negativos do período de profunda recessão” que estão a atravessar e “ressaltar a coragem dos mais ousados”.

Os estabelecimentos de restauração participantes no “Lisboa À Prova” serão avaliados por um júri constituído por elementos nomeados pelas entidades envolvidas e classificados de acordo com um sistema de atribuição de Garfos - no mínimo um e no máximo três.

Na fase final do “Lisboa À Prova”, a organização promoverá um evento aberto ao público, durante vários dias, com a participação dos restaurantes premiados, onde um sistema de provas e degustações permitirá fechar o voto popular do melhor restaurante.

Mais informações no blogue: http://lisboaaprova.blogs.sapo.pt/

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Solar dos Nunes voces merecem o destaque,o 1ºlugar vai ser vosso. Um gourmet de Lisboa.

Anónimo disse...

nao sou cliente todos os dias mas quando penso em comer fora tenho como eleiçao o restaurante Solar dos Nunes em Alcantara,comendo a espetacular sopa rica de peixe.
joao pedro
montijo

Anónimo disse...

Grande empada de perdiz que eu comi no Solar dos Nunes, continua a ser a melhor de todas. PARABENS. TONY Moita.

Anónimo disse...

SENDO EU DE ARCOS DE VALDEVEZ E SENDO OBRIGADA A VIR A LISBOA POR MOTIVOS PROFISSIONAIS, UMA DAS CAUSAS QUE MAIS PRAZER ME DA É JANTAR NO SOLAR DOS NUNES.
ADORO O CALDO DE CAÇAO A MODA DE SERPA,E O ARROZ DOCE É UMA LOUCURA.
PARABENS SOLAR DOS NUNES.

pedro bernardo disse...

GOSTO DE COMER BEM.SER BEM ATENDIDO E NÃO TER DE ARRUMAR O CARRO.DITO ISTO AGRADEÇO AO MEU GRANDE AMIGO FERNANDO CONTREIRAS TER-ME APRESENTADO ESTE EXCELENTE RESTAURANTE.DIVINAL O ARROZ DE LÍNGUAS.GARRAFEIRA SEM COMENTÁRIOS!!!!
SOLAR DOS NUNES À VITÓRIA!

claudia rebordão disse...

O SOLAR DOS NUNES É O MEU RESTAURANTE FAVORITO.SURPRESA DO LOMBO À CAIO É O PRATO DE ELEIÇÃO.A MOUSSE DE CHOCOLATE NÃO TEM DESCRIÇÃO!!!!OBRIGADO DªLUISA NUNES POR ME CONSEGUIR DESLUMBRAR À TANTOS ANOS COM A SUA ARTE CULINÁRIA.
EU VOTO SOLAR DOS NUNES!!!!

pedro baptista-costa caparica disse...

CONHECI O SOLAR DOS NUNES ATRVÉS DO EXCELENTE CATERING DA FESTA DOS 50 ANOS DO MEU AMIGO CARLOS RODRIGUES.ERAMOS CERCA DE 300 PESSOAS NO INICIO E SÓ NO FINAL PERCEBEMOS O PORQUÊ DO NOSSO AMIGO,CARLOS RODRIGUES,EXIGENTE GASTRÓNOMO,TER OPTADO PELO CATERING SOLAR DOS NUNES!
TENDO EU CONHECIMENTO DO LISBOA À PROVA 2009,VOTO NO SOLAR DOS NUNES.

Anónimo disse...

Ao Solar dos Nunes!
deixo os meus parabens
pelas refeicoes que tem e pelo ambiente da casa em sí
O meu prato de eleicao é o "picadinho à madeirence"
cumps. a todos