sexta-feira, 12 de junho de 2009

Restaurante Guarda-Mor

Rua do Guarda-Mor 8 - Lisboa
Telefone: 21 397 86 63

Quem lá entra faz a pergunta da praxe: Hoje há pataniscas e peixinhos da horta?
Ninguém quer ouvir não, por isso o óleo está sempre quente para satisfazer a vontade dos mais exigentes.

Em plena lapa, mais precisamente na pequena rua do Guarda-Mor, podemos encontrar a boa disposição de Sofia Carvalho. Há já mais de 13 anos que Sofia obriga esta casa a manter o elevado nível gastronómico que todos os clientes exigem. O conceito é simples em toda a sua génese: produtos regionais, vinhos numa alta relação preço/qualidade, muita simpatia e muito boa cozinha!

A decoração baseia-se em tons simples e discretos. Pequenas riscas verdes no roda cadeiras, cercadura cor-de-laranja nas janelas, causam um efeito “alentejano” à casa. Com mais de 25 anos de existência, pouco ou nada muda na ementa, pois a clientela gosta do que lá há e quase se recusa a mudar. Pior para a criatividade mas melhor para a qualidade.

Na ementa residente podemos encontrar nas entradas o Pâté de fígado de pato e a Morcela assada com broa de milho, ambos pratos fortes mas deliciosamente confeccionados. Para os mais tradicionais pode ainda experimentar a sopa rica de peixe.

Para prato principal a escolha é vasta e cheia de apontamentos à cozinha tradicional portuguesa: Açorda de gambas; Pataniscas de bacalhau; Peixinhos da horta; Choquinhos fritos à algarvia; Carapaus de escabeche; Filetes de peixe-galo com arroz de grelos; Coelho assado à vilão; Perdiz estufada com couve lombarda; Arroz de cabidela; e uma das minhas preferidas - as iscas com batatas cozidas.

Se gosta de doces, a carta também tem muitas ofertas, mas a minha escolha vai sempre para o mesmo: Leite-creme queimado ou a tarte de framboesas. Nada supera o leite-creme queimado no segundo. Partir a crosta de açúcar e ouvir o estalido é 50% do efeito deste doce típico.
A carta de vinhos, abrangente e equilibrada, oferece um pouco de tudo a preços atraentes, pois a relação de preço qualidade é ponto forte na oferta.

O “Guarda-Mor” é um restaurante que merece a sua visita pela apurada gastronomia, pelo excelente ambiente e um serviço em que as falhas são deixadas de lado.

Preço médio – 20€

Serviço: 3, Decoração: 3, Menu: 5, Carta de Vinhos: 3, Preço: 4

Nota Final (0-5) : 4 / Muito Bom

1 comentário:

Pedro Barata disse...

Olá a todos os visitantes deste blog. Sou filho da proprietária do Restaurante Guarda-Mor e também funcionário. Gostaria de deixar aqui o endereço do site oficial do restaurante colocado online recentemente. Podem ver o endereço na assinatura deste comentário.
Apareçam! E já agora obrigado ao blogger pelo seu tempo na crítica ao restaurante. Cumprimentos a todos.