domingo, 8 de março de 2009

Perdiz grelhada com risotto de ervilhas

Preparação: 60m, Cozedura: 25m, Médio, 4 Pessoas

Ingredientes:

4 Perdizes limpas (se forem descongeladas, deixe descongelar durante 4h antes das embrulhar no toucinho)
8 Fatias de toucinho
Folhas de louro frescas
Sumo de limão
Sal e Pimenta

Para o Risotto:
250gr de arroz italiano (Arborio)
2 beringelas médias
150gr de ervilhas (congeladas)
80gr de cebola roxa picada
150ml Vinho Barolo
+/- 200gr Manteiga s/ sal
+/- 200gr queijo parmesão (ralado no momento)
75gr Azeite extra virgem
Sal e pimenta
(utilize sempre produtos frescos)

Limpe as perdizes embrulhe nas fatias de toucinho e algumas folhas de louro, amarradas com um cordel e deixe a descansar durante 24h.

Corte as duas beringelas aos cubos, e deite-as para dentro de um tacho, junte 800ml de água, 30ml do Vinho Barolo, 40gr de cebola picada, sal e pimenta e deixe cozer durante 20m.
Junte as ervilhas sem descongelar e deixe cozer mais oito minutos.
Reserve o caldo num recipiente e as beringelas e ervilhas noutro.

Leve o arroz a alourar em azeite, juntamente com 40gr de cebola picada, sal e pimenta e deixe refogar.Regue o arroz com o vinho até evaporar. Deixe cozer durante +/- 18m juntando gradualmente uma concha do caldo das beringelas e ervilhas, e vá mexendo sempre (não deixe o arroz colar ou queimar – atenção a 100% a este detalhe). Assim que o arroz estiver quase no ponto (vá provando) junte as beringelas e ervilhas mexa tudo muito bem.

(Ao mesmo tempo que prepara o risotto) leve as perdizes a grelhar na brasa (ou caso não possa, num grelhador virando sempre os bichos de forma a não colar nem queimar), vá vaporizando com borrifadelas de azeite.
Retire as folhas de louro (deite fora) e o toucinho (corte em cubos), e parta a perdiz em quatro peças – dois peitos e duas asas.

Num prato fundo cubra com o risotto de beringelas e ervilhas. Junte um pouco de manteiga e parmesão (a gosto) para engrossar o molho e guarneça com as perdizes e toucinho cortado em cubos, decore o prato com salsa e tomilho fresco.

Boa sorte e bom gourmet

Sem comentários: