sábado, 10 de outubro de 2009

Nuno Gama e a L'Homme de Lisbonne

Aliar a moda à gastronomia não é novidade, mas fazê-lo de forma correcta, criando uma imagem promotoria já torna a associação mais difícil.

Este ano na Moda Lisboa vamos poder assistir às 17h30, integrada na colecção do estilista Nuno Gama, a uma peça com o meu acepipe preferido: O Pastel de Nata.

Desde 1993 que o Nuno se distingue e evidencia no mercado da moda nacional e internacional, apresentando colecções que inovam o estilo, quebrando regras, e acima de tudo, assumindo-se como uma marca portuguesa.

Amanhã vai ser um bom dia, pois o nosso Pastel de Nata é um simbolo de luso, e vai acrescentar ao seu curriculum: ícone de moda.

Obrigado Nuno Gama

Nuno Gama nasceu a 22 de Abril de 1966, em Azeitão.
Em 1986, foi para o Citex-Porto, onde cursou Design de Moda.
Inicia muito cedo a sua colaboração com a Indústria Têxtil e começa a vender as suas colecções em lojas seleccionadas de Lisboa e Porto.
Desde sempre que faz parte do grupo de Criadores da ModaLisboa, onde inicia a sua carreira internacional, em eventos como SHEM, GAUDI e tantos outros a nível nacional.
Em 1993 lança a sua própria marca.
É agraciado com uma série de prémios relevantes, como “Globo de Ouro” e “7 de Ouro”.
Está presente em várias exposições nacionais e internacionais, das quais se destacam a "Mode Gitanes" no Museu do Louvre - Paris, e mais recentemente "Hombres de Falda", em Madrid.
É autor de inúmeros guarda-roupas para diversos bailados e peças de teatro.
Em 1999, inicia o seu trabalho de Coordenador-Homem para o Grupo Maconde.
Em 2005, lança a “Gama de Casa” na ModaLisboa e inicia a sua colaboração com a marca Pinho Vieira, presente a nível internacional, destacando a Pitti Uomo e Passarela Barcelona.
Em 2006 regressa com a Gavesa Lda e continua a desenvolver as linhas "Gama de Jóias" e "Gama de Casa".
Em 2007, para além de apresentar a colecção na ModaLisboa, participa no Litoral Fashion - Aveiro, na exposição Remade in Itália e Portugal, no Festival dos Oceanos e é convidado a participar na Moçambique Fashion Week, em Maputo.
Em 2008, volta a participar na Exposição “Remade in Italy” e é convidado a integrar o catálogo La Redoute com uma pequena colecção Nuno Gama. No mesmo ano, lança o site www.nunogama.pt, com e-shop, e inaugura a sua nova Loja & Atelier, no Porto.
Em 2009 cria os uniformes da região de Turismo "Porto e Norte", e do Hotel Mercure, no Porto. Em parceria com o Arq. Rodrigo Patrício, participa na Casa Decor Porto com o layout de um jardim vertical. É convidado Internacional do Angola Fashion Week. Em parceria com a revista VIP, lança um serviço de mesa em porcelana, Filgama, inspirado na Filigrana Portuguesa.


Amanhã e assim que tiver as fotos adiciono-as no blogue.

Um dia com... o Chefe

OJE - Lifestyle - 2009.10.09

A melhor forma de perceber a vida de uma pessoa é vivendo o seu dia-a-dia. Foi o que decidi fazer quando passei o dia, desde o nascer do sol até para lá da luz se esvanecer, no Hotel Sheraton, em Lisboa, sob a batuta do chefe Leonel Pereira.

De refeições para clientes conte-se que, para este dia, estavam previstos quase 500 pequenos-almoços, 200 almoços, alguns lanches, os jantares do costume e um "não-pára" de entrar room services. Ainda agora cheguei e já assisto à primeira reunião: antevejo um dia sem pausas e com muita informação.

Sinto alguns olhares desconfiados para uma cara fora de cena. Disfarço-me: jaleca, chapéu e calças vestidas e já me chamam chefe!

A primeira visita é pelas câmaras frigoríficas e verificação dos produtos - nesta casa a regra é o just-in-time, reduzir o mise-en-place e evitar os congelados. Assim se garante uma maior qualidade e frescura, evitando o apodrecimento precoce dos frescos e, principalmente, apesar de aumentar o risco de faltar algo, a redução dos custos.

Passado pouco mais de uma hora, rapidamente me apercebo de que ser chefe executivo vai muito além da criatividade e de saber cozinhar, é obrigatório ser-se um bom gestor.

Subimos as escadas e dirigimo-nos até à sala de pequeno-almoço: são às centenas a chegar e todos a exigir comida, bebida e alguns até champagne. Nada lhes falta, tudo o que é solicitado é servido, e até o mais exigente pedido é respondido com normalidade.

Do outro lado a energia é intensa, preparam-se tabuleiros, repõem-se travessas e enchem-se termos. Os clientes não esperam, exigem a disponibilidade imediata. Foram servidas 450 pessoas em duas horas e meia.

Não há tempo a perder, a preparação de um buffet para 200 pessoas tem de estar pronta ao meio-dia e já são quase onze. O chefe volta aos corredores que ligam as várias salas de preparação e começa o tour: sopas, entradas, saladas, quentes, frios - tudo tem uma sala e temperatura própria.

São dezenas de subchefes, cozinheiros, pasteleiros, estagiários, empregados de mesa, copeiros! São tantos e sempre tão atarefados que sempre que observo a envolvência só me lembro dos formigueiros e do seu movimento constante.

Olho para o forno e, vendo vários tabuleiros que não faziam parte da ementa falada na reunião da manhã, questiono o chefe Leonel. Com um sorriso confessa. "Além dos clientes temos de servir as refeições para o staff. Temos uma equipa que todos os dias prepara mais de 300 refeições para o pessoal. Também estas obrigam a planeamento e orçamento. A cozinha de um hotel nunca tem descanso, é preciso estar sempre alguém pronto para o que der e vier."

Almoço servido a clientes e staff, é tempo de ir para o escritório e ver os e-mails, e preparar relatórios. Os mais normais são os pedidos para ementas de grupo, mas o cargo obriga a muito mais: gestão do pessoal, pedidos de compras, controlo orçamental e, no meio destas exigências do cargo, não podemos esquecer-nos de que é obrigatório criar novos pratos.

São apenas 15 horas e o dia já está longo, mas para o chefe Leonel ainda agora chegou a meio. Responde a uns e-mails, verifica a lista de compras e assegura a troca de alguém que precisa de férias. Ufa, já estou estafado!

Vou para a primeira hora mais relaxada, a reunião com os estagiários. Entro na sala e vejo um conjunto de miúdos com idades entre os 16 e os 23 anos.

São 16 e vêm de todo o país com a esperança de aprenderem tudo o que puderem sobre o funcionamento da cozinha de hotel. A Catarina tem 22 anos e está a estudar na Escola Superior do Estoril. Tirou Design, mas agora optou por seguir o seu sonho - ser cozinheira. O Pedro tem 16 anos e vem da Escola de Turismo do Algarve. Este é o seu primeiro estágio e está indeciso entre pastelaria ou cozinha.

De sonhos e esperanças está a sala cheia, e a vontade de aprender nota-se ao absorverem todos os conselhos que o chefe partilha com o grupo.

Está na hora de jantar e subo com o chef para o restaurante Panorama. Aqui o serviço e a confecção são mais cuidados e os clientes mais exigentes.

A sala de jantar é majestosa, o serviço Christoffle e os talheres de prata são alguns dos luxos que vão fazer companhia à refeição. O facto de estar no último andar de um dos edifícios mais altos de Lisboa torna a vista simplesmente singular e magnífica.

Chega o primeiro grupo e o primeiro ticket: Vieiras, Lavagante e o Bacalhau, certamente um casal mais virado para a carne do mar.

Algumas refeições depois já se vê mais pessoal do que clientes e está na hora da despedida. Dirijo-me para os balneários e vou trocar de roupa. Mais de 15 horas a trabalhar sem parar!

É tempo de relaxar e repensar em todo o meu dia. Fica o pensamento: ser chefe executivo é um trabalho alucinante, criativo e exigente em que um dia só tem fim quando o serviço termina.

Chef Leonel Pereira
Inicia a sua carreira no Hotel Atlântis Vila Moura. Fez estágios em hotéis como o Hotel Nikko em Paris e o Hotel Cipriani em Veneza, assim como em escolas de renome internacional (Lenôtre, Alain Ducasse e Culinary Institute of América).
Exerce diversas funções em vários hotéis como: Hotel Quinta do Lago, Hotel Alexandra Palace (Suíça), Hotel Pestana Carlton Alvor e Hotéis Pestana Brasil. De 2004 a 2007 é chefe executivo e F&B Manager do Grupo Pestana Pousadas e consultor dos Hotéis Pestana Brasil.
Participa em diversas competições internacionais entre elas "Toque D'or Nestlé 1999", onde fica entre os 12 finalistas, obtendo, no final, o 3º lugar a nível nacional. Participa também no concurso "Chefe Cozinheiro do Ano", durante quatro anos consecutivos, adquirindo quatro primeiros lugares (a nível Regional, Sul e ilhas) e um terceiro a nível nacional.
É também nomeado pelo prestigiado "Guia 4 rodas", "Chefe Revelação do Ano" no Brasil. Actualmente Leonel Pereira exerce funções de executive chef no Hotel Sheraton Lisboa & Spa.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 09 Outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ostras ao natural

Fotografia Nicolas Lemonnier
http://www.lemonnierfoto.com/


Ingredientes (2 pessoas):

24 ostras
Uma cebola roxa
Um pedaço de raiz de gengibre
Um piripiri fresco
Um ou dois limões
Cebolinho

Preparação:
Abra as ostras, pique a cebola, gengibre e cebolinho.
Disponha as ostras sobre o gelo picado e distribua por cima os ingredientes.
Regue com sumo de limão.
Finalize com cebolinho picado e sirva.

Sugestão de vinho:
Por António Coelho, Enólogo.

Caso do Capitão-Mor

Vinho Verde Alvarinho
Cor amarela palha de laivos esverdeados. Aroma intenso de frutos tropicais polvilhado de flores frescas. Na boca apresenta bom volume, acidez bastante equilibrada e granda estrutura. Termina cheio a lembrar abacaxi.
Temperatura de serviço: 10-12ºC

Caso tenha dúvidas estarei pronto para o ajudar (gourmet@live.com.pt) - a fotografia é apenas uma sugestão de apresentação.

Boa sorte e bom gourmet

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lisboa Restaurant Week começa hoje

OJE - Lifestyle - 2009.10.08

Foi há dezasseis anos que, em Nova Iorque, alguém surgiu com a ideia de aumentar o volume de vendas na restauração, em épocas de baixo fluxo turístico.

Hoje a iniciativa conta com mais de 10.000 restaurantes e está expandida a mais de 100 grandes cidades do mundo.

Nesta 2ª edição, são mais de 40 os restaurantes a aderir. A partir de hoje, e até dia 18, todos eles têm porta aberta aos comensais. O conceito é simples: todos os restaurantes aderentes têm de criar um menu personalizado, usando pratos clássicos das casas, onde se inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - tudo apenas 20€.

No final, e depois de ter pago a conta, é-lhe entregue um voucher de 1€ para depositar numa caixa, que reverte a favor de duas instituições: Ajuda de Berço e Janela Aberta.

Assim, quando sair de um destes restaurantes: Ad Lib, Alecrim às Flores, Associação Naval de Lisboa, Avis, Bachus, Bocca, Brasserie Flo, Bubbly, Casa da Comida, Clara Jardim Restaurante, Coisas de Comer, Comida de Santo, Conventual, Cop 3, Eleven, Espaço Lisboa, Faz Figura, Flores-Bairro Alto Hotel, Gemelli, Kais, L´Appart-Hotel Tiara Park, La Brus"k"etta, Lapa Palace Hotel, Lord`s Bistrô, Mezzaluna, Momento Gourmet, Olivier Café, Panorama-Sheraton Lisboa, Petra Rio, Pratu's, Quinta dos Frades by Chakall, Real Indiana, Restaurante ElCorteInglés, Sessenta, Sofisticato, Spot Lx, Spot São Luiz, Suite Food and Dance, Tágide, Varanda de Lisboa, Vela Latina, XL, deixe o seu voucher, unindo a gastronomia à solidariedade social.

Na 1ª edição o Lisboa Restaurant Week conseguiu reunir 12.506€ que foram entregues à SIC Esperança e Mulheres de Vermelho, tendo como objectivo este ano ultrapassar os 15.000€.
"Penso que através desta iniciativa alguns restaurantes, que por vezes são vistos como aspiracionais abrem as suas portas a públicos que nem sempre os frequentam.

Afinal, os restaurantes e a gastronomia são importantes alicerces da cultura de um povo, devendo por isso ser espaços abertos às comunidades que os acolhem", comenta Miguel Júdice do Eleven.

Grandes chefes de Lisboa como Joachim Korper (Eleven), Chakall (Quinta dos Frades), Leonel Pereira (Panorama), Mimi (Kais), criaram menus de alta qualidade, com os melhores produtos nacionais, onde mostram de uma forma mais económica a sua alta criatividade e mestria.

Se pretende ir a algum destes locais, então faça já a sua reserva, pois os lugares já escasseiam.

"Uma vez que aderimos à iniciativa, escolhemos os melhores pratos da nossa carta: Bronze de Foie Gras, a nossa referência a um Bacalhau com todos ou Cachaço de bisaro cozinhado em baixa temperatura, e o Pudim de marfim sobre tártaro de ananás. É uma forma de dar a conhecer técnicas como mineralogia e cozinha a baixa temperatura, que são desconhecidas do público português", refere Leonel Pereira, chef executivo do Panorama.

José Borralho, responsável pela organização deste evento, afirma: "De facto a 2ª Edição está mais atractiva. Com mais restaurantes, mais criatividade nos menus, com a oferta da matéria prima aos chefs dos produtos ‘Sabor do Ano', e a inclusão de vinho Rosé da Defesa em alguns menus, resultou num louvável acréscimo de restaurantes, ementas e produtos. O espírito solidário da restauração está bem patente nesta edição, até os restaurantes mais procurados fizeram questão em aderir, mesmo que isso signifique margens de negócio menores."

Para mais informações por favor consulte o site www.lisboa-restaurantweek.com.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 08 Outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Restaurantes criam menus para divulgar o Vinho do Porto

6º CONCURSO DE GASTRONOMIA COM VINHO DO PORTO

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove este ano a 6ª edição do “Gastronomia com Vinho do Porto”, um dos maiores concursos de gastronomia e vinhos em Portugal, que conta já com 10 anos de idade.

Esta iniciativa, organizada pelo IVDP, conta com 100 restaurantes de todos o país, criando uma diversidade gastronómica e cultural, confirmando o elevado nível qualitativo do concurso.

O objectivo da organização é associar o Vinho do Porto à gastronomia, proporcionando ao consumidor diferentes hipóteses que potenciem esta combinação. Por outro lado, pretende-se formar os profissionais dos diversos restaurantes do país sobre Vinho do Porto e sensibilizá-los para a correcta ligação entre os vinhos do Douro, Porto e a culinária.

Não é um concurso de ementas, mas sim um concurso de harmonização entre vinhos e comida. A ementa a concurso é composta por uma entrada, prato principal e sobremesa.

A entrada e o prato Principal são acompanhados por vinhos do Douro ou do Porto, e a sobremesa é obrigatoriamente casada com Vinho do Porto.

Os restaurantes vão ser premiados por categorias: Restaurante gastronómico/ fine dinning; restaurante informal/ casual; e restaurante tradicional/ típico, sendo as distinções dividas por ouro, prata ou bronze. Haverá também lugar à distinção pela melhor promoção, melhor carta de vinhos do Porto, melhor promoção/ comunicação do concurso, e um diploma para a melhor carta de vinhos do Porto.

Lista de restaurantes aderentes.

Para mais informações vá a site www.gastronomiacomvinhodoporto.com.