sábado, 30 de julho de 2011

Ultimo Jantar de El Bulli

O titulo pode enganar, mas hoje não vou falar de uma experiencia ou da minha ultima refeição naquele que durante muitos anos foi considerado o melhor restaurante do mundo, sob a tutela do também apelidado melhor e mais revolucionário cozinheiro da era moderna: Ferran Adriá.

Vou falar, isso sim, do adeus e até já de Ferran!

Sublinho o até já porque apesar de ser hoje a ultima refeição que vai ser servida neste mítico restaurante, não é um fecho, mas sim uma mudança de ares: parar, pensar e evoluir.

Foi em Fevereiro deste ano que tive o duplo privilégio de jantar no El Bulli e entrevistar Ferran Adriá, que reafirmou por diversas vezes na conversa que, ao contrário do que todos os meios de comunicação anunciavam, o seu tempo ainda não terminou, o El Bulli não vai desaparecer, e tudo tem espaço para se renovar.

Assim, o objectivo é criar uma fundação, e em 2014 reabrir as portas, mas agora como um centro de criatividade! Em que moldes, isso seria prematuro, mas daqui a três anos, ou mesmo antes, vamos ter essa informação, e eu espero estar aqui para o poder anunciar.

Só abria seis meses por temporada, mas durante esse tempo servia 8.000 refeições, a um valor mínimo de €200, e segundo as más-línguas perdia rios de dinheiro. Sinceramente acho difícil pois, dos 70 cozinheiros, apenas meia dúzia não eram estagiários ou voluntários, sendo a despesa direccionada apenas para o serviço de sala, produtos, e manutenção.

E depois há os cursos altamente bem pagos, os livros que já venderam mais de dois milhões de cópias, o catering e um conjunto de receitas que dificilmente deixavam este poupado chefe passar forme.

Confessou-me que os luxos para ele são bastante diferentes do que as pessoas poderiam imaginar, o seu apartamento em Barcelona tem apenas um quarto, carros não o fascinam, e quando não está confinado ao trabalho, procura aquele que é o seu maior luxo: Ovos com batatas fritas!
Link
Isso mesmo, nem Porsches ou Ferraris, nem casas junto ao mar com muitos quartos, ou electrónica hi-fi.

Agora e depois de cinquenta anos de história, vamos ter três anos de elbullifoundation, e um vazio gastronómico muito grande, e para quem pensa que ainda pode conseguir um lugar no ultimo jantar El Bulli, fique descansado em casa que os convites já foram enviados há quase dois meses, e no site vai encontrar a seguinte mensagem: “elBullirestaurant has now closed and has been converted into elBullifoundation”.

Até já Ferran, obrigado e boa sorte na busca da criatividade!

Sem comentários: