segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Croácia - Paraíso gastronómico

Fotografias António Vale

Há destinos em que a curiosidade é tanta que, antes de lá chegar, já criamos tantas expectativas com as curtas histórias que ouvimos, corremos o risco de ficar desiludidos.

Assim, e porque não sou pessoa para criar grande suspense, anuncio já que a minha experiência pela Croácia foi verdadeiramente reveladora, inesquecível e fantástica.

Para nós, portugueses, viajar para esta zona da Europa é totalmente exótico e diferente, pois não é propriamente aqui ao lado e os vários anos de guerras por estes locais fazem-nos sempre ficar com um pé atrás.

Mais uma vez, e acabando com o suspense, em poucas linhas, a região que vou descrever - Istria não só foi marginal desde sempre às guerras, como durante anos foi um dos destinos preferidos dos alemães, austríacos, holandeses, suecos e mais alguns povos que conheciam bem esta pérola do Adriático.

Iniciei a minha viagem pelo norte, entrando pela fronteira da Eslovénia, poucos kilometros após a passagem pelo Trieste Transalpino, e a pouco mais de duas horas do aeroporto de Veneza (uma das opções de chegada).

Chegando a Umag, onde passamos a primeira noite, deu para visitar um pouco do local e apercebemos-nos que estávamos mesmo junto ao mar.

Aqui optamos por ficar no cinco estrelas Melia Coral Umag, renovado em 2008 e a 2 minutos a pé da costa.

Decorado de forma agradável, sem nunca esquecer as influencias da Art-Decó estilo croata, é provavelmente a melhor opção para dormir. Tem um bar muito agradável onde se pode beber uma Piva (cerveja local).

Ainda dentro desta unidade pode encontrar um Spa que mistura as influencias hindus e tailandesas.

Se pretender jantar aqui pode fazê-lo, mas eu aconselhava-o a explorar outros locais, a comida não é propriamente fantástica. www.melia-hotels.com.

O Dia seguinte foi para explorar a área de Motovun , Buje e Livade.

Iniciei o meu dia encontrando-me com um apanhador de trufas e os seus cães altamente treinados, e junto ao rio Mirna aventurei-me pelo o bosque, na demanda desta luxuosa iguaria.

Se vai com intenções de ir lá apanhar as trufas e trazer para Portugal, perca essa ideia pois é preciso uma licença especial.

Mas, voltando ao programa, o meu conselho é que leve roupa velha e umas galochas, e não use perfume pois os mosquitos lá não perdoam!

Foi um dia que começou bem, pois encontramos várias trufas brancas que mais tarde iriam ser o nosso almoço e jantar.

Agora já sem lama e a lamentar as picadelas dos mosquitos locais, é tempo para a história. Este fantástico bosque, além das trufas, cogumelos e mosquitos, foi o principal (se não único) fornecedor de madeira para os venezianos. Seria correcto dizer que Veneza está assente em madeira de Motovun.

Subir à pequena terra de Motovun é indispensável, e se puder pernoite por lá, pois a vista não pode ser mais fantástica.

A influência dos venezianos está presente em todos os cantos e recantos, sendo muito divertido perceber o que são os livros nas estátuas por toda a vila – vai ter que ir lá para saber.

O hotel Kastel Tem apenas três estrelas, mas muito glamour, todo o conforto de um hotel luxuoso e uma vista fantástica.
www.hotel-kastel-motovun.hr

É tempo de almoçar e dirigimo-nos para um dos diversos agro-turismos para juntar uns ovos mexidos às nossas trufas.

Um dos mais tradicionais da região é o do sr. Tikel que, além de uma cozinha tipicamente genuína, é um dos vários produtores de vinho da Croácia.

Nesta região a casta dominante é o Malvasia, e claro que o vinho predominante é branco.

Por isso, se quiser beber os melhores vai ter que, obrigatoriamente, optar por esta casta. Ligado aos vinhos e azeites, tem um excelente programa: a visita e as provas nas adegas e lagares locais.

O melhor local para se informar é no site www.istra.hr.

Depois de uma tarde dedicada às trufas, vinho, azeite e castanhas, parei uns escassos segundos para provar as grapas locais e voltei a dedicar- me à mesa.

Este é um daqueles locais que não pode deixar de visitar, rústico, barato e com todos os melhores produtos que a região pode oferecer.

Chama-se VRH e fica na terra com o mesmo nome do restaurante. Aqui pode provar as tradicionais massas com urtigas, as batatas assadas e coradas na gordura de enchidos e a famosa carne da Istria com trufas. www.vrh.hr.

Nesta época a visita à Croácia gourmet não pode ser melhor : as melhores e mais frescas trufas do ano, a época das castanhas, os cogumelos a brotar e um tempo ameno que só apetece lareira, comida e uma boa companhia.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 08 de Novembro de 2010

Sem comentários: