sábado, 27 de novembro de 2010

Degustar Português em Nova Iorque

Desde que abriu na Primavera de 2009, o Aldea, do Chefe luso-descendente George Mendes tem recebido os mais altos elogios da imprensa local, principalmente dos exigentes críticos do New York magazine e do New York Times que não tiveram dúvidas em dar duas estrelas (Muito Bom) logo nos seus primeiros meses de abertura.

Daí para a frente foram vários, os críticos a entrar e sair satisfeitos com as criações de George Mendes. A GQ intitulou-o mesmo de “breakout chef of the year” – chefe Revelação do Ano!

O arroz de pato com azeitonas pretas, a linguiça e torresmo de pato crocante, posicionou-se no terceiro lugar das 10 melhores coisas para comer em Nova York segundo a Time Out.

Quando lá for ainda pode encontrar no menu pratos fantásticos como: Camarões ao alhinho com coentros e sumo do momento; Sanduíche aberto com cara de ouriço-do-mar, tomate e feijão mar; Brioche caramelizado com gel de laranja de sangue e sorvete de creme fraiche e pimenta-rosa e os nossos adorados sonhos versão Mendes.

Vários vinhos portugueses do Douro, do Porto e a nossa multi galardoada Super Bock são ponto assente na lista de bebidas.

Há um menu de três pratos ao almoço (com pratos da carta de jantar) custa US $20.09 e ao jantar o preço de 5 pratos é de US $85.

O espaço desenhado por Stephanie Goto (Morimoto, Corton) tem dois andares e é inspirado no ar e água, utilizando elementos naturais como madeira e cimento e a decoração reflecte a paleta de cores dos azulejos: azul e branco.

Esta é sem dúvida uma forma de comer bom Português na super gourmant cidade de New York.

Por aqui, em Portugal, o Aldea e Mendes ainda não são muito conhecidos, mas o anúncio no mês passado da atribuição de uma estrela Michelin fez com que esse cenário se alterasse por completo.

Os convites para vir a Portugal sucedem-se e segundo o mesmo está “ansioso e esperançoso” de vir à capital portuguesa para o evento gastronómico: Peixe em Lisboa 2011, que se realiza de 7 a 17 de Abril, no Páteo da Galé no Terreiro do Paço.

Restaurante Aldea
31 West 17th Street e, NY 10011
Tel.: (00) 1 212-675-7223.
www.aldearestaurant.com / info@aldearestaurant.com
Almoço de segunda a sexta das 11h30 às 14h. Jantar de segunda a quinta das 17h30 às 23h, Sexta e Sábado até às 24h.

BI de George Mendes

Faz parte da primeira geração de americanos filhos de um casal português e desde cedo aprendeu as tradições das festas e feriados à moda lusa.

Mudou-se para Danbury no Connecticut e em 1992 termina o curso no CIA - Culinary Institute of America. De imediato começa a trabalhar para aquele que se tornou o seu mentor: David Bouley.

No Bouley em Tribeca inicia a sua carreira como garde manger, entremetier and poissonie onde foi aperfeiçoando a sua técnica e evoluindo para posições de chefia.

Em 1996 assume a sua primeira chefia no Le Zoo, um pequeno Bistro em Greenwich Village. Dois anos depois ruma a Washington, D.C., para trabalhar com Sandro Gamba no Lespinasse (3 estrelas Michelin).

Até 2003 troca experiências e contactos com diversos chefes como o Alain Passard’s Arpege em Paris, Roger Vergé no Le Moulin de Mougins, Alain Ducasse no La Bastide de Moustiers regressando a Nova Iorque para ajudar o seu amigo Bouley e Kurt Gutenbrunner a abrir um restaurante austríaco: Wallsé.

Foi pela mão do grande chefe Martin Berasategui que Mendes volta para a Europa para integrar a equipa do restaurante três estrelas Michelin. Em San Sebastian aprende a respeitar as receitas tradicionais, sendo fiel aos ingredientes e dando um toque de actualidade.

Foi com esta filosofia que partiu para Nova York e abriu o Aldea.

Texto publicado originalmente na revista GO Magazine a 26 de Novembro de 2010

Sem comentários: