terça-feira, 19 de maio de 2009

Creme Brûlée com molho de pistacho

Preparação: 10m, Cozedura: 5m, Arrefecimento: 2h, Médio, 8 Pessoas

Ingredientes(Creme brûlée):
450ml natas espessas (40% a 50% de gordura)
140ml natas ( 30% de gordura)
60g de açúcar
8 Gemas de ovos médios
1 Vagem de baunilha
1 Taça de morangos silvestres
100g de açúcar mascavado

Ingredientes(Molho de pistacho):
150gr de Leite
2 Gema
40g Açúcar
½ Vagem de Baunilha
50g de Miolo de Pistáchio Verde (pasta)

Preparação(Creme brûlée):
Para começar misturar numa panela os dois tipos de natas com a vagem de baunilha aberta e deixar ferver em lume forte mas sem deixar colar ou queimar.
Bater as gemas com uma vara de arames até ficar estilo neve e ir juntando lentamente o açúcar até ficar amarelo claro. Adicionar um pouco das natas quentes.
Deitar a massa na panela e mexer até levantar fervura, e depois passar por um passador chinês.

Cobrir o fundo de 4 taças de sobremesa com os morangos silvestres e juntar um pouco do creme mas sem encher (1/3 da taça).
Meter as taças no frigorífico, e a panela com o restante creme durante 2h, repetir o processo de encher as taças com creme até ficarem cheias e deixar repousar 3h no frigorífico.

Retirar as taças do frigorífico e cobri-las com uma camada boa de açúcar mascavado e levar ao forno para caramelizar em lume brando, sem deixar aquecer o creme.
Para terminar, aquecer o glacê com um maçarico de forma a ficar brilhante. Caso não tenha um maçarico - que me parece ser uma atitude sensata - pode aquecer por breves instantes num forno quente.

Voltar a meter o frigorifico até o glacê ficar bastante duro e servir frio.

Preparação(Molho de Pistáchio)
Num tacho levar o leite ao lume a ferver com a vagem cortada ao meio. Num outro recipiente misturar o açúcar com as gemas e depois adicionar cuidadosamente o leite quente às gemas.

Levar novamente ao lume a engrossar, sem deixar ferver, Juntando os pistáchios picados.

Caso tenha dúvidas estarei pronto para o ajudar (gourmet@live.com.pt) - a fotografia é apenas uma sugestão de apresentação.

Boa sorte e bom gourmet

1 comentário:

Sonia Santos disse...

Olá, gostei da receita e gostava de experimentar mas não consigo encontrar as natas espessas 50% de gordura, onde posso encontrar?