sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Rota das Estrelas

O restaurante Il Gallo D'Oro, no Funchal, teve o privilégio de iniciar mais uma edição, desta feita a segunda, do festival gastronómico Rota das Estrelas.

O que começou por ser uma ideia extravagante, arrojada e arriscada, rapidamente se transformou em algo importante e sem precedentes em Portugal, só ultrapassada em notoriedade pelo famoso Tribute to Claudia, na Vila Joya.

A ideia é simples e eficaz: em primeiro lugar, aproximar todos os restaurantes e seus chefes com estrelas Michelin em Portugal, criar ementas conjuntas e, principalmente, juntar estes profissionais para que partilhem ideias e conhecimentos para que possam evoluir gastronomicamente, e com isto Portugal e os portugueses ganham não só à mesa, mas pela notoriedade que estas iniciativas trazem.

Chave de Ouro para o começo e os privilegiados que puderam degustar uma das três refeições servidas na Madeira, em que os intervenientes foram os chefes Benoît Sinthon (Anfitrião, Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Praia da Galé, ** Michelin), Michel Roth (Hotel Ritz, Paris, ** Michelin), Diego Guerrero (El Club Allard, Madrid, * Michelin) e ainda os pasteleiros Gilles Marchal (La Maison du Chocolat, Paris, considerado um dos melhores do mundo) e Yves Michoux (Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin), que confeccionaram pratos como: medalhões de lavagante, trilogia de tomate, abacate, aipo e vinagrete de tapenade; ovo surpresa com pão e pancetta sobre creme ligeiro de batata; filete de salmonete, ragoût de polvo da costa e raviolli de alho negro; sinfonia de porco preto, maçã, morcela de Monchique, sabor de aipo.

O próximo jantar é já nos próximos dias 28 e 29 de Maio, em Porches, no restaurante com uma estrela Michelin - The Ocean. O seu chefe, Hans Neuner, já tem como convidado o Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra, * Michelin), mas são esperadas mais surpresas para estes dias!

Já na calha estão marcados mais eventos, 22 e 23 de Junho em Coimbra, no restaurante Arcadas, sob a tutela do chefe Albano Lourenço; 8 e 9 de Julho em Amarante na Casa da Calçada, sendo o residente o chefe Vítor Matos; 28 de Outubro no Algarve no restaurante da Vila Joya, único com 2 estrelas Michelin em Portugal, sob a mestria da cozinha do chefe Dieter Koschina, e termina com os últimos jantares nos dias 18 e 19 de Novembro em Cascais na Fortaleza do Guincho, na respeitável cozinha do chefe francês Vincent Fargés.

Poderá recolher mais informações através do blogue rotadasestrelas.blogspot.com.


Medalhões de lavagante, trilogia de tomate, abacate, aipo e vinagrete de tapenade
Michel Roth (Hotel Ritz, Paris, ** Michelin)


Ovo surpresa com pão e pancetta sobre creme ligeiro de batata
Diego Guerrero (El Club Allard, Madrid, * Michelin)

Filete de salmonete, ragoût de polvo da costa e raviolli de alho negro
Dieter Koschina (Vila Joya, Praia da Galé, ** Michelin)



Sinfonia de porco preto, maçã, morcela de Monchique, sabor de aipo
Benoît Sinthon (Anfitrião, Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin)Gilles Marchal (La Maison du Chocolat, Paris)

Saint honoré de framboesa
Yves Michoux, (Anfitrião, Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin)


Agradecimento a TAP (Transportadora Aérea Portuguesa), pela colaboração na reportagem.

www.flytap.pt


Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 05 de Maio de 2011

3 comentários:

Anónimo disse...

Para que?
Esta gastronomia não é nossa, nem tem nada a ver connosco.
A nossa restauração está nas lonas e o Vicente é um dos responsáveis.
Pense nisso.
Defenda os portugueses em vez de andar com os estrangeiros ao colo.

Deixem de ser uns papa refeições e façam o trabalho bem feito como fazem o s espanhóis.

Parecem uns deslumbrados

EuSouGourmet disse...

O facto de esta gastronomia não ser nossa é totalmente errada, foi toda orgulhosamente executa com produtos portugueses. Acrescento ainda no protagonismo que estes eventos dão a Portugal e aos seus intervenientes!
Eu não ando com ninguém ao colo, elevo o que é bom ao seus estatuto, ignoro a banalidade, e repudio a mediocridade, esta sempre foi a minha postura e credo.
Defendo muito os portugueses sempre e dentro do limite do defensável, critico o mau seja português ou estrangeiro. Quem me conhece e priva comigo sabe bem o que quero dizer, e quanto ao trabalho bem feito acho que também os jornalistas portugueses têm muito valor, e como me critica na divulgação da gastronomia e seus interveniente nacionais, também penso que deveria olhar melhor para os trabalhos que são executados pelos nossos jornalistas, não olhe apenas para os espanhóis!
Obrigado pelo comentário
V

Anónimo disse...

Sou das pessoas que considero salutar o debate de ideias e a existência de diversidade de opiniões. Não gosto, nem nunca gostei, é da argumentação baseada em insultos; quem os faz perde a sua razão.
Com a crise que Portugal atravessa os tempos não são fáceis para a restauração nem o serão certamente nos próximos tempos.
Mas dizer que "A nossa restauração está nas lonas" parece-me um pouco exagerado. Na minha opinião a restauração Portuguesa tem evoluído no bom sentido, no entanto, essa evolução não nos permitiu ainda atingir o topo do já existente em Espanha (que neste momento está ao nível do melhor do mundo). Se a referência diz respeito somente às dificuldades financeiras por que passam algumas casas então aí o problema é de Portugal.
Quanto ao blog "Eu sou gourmet" sou um assíduo visitante devido a gostar da sua forma e diversidade de assuntos apresentados, todos no âmbito da gastronomia. Claro que nem sempre tenho de estar de acordo com o que leio, aproveitando para felicitar o responsável a autor do mesmo.