quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Finalmente é sexta-feira

Desde que conheci a cozinha do chefe Ljubomir Stanisic que me rendi aos encantos da sua técnica e criatividade, e nada me faz mais feliz do que anunciar que o seu novo projecto já abriu portas: Bistro 100 Maneiras.

Pelo que sei, abriu para servir os menus do Lisbon Restaurant Week até dia 2 de Outubro, e só depois introduzem o menu da casa.

A garrafeira, apesar de climatizada, ainda não está atestada; o serviço da Vista Alegre ainda só conhece as oito opções do LRW, mas o espírito já lá está.

Exemplo disso é o saco de serapilheira com o pão, a manteiga de cabra servida numa espécie de caixa de graxa e um conjunto delicioso de detalhes espalhados pela "mercearia".

Tem 70 lugares divididos em dois pisos, zonas para fumadores e puristas, uma sala privada, bar de cocktail e petiscos, e animação que só termina às 2 da manhã.

Ainda está na fase de recém-nascido, mas já tem alma de um graúdo, muito cool e muito trendy (Largo da Trindade 9, Chiado - Lisboa, tel: 910307575).

Dos sabores criativos passo para os picantes da Tailândia, pois foi ontem que começou, no restaurante Sandalwood Café Spa Cuisine, no Banyan Tree SPA Estoril, a primeira semana dedicada à gastronomia deste país exótico.

Este evento vai durar até ao dia 3 de Outubro e é promovido no âmbito das celebrações dos 500 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a Tailândia, integrado numa série de acções que incluem exposição de fotografias, degustação de pratos típicos tailandeses, massagens tailandesas e demontrações de carving.

Os almoços, servidos até às 16 horas, são supervisionados pela chef tailandesa Preeya Prangthong e combinam o exotismo da cultura oriental com uma dieta saudável e apropriada a quem procura o bem-estar do corpo e da mente.

Passando dos sólidos para os líquidos, começa hoje às 16 horas, na LX FACTORY - Sala das Colunas, o evento Vinhos do Alentejo em Lisboa, que reúne mais de 60 produtores que pretendem dar a conhecer as suas mais recentes criações vínicas.

Amanhã abrem as portas às 15h e, tal como hoje, encerram às 22h, num evento que, além dos vinhos, irá ter um chefe convidado e muita música a criar um ambiente sofisticado e cool.

Já começou, nas 31 lojas do grupo Auchan, a feira dos vinhos que dura até ao dia 10 de Outubro: mais de 230 rótulos irão estar a preços mais atractivos e sujeitos à campanha pague 5 leve 6.

Na lista vai encontrar 35 vinhos premiados, entre medalhas de ouro, prata e diplomas de prestígio do Concurso Nacional de Vinhos.

Se não sabe de qual gosta mais, então aproveite as 80 degustações que vão decorrer nas lojas e, depois de provar, saberá qual quer levar.

Começou hoje, no Pavilhão do Atlântico, um evento dedicado à gastronomia e os seus produtos: o Mercado dos Sabores. Durante três dias poderá assistir a show cookings, aprender bastante sobre produtos, as suas regiões, técnicas e características.

Os mais novos podem, na Quinta da Leopoldina, aprender a fazer pão e até a ordenhar uma vaca. O preço da entrada é de 3 euros.

Termino relembrado que, até dia 2 de Outubro, está a decorrer o Lisbon Restaurant Week com mais de 50 restaurantes aderentes onde pode degustar menus a 20€ (www.lisboa-restaurantweek.com).

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 22 de Setembro de 2010

Sem comentários: