terça-feira, 20 de abril de 2010

Tapas, Pintxos y Petiscos

OJE - Lifestyle - 2010.04.19

Um dia o Rei de Espanha Alfonso XIII parou para descansar e beber um cálice de Jerez numa casa de pasto à beira mar.

Ao levantar-se uma brisa de vento, o empregado tapou o cálice real com uma fatia de presunto e explicou ao rei que o fazia para proteger que a areia estragasse o vinho. O rei depois bebeu o vinho, comeu o presunto e repetiu.

Foi nesse dia que nasceu a tapa, apelidada em algumas regiões ibéricas de pintxos, mas por aqui nós chamamos mesmo de petiscos.

Tapas, Pintxos e Petiscos é a mais recente proposta gastronómica dos hotéis do grupo Starwood, que advém do resultado da união de 14 Chefes de 14 hotéis de Portugal e Espanha com um único objectivo: dar a conhecer a cultura da tapa em todo o mundo.

Assim, e durante dois dias, os criativos da culinária partilharam receitas e experiências resultando numa carta requintada, e a preços convidativos, que estará presente na zona de bar de todos os hotéis desta cadeia para todos os clientes.

Foram desenvolvidas 14 tapas, pintxos e petiscos desde: sardinhas de escabeche, canelones de chocolate, melão com presunto, chupa-chupas de atum e gengibre, brownies com laranjas caramelizadas, pudins de morcela e maçã, salmorejo e outras que prometem deliciar os gostos dos mais exigentes e requintados.

Esta é uma excelente forma de cativar as pessoas a frequentarem mais os hotéis e de se desmistificar a imagem de local apenas para pernoitar, mostrando a sua vertente de lazer e social.

Agora, após uma longa reunião, um momento de lazer, ou mesmo para saciar a sua fome, tem locais emblemáticos como o bar do panorama no Sheraton de Lisboa, situado no último andar do edifício com uma vista única sobre a capital portuguesa, a emblemática esplanada do wine bar do Marquês de Riscal, o pátio interior do histórico hotel Alfonso XII em Sevilha.

Esta é uma oportunidade única de descontrair e usufruir dos criativos e deliciosos petiscos de alguns dos mais conceituados chefes de Portugal e Espanha.

Para mais informações, pode consultar o site geral de todo o grupo: www.starwoodhotels.com, ou Porto: www.sheratonporto.com; Lisboa: www.sheratonlisboa.com; Algarve: www.sheratonalgarve.com, www.lemeridienpenina.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 19 de Abril de 2010

Sem comentários: