segunda-feira, 26 de abril de 2010

Alta Cozinha no Funchal

OJE - Lifestyle - 2010.04.26
Fotografia de Henrique Seruca

Foi no Il Galo D'Oro, no hotel Cliff Bay, na Madeira, que foi servido o primeiro de uma série de 12 jantares espalhados pelo país.

Durante anos, sempre que me desloco à Madeira, ouço que finalmente vão organizar um festival gastronómico, em que os planos são muitos, mas a acção é nula.

Farto de ver as coisas a não acontecerem, um grupo privado do Funchal iniciou contactos e, através de um conjunto de intenções e boa vontade, chegou-se a uma ideia. Era tão simples e dinâmica que não foram necessárias muito mais do que umas escassas dezenas de horas para se reunir um conjunto de sins e transformar dezenas de reuniões goradas em algo prático.

Foi no Il Galo D'Oro, restaurante galardoado com uma estrela Michelin, no hotel Cliff Bay, que se serviu, nas passadas quinta e sexta-feira, os dois primeiros de uma série de 12 jantares espalhados pelo país.

Os Chefes que prepararam o fantástico repasto foram os estrelados Benoît Sinthon, anfitrião e Chef da casa, e os convidados Joachim Koerper do Eleven e a jovem estrela nacional José Avillez do Tavares.

Ao programa deram o nome "Na Rota das Estrelas" e o conceito é inovador, arrojado e, no entanto, simples.

Seis restaurantes galardoados com estrelas Michelin uniram-se em prol da gastronomia e convidaram a juntar, em cada uma das suas cozinhas, outros dois Chefes para assim elaborarem um menu único, juntando, na mesma ementa, as suas diferentes criações, através das quais ganharam o tão prestigiado "macarron" do guia vermelho.

O impacto deste evento não vai ser apenas para o público, que poderá usufruir, numa só ementa, de vários pratos elaborados por três dos melhores Chefes a trabalharem em solo luso.

Também os Chefes aqui ganham, pois têm não só a oportunidade de conferenciar e trocar técnicas e experiências diferentes, como de descobrir um pouco dos produtos regionais e as suas formas de confecção.

Na passada quinta-feira, na Madeira, fui um dos privilegiados a ter a oportunidade de assistir à reunião, confecção e posterior degustação de uma ementa de sonho.

O primeiro prato era o amouse bouche preparado pelo Chefe Benoît - uma pequena mousse com sabores do mar, em que a fresquidão dos mariscos revelava-se bastante interessante a cada garfada. Seguiu-se a entrada - foie gras com pêra quase bêbada e espuma de torradas com manteiga do Chefe Avillez.

Depois foi o Chef Koerper que brilhou com a sopa de lavagante assado com alcachofras em espelho de vinho do douro.

A supresa de limão com pimentos vermelhos, o carré de borrego em crosta de ervas e jarret confitada, moussaka de legumes e alho recheado, e finalmente a sinfonia de chocolate: souflé tainori, sorvete de framboesa e chocolate branco "ivoire", mini mil-folhas choco-laranja, "coulis" de framboesas foram todas confeccionadas pelo Chef Benoît, apesar de, na sobremesa, contar com a ajuda do seu Chef pasteleiro Yves Michoux.

Após todas estas referências, aposto que o senhor leitor está à procura do telefone para fazer a reserva para o próximo jantar, que está agendado para o restaurante Tavares nos dias 29 e 30 de Abril, e posso adiantar que os convidados do Chef Avillez são os Chefes Albano Lourenço, das Arcadas no Hotel Quinta das Lágrimas, e o Hans Neuner, do Ocean no Hotel Vila Vita.

Voltando ao jantar que eu tanto gostei, gostaria de realçar o excelente trabalho que o multi-premiado enólogo da Madeira e de vinhos da Madeira, Francisco Albuquerque, teve na escolha de vinhos para este repasto.

As mesas repletas de comensais não disfarçavam o ar de prazer e de deslumbre, não só visual como gustativo. Sejamos francos, não é todos os dias que se pode ter acesso a tão alta e variada gastronomia num só jantar.

Dessas caras encontravam-se ilustres comensais, como o Presidente do Governo Regional, a Secretária Regional de Turismo e Transportes, e o Presidente da Câmara do Funchal, que tiveram direito a uma pequena homenagem e tributo pelo excelente trabalho realizado após a tragédia de 20 de Fevereiro.

Para António Trindade, CEO do grupo Porto Bay, "este é um momento muito importante, não só para a gastronomia portuguesa, como uma lição de que, quando há vontade, as barreiras tornam-se de algodão. Seis empresas do sector privado juntaram-se e, sem qualquer investimento a não ser o da boa vontade, criou-se um evento sem precedentes que garantidamente vai ter continuidade nos anos vindouros".

Os Chefes José Avillez e Joachim Koerper foram da mesma opinião: "É uma oportunidade única de aprender com os meus colegas, de conhecer um pouco mais da cozinha praticada na Madeira. E, de certa forma, conhecer um pouco melhor esta ilha que tanto encanta os seus visitantes"

Já Benoît Sinthon revela: "Não posso esconder a emoção com que recebo os meus colegas na minha casa, bem como da importância que este evento tem para a minha equipa. Há pessoas que foram comprar roupas novas para se apresentarem no seu melhor. É algo de diferente, e todas as equipas precisam de algo de novo para motivá-las"

Agora é só ver o que vem a seguir na rota das estrelas - http://rotadasestrelas. blogspot.com/.

CALENDÁRIO
29 e 30 de Abril
Tavares
Rua da Misericórdia 37 - 1200-270 Lisboa
+351 213 421 112 www.restaurantetavares.pt
W 9º 8' 34,7'' N 38º 42' 40,5''

13 e 14 de Maio
Arcadas
Rua António Augusto Gonçalves Apartado 5053, 3041-901 Coimbra
+351 239 802 380 www.quintadaslagrimas.pt
W 8º 25' 56,6'' N 40º 11' 55''

23 e 24 de Maio
Ocean
Alporchinhos 8400-450 Lagoa
+351 282 310 100 www.vilavitaparc.com
W 8º 22' 45'' N 37º 6' 6''

27 e 28 de Maio
Fortaleza do Guincho
Estrada do Guincho 2750-642 Cascais
+ 351 21 4870491 www.guinchotel.pt
W 9º 29' 0'' N 38º 42' 32''

3 e 4 de Junho
Eleven
Rua Marquês da Fronteira Jardim Amália Rodrigues - 1070 Lisboa
+351 213 862 211 www.restauranteleven.com
W 9º 9' 22,7'' N 38º 43' 50,2''


Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 26 de Abril de 2010

Sem comentários: