quarta-feira, 17 de março de 2010

Chamonix: O vale da montanha

OJE - Lifestyle - 2010.03.15

Fica a 1.035 metros de altitude, tem uma vista de 360º de cortar a respiração, estamos em Chamonix, onde a neve se perde de vista.

Chegar a Chamonix é, desde logo, uma grande aventura para quem vem de Genebra, pois os últimos 10 quilómetros dos 80 que são necessários desde a Suíça, são entre túneis escavados ao massivo Monte Branco e viadutos com grandes inclinações a algumas centenas de metros de altura. Feche os olhos se tem vertigens. Caso contrário, deslumbre-se com a paisagem.

Ao chegar aos 1.035 metros de altitude onde se situa Chamonix, somos instintivamente obrigados a fazer uma vista de 360º, e o que vemos?

A "Aiguille du Midi" com 3.842m, um dos locais mais procurados pelos grandes desportistas de Inverno, e no Verão também é muito visitado devido à sua vista fantástica sobre o "Mont Blanc".

"Montenvers - Mer de Glace" a 1.913m, aqui vai encontrar várias grutas que nos levam ao centro dos glaciares, verdadeiramente impressionantes; a 2.525 encontra-se o "Brévent". Além das suas magníficas pistas, permite-nos ver os famosos lagos de montanha (neste momento lagos de gelo).

Outros locais como "Tour/Vallocirne", 2.185m e as pistas para iniciados; "Grands Montets" a 3.300m, e as suas descidas verticais para os mais experientes, são opções para todo o gosto.
E, como não poderia deixar de ser, o "Mont Blanc" com os seus impressionantes 4.810 metros - este infelizmente só pode ser esquiado após muita burocracia e autorizações.

Por parcas palavras, esta pequena vila, com pouco mais de 10.000 habitantes, está totalmente rodeada de glaciares e montanhas verdadeiramente impressionantes.

Para dormir as opções são várias, começando pelo quatro estrelas e charmoso Hameau Albert 1er (www.hameaualbert.fr) que, além dos quartos modernos do edifício principal, tem um chalet um pouco mais reservado, com um spa e piscina aquecida.

Aqui, além dos luxuosos quartos, temos dois restaurantes: La Maison Carrier, com os mais genuínos sabores da Haute Savoie e um ambiente descontraído tipicamente da montanha. Na sua lareira, além de "cozinharem" os faisões, patos e galinhas, recuperam o fumo numa longa chaminé onde fumam os seus próprios enchidos e presuntos. O outro, com o mesmo nome do hotel, tem duas estrelas Michelin e está sob a tutela dos chefs Carrier e Maillet. Mais requintado e com uma cozinha, aposta fortemente nos produtos locais - um monstruoso sonho gastronómico.

Outro local onde poderá ficar é o Le Morgane (www.morgane-hotel-chamonix.com), em que, sendo novamente um hotel de montanha, aposta fortemente no design e no conforto. Mais uma vez, não precisa de sair muito do hotel para encontrar um local fantástico para a sua refeição. No Le Bistro, a cozinha do chef Mickey é uma caixa de surpresas, pois todos os dias muda a ementa do almoço (19€, com entrada, prato principal e sobremesa), e à noite o estrelado restaurante reserva-se para uma cozinha mais requintada, onde a alta gastronomia é elevada ao seu melhor estatuto.

Sem restaurante, mas no centro, está um dos mais românticos hotéis de Chamonix, o Grand Hotel des Alpes (www.grandhoteldesalpes.com), gerido por uma simpática italiana. Poderá encontrar, nesta unidade, verdadeiros momentos descontraídos e apaixonantes. Recomendo o quarto de topo com o pequeno nicho virado para o Mont Blanc, todo em madeira e com uma pequena casa no meio do quarto, que é uma casa de banho... tente só imaginar.

Na montanha, pode sempre escolher o restaurante "Panoramic Mer de Glace", sem ter de sair das pistas, e uma hora depois voltar à actividade desportiva.

Actividades nesta vila não faltam, pois além dos restaurantes de montanha, há alguns bares e discotecas para aqueles que gostam de prolongar o dia para além da luz do Sol.

Voltando à neve, este domínio tem mais de 350 quilómetros de caminhos e carreiros para se passear em raquetes ou em ski de fundo.

O heliski também é muito popular por estas zonas, pois há locais que são tão difíceis de chegar que só mesmo através de helicóptero, ou não fosse este um domínio que se orgulha pelos seus difíceis e excitantes "fora de pista".

É o local ideal para os que se orgulham de fazer ski ou snowboard, ultrapassando os limites e todas as barreiras do convencional. Se é um desportista e procura aventura, não perca mais tempo a procurar, pois o seu destino é Chamonix.

Detalhes
Office de Tourisme
Chamonix Mont-Blanc
85, place du Triangle de l'Amitié
BP 25
F-74400 Chamonix Mont-Blanc
Tel
Fax +33 450 535 890
www.chamonix.com
info@chamonix.com

Nota
A TAP tem voos diários para Genebra e, deste aeroporto, pode facilmente alugar um carro ou uma carrinha, ou simplesmente apanhar um dos vários autocarros que por diversas vezes ao dia saem para Chamonix.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 15 de Março de 2010

Sem comentários: