sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chef Hélio ensina truques para surpreender na cozinha

Dia 11 de Dezembro, entre as 17h30 e as 19h30, o restaurante Salsa & Loureiro transforma-se numa “oficina de sabores” durante um workshop em que o Chef Hélio Loureiro ensina a preparar alguns pratos de Natal para surpreender durante a quadra festiva que se aproxima.

A ideia é interessante e bastante útil, principalmente para quem não se sente à vontade para cozinhar nestes próximos dias: timbal de bacalhau com grelos, salteado de cogumelos campestres com soufflé de queijo e coxa de peru recheada com alheira de caça e castanhas caramelizadas. Já as propostas doces passam por sorvete de dióspiros com pedaços de fruta salteada em vinho do Porto e bolo quente de chocolate aromatizado com rhum e molho de frutos vermelhos, são algumas das receitas que pode aprender!

Porto Palácio Congress Hotel & SPA
Restaurante Salsa & Loureiro
Workshop “Sabores de Natal” by Chef Hélio
11 de Dezembro – entre as 17h30 e as 19h30
Preço por pessoa: 20,00 euros

Faz Gostos Alarga Hórario para o Almoço

O Restaurante Faz Gostos que recentemente abriu as portas no Bairro Alto/Chiado na rua da Trindade mesmo à frente da cervejaria homónima da rua, rendeu-se aos pedidos dos clientes e alarga o horários.

Assim , das 12h30 às 15h servirá almoços, juntando-se ao horário das 19h30 às 02h00 (cozinha encerra às 23h30) onde servem os jantares.

Sobre a decoração de Paulo Lobo, que escolheu os azulejos do séc. XVIII como base, a carta de vinhos do professor Virgílio Loureiro, o bar sobre a tutela da Cinco Lounge, e claro a cozinha supervisionada pelo Duval Pestana.

O meu conselho é não ir nem ao Domingo ou às segundas, pois o restaurante está fechado, tirando esses dias, qualquer outro é bom para uma visita ao Faz Gostos.

www.fazgostoslx.com
Rua Nova da Trindade nº11 1200-301 Lisboa
Tel: 213 472 249

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novo Restaurante - Puro Acaso

Abriu, o novo espaço do Restaurante Puro Acaso situado no Tivoli Fórum em Lisboa.

Depois do sucesso no Largo do Calvário em Alcântara, decidiram abrir portas mais no centro de Lisboa.

Sendo um restaurante a peso, as pessoas desconfiam sempre da qualidade mas eu realmente já lá fui um par de vezes e não desgostei.

Mistura algumas receitas tradicionais portuguesas como empada de pato, cogumelos com farinheira, com alguns vegetarianos mais light.

O preço médio situa-se nos €6,50 com sopa, prato e salada.

Aberto das 12h às 17h. Reservas através do email: geral@puroacaso.pt ou telefone: 21 364 51 90. www.puroacaso.pt

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O meu menu : Pelos Caminhos de Portugal

Estamos cada vez mais perto do Natal e a azáfama na demanda dos presentes cresce.
A pressão de descobrir aquela prenda ideal é cada vez pior, mas ver uma cara feliz vale todos os cêntimos e criatividade investida na procura.

Mas muitas vezes faz com que nos esqueçamos de algo muito importante: a refeição!

Assim, e porque comer não basta, há também que tirar prazer, delicie-se com este menu: Chourizo Criollo (€5,50), Empanadas Tucuman (€5,50); Fettucine verde com Basílico (€11); Tira de Assado (€14); Lomo a "La Parrilla" (€25); T-bone "A las brasas" (€25); Parrillada La Paparrucha 2 Pax (€39); Panqueques de dulce de leche (€5,50); X-Crispie (€5).

Estou a ver Lisboa de uma das mais fantásticas varandas da cidade, no La Paparrucha.

Esta "assador" argentino tem sempre um grande rigor pelas proteínas, trabalhando com mestria todas as carnes que passam pelo grelhador.

Durante os almoços, além da carta, há um buffet com várias opções e a preços mais convidativos.

À noite, o espaço perde o manto da luz e ganha para o romantismo.
A capital iluminada, as luzes mais ténues, uma esfera mais acolhedora que só melhora... com um belo bife na mesa!

E porque estamos quase a chegar ao Natal, adianto-lhe um presente -ao visitar o La Paparrucha, usufrua do desconto de 10% sobre a factura válido até 31 Janeiro de 2011, (excluem-se os grupos e serviço buffet). Para usufruir, leve uma cópia do jornal ou recorte deste artigo.

Chegando à Régua, meto-me na estrada para o Pinhão e, enquanto fico inebriado com a maravilhosa vista e cenário que o rio Douro me proporciona, páro junto à placa de Armamar, atravesso a estrada e passo as portas de um restaurante para encontrar este menu: Sardinha de barrica (€8); asas de pintada com vieiras (€10); açorda de robalo (€10); cachaço de porco bísaro com migas de feijão-frade, grelos e broa de centeio (€22); perdiz do douro com dois purés - castanha e abóbora (€23); cabritinho com arroz de cabrito (€23); mousse de castanha, creme fraiche e castanhas caramelizadas (€10).

Saindo da margem e entrando no Douro está o DOC do Rui Paula e é lá dentro que pode encontrar todas estas iguarias.

Desde que começou a dar cartas no Cepa Torta, em Alijó, que o chef Rui Paula nunca mais teve descanso, pois quem conhece a sua cozinha exige que ela não se extinga.

Assim, depois de Alijó, abre um dos mais bonitos espaços de Portugal e presenteia-o com uma cozinha de eleição, onde o bom produto e as tradições são o lema da casa.

O Porto também já conta, não com um DOC, mas sim um DOP - mesma filosofia, apenas se diferencia pela distância geográfica.

DOC - Degustar, ousar e comunicar!

E porque é sempre bom viajar e ainda assim poupar, aqui deixo um desconto de 10% sobre a factura de uma refeição inesquecível. Para usufruir, basta levar a cópia do OJE ou recorte deste artigo, (exclui-se grupos, jantares de sextas e sábados e ementas especiais).

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.


Voucher
10% na factura até dia 31 Janeiro 2011
Restaurante La Paparrucha
www.lapaparrucha.com
Rua D. Pedro V Nº18 a 20 1250-094 Lisboa
W 9º 8' 43'' N 38º 42' 56''
Tel. (+351) 213 425 333
Email: reservas@lapaparrucha.com

10% na factura até dia 23 Dezembro
Restaurante DOC
www.ruipaula.com
Estrada Nacional 222 Folgosa 5110-204 Armamar
W 7º 40' 47,7'' N 41º 9' 5,5''
Tel. (+351) 254 858 123 / 910 014 040
Email: doc@ruipaula.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 7 de Dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Solidariedade natalícia - Nunca é demais pensar neste tema

Eu Sei que foge ao tema do Blogue, mas nunca é demais pensar nestes temas!

Chega a época do Natal e os corações e as carteiras das pessoas ganham uma aura diferente, e cada vez que pensamos nas pessoas ou povos que vivem com dificuldades, ficamos tendencialmente mais emocionados.

As instituições que durante um ano viveram de mecenas esporádicos, sentem agora a necessidade de se mostrar ao mundo e falar numa das mais importantes e complexas palavras do nosso dicionário: solidariedade!

O seu significado vem, de forma simplista, explicado como forma usada para designar um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.

Mas, na realidade, é a palavra que nos lembra que há sempre alguém pior do que nós e que, se não pensarmos nele, provavelmente será esquecido.

Por isso, é muito importante que as instituições de solidariedade social, além de trabalharem de forma isolada, façam parceiras com grandes grupos e, desta forma, possam tornar o Natal de um povo, de uma família ou de uma criança num dia melhor.

Mas nada disto funciona sem a sua ajuda e, para poder fazê-lo, aqui estão alguns dos produtos, programas e opções que precisam da sua atenção.

Falar na Unicef é uma obrigatoriedade. Esta instituição há mais de 60 anos que cumpre uma tradição que já faz parte desta quadra: a Campanha de Natal da Unicef!

Esta iniciativa pretende envolver todas as pessoas numa missão solidária, que tem como objectivo angariar fundos que irão ajudar a dar resposta às necessidades básicas das crianças mais carenciadas do mundo, através da venda de postais.

Este ano, além dos físicos, pode também optar pelos e-cards através do site www.unicef.pt/loja.

Uma forma diferente de ajudar é através do Projecto Gsolidário, que não é nada mais que um site de pesquisa que utiliza o Google como motor de busca.

Os resultados são exactamente os mesmos de uma pesquisa no Google, mas a diferença é que, ao utilizar o Gsolidário, está a ajudar a angariar dinheiro para instituições de solidariedade social como a CrescerSer, Fundação "O Século", Sol sem Fronteiras, CerciPortalegre, Misericórdia de Trofa, entre dezenas mais. E para o fazer, basta trocar de Google para www.gsolidario.org.

A LR - Health & Beauty Systems criou um fundo que se chama LR Global KIDS FUND, que apoia Instituições de Solidariedade Social para Crianças! Ou seja, na compra de artigos desta instituição, há uma percentagem que reverte para as crianças, bem como acumulam a doação de artigos: roupas, sapatos, brinquedos, etc.

A LR também convida as pessoas a juntarem-se à causa em regime de voluntariado e aliarem-se às suas benfeitorias: www.lrworld.com ou www.lr-global-kids-fund.com.

A Fundação Make-A-Wish Portugal e a Häagen-Dazs uniram-se numa campanha que pretende proporcionar um feliz Natal a crianças e jovens com problemas graves de saúde, ajudando-os na concretização dos seus desejos.

Ou seja, cada vez que adoçar a sua boca com uma das "receitas solidárias" da Häagen-Dazs , está a contribuir com 10% da sua compra na causa. A campanha "partilhe a felicidade" vai estar em vigor até ao dia 10 de Janeiro de 2011.

Para proporcionar uma tarde diferente aos lisboetas, no próximo dia 11 de Dezembro, a partir das 16 horas, vai nevar na Rua Castilho, com os lojistas aderentes a promoverem actividades tão diversas, como cocktails, música ao vivo, DJ, sessões de maquilhagem, champanhe, scones e Bolo-Rei.

A iniciativa, que pretende dinamizar o centro da cidade e o comércio de rua, assume também uma vertente solidária e este ano apoia a Associação Ajuda de Berço, através da venda de chapéus-de-chuva Castilho Fashion Street, nas lojas aderentes, durante o período de Natal, cujo valor de 12 € reverte, na íntegra, para esta instituição. Além disso, os lojistas vão contribuir com uma percentagem das vendas, no dia do evento, para aquela instituição.

Mais a Norte, a Cerealis realiza uma acção de responsabilidade social, no dia 10 de Dezembro, entre as 9 e as 18 horas, na Estação de Metro da Trindade (Porto).

"Alegria com Aletria", é assim que se chama a acção liderada pelo grupo de directores da Cerealis, que visa promover o espírito de solidariedade associado à época natalícia, convidando toda a população a participar na recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

E, de forma a ficar para sempre marcada na memória de todos os que participarem neste momento, a "Alegria com Aletria" vai estabelecer um novo recorde mundial, confeccionando a maior aletria doce do mundo, entrando, desta forma, para o Guinness Book of Records.

A Milaneza dinamiza esta acção, contando com o apoio do Metro do Porto, do Porto Lazer, da Deloitte, do Banco BPI, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), da Makro, das Balanças Marques, R2, entre outros. Qualquer cidadão individual ou entidade podem participar através de donativo no dia do evento, de transferência bancária para a conta 0010 0000 45657440001 84 ou fazendo chamada telefónica para o número 760 100 800.

Ainda para este Natal, mas não só, até porque as ajudas são sempre bem vindas todo o ano e não apenas nesta época, a Coolgift lançou o primeiro pack-oferta de solidariedade social: o Coolgift Prenda Solidária. Sob o lema "dar a quem mais precisa", este pack, que está associado à fundação INATEL, pretende que a pessoa que recebe esta prenda possa escolher atribuir um donativo a uma das 30 instituições beneficiárias que aderiram a este projecto.

À semelhança dos pack-prenda comercializados pela Sítios, o Coolgift Prenda Solidária consiste num voucher com um valor facial em euros (que pode ser de 25€, 50€ ou 90€), que se destina a ser enviado a uma das 30 instituições de carácter não lucrativo e utilidade pública que integram o pack. Ao receber o voucher, essa instituição ficará com o direito a receber um valor monetário que corresponderá, pelo menos, a 85% do valor facial do Coolgift Prenda Solidária.

Como vê, sugestões para dar um Natal melhor a quem precisa não lhe faltam. Seja solidário.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 6 de Dezembro de 2010