sábado, 30 de outubro de 2010

SCION

Se há coisas que eu gosto na minha profissão é quando me surpreendem com algo que eu não pensava existir ou ser possível de fazer.

Tive a feliz oportunidade de provar por duas vezes o que eu penso ser um dos melhores néctares que tive acesso em toda a minha curta vida, e aqui digo curta pois tenho uma diferença que ultrapassa os cem anos à idade deste vinho.

Já experimentei vários Madeira com uma certa idade, mas Porto foi a primeira vez que o meu palato teve acesso a tão elevado grau de envelhecimento.

Chama-se SCION foi vindimado no século XIX durante o período pré-filoxérico, e teve 155 anos a descansar em cascos. O facto mais extraordinário é estar em perfeitas condições, diga-se mesmo em soberbas e únicas condições!

Em 2008 David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, provou este vinho que repousava num armazém de uma distinta família do Douro que o mantinha como reserva privada, com a excepção de um casco que dizem ter sido adquirido por Winston Churchill.

Em 2009, o único descendente directo da família morreu sem deixar filhos, tendo os seus herdeiros decidido vender o vinho.

Foi aí que a Taylor's adquiriu amostras dos dois cascos e constatou que as quinze décadas de envelhecimento em madeira tinham-no concentrado e conferido uma complexidade mágica.

Ainda vamos ter que esperar mais um mês antes de o podermos comprar nas principais garrafeiras. Mas ponha já de lado €2,500 se pretende ser uma das poucas e raras pessoas a adquirir um dos mais exclusivos Portos de sempre!

Notas de Prova: De cor mogno profundo apresenta uma auréola âmbar pálida com subtis reflexos azeitona. O vinho envolve o nariz com uma sublime e arrebatadora fusão de opulentos e sedutores aromas. Intenso perfume de melaço e figo envolvido por complexas notas de café torrado, folha de charuto, pimenta preta e cedro combinadas num arrebatador mas discreto odor de madeira de carvalho. Concentrado a uma quinta-essência mágica, o vinho envolve o palato com opulentos e deliciosos sabores, entrelaçados com uma acidez vibrante. Ricos e suaves sabores de uma intensidade surpreendente persistem num fim de boca interminável.

Porquê o Nome SCION: A palavra Scion tem dois significados: o descendente ou herdeiro de uma família nobre e garfo de uma planta, especialmente utilizado para a enxertia.

Sobre a Filoxera: A Filoxera é um insecto originário da América, introduzido na Europa na segunda metade do séc. XIX, ao qual as videiras europeias não são resistentes. Em 1870, já a Região Demarcada do Douro se encontrava seriamente afectada pela praga e, na década de 1891-1900, todo o país estava invadido, assim como, toda a Europa. A solução encontrada foi a introdução da enxertia de castas nacionais sobre porta-enxertos americanos que são resistentes a este insecto, transformando indelevelmente a vitivinicultura europeia.


Mais informações em www.scionport.pt

Sem comentários: