sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Finalmente é sexta-feira

Esta foi uma das semanas na qual tive a oportunidade de ver muitos restaurantes que estão a resultar, não só no panorama gastronómico, como na qualidade e simpatia do serviço.

O mais curioso é que todos são fora dos locais de destino tradicionais. Por isso, junto aqui uma dupla oportunidade sugerindo um fim-de-semana fora.

Cinco recém-empresários decidiram largar a azáfama da cidade e rumaram a Peniche, criando um projecto diferente.

Na mais movimentada avenida da cidade, abriram as portas do Tempero do Mar, garantindo a alta qualidade gastronómica.

Na defesa da honra dos tachos estão os chefes Ricardo Cera - ex-Chefe de Cozinha da Bica do Sapato, e cozinheiro no Pestana Palace, e Marcos Silva - também ele ex-Bica do Sapato.

A regra é pegar nos produtos locais e evidenciá-los através de formas clássicas de contenção, conferindo-lhes a contemporaneidade na criatividade.

Uma espécie de cozinha regional contemporânea de influências marinhas. Fui e gostei do que vi, agora falta mais gente confirmar a minha sugestão.

Av. do Mar 30-32 Peniche, tel. +351 262 185 545.

Depois de um jantar onde o chefe Adérito Gonçalves me fez lembrar os bons sabores transmontanos, não poderia deixar de fazer uma pequena menção ao seu fantástico cabrito da serra de Montesinho assado.

Sei que, para comer esta iguaria, não vai bater à porta ao lado, pois tem de ir ao restaurante O Geadas em Bragança. Mas se a fome de comer esta ode aos Deuses e mais um punhado de sobremesas feitas pela sua mulher aperta, então dê um salto ao Altis Park, pois ele vai lá estar até ao próximo domingo a servir estas e outras iguarias.

O Geadas - Rua do Loreto 32 Bragança, tel. +351 273 326 002 / Altis Park Avenida Engenheiro Arantes e Oliveira 9 Lisboa, tel. +351 218 434 200.

E, se quiser continuar por terras do norte, há mais locais onde pode ficar deslumbrado. Este é um dos sítios que faz com que, quem lá vá, se renda ao espaço.

Fica no Parque Dr. José Gama, em Mirandela, e chama-se Flor de Sal. O proprietário e criador do projecto, João Paulo Carlão, transformou o Flor de Sal num dos mais fantásticos restaurantes do país.

Maravilhosamente decorado, perfeitamente integrado na paisagem, uma garrafeira que faz chorar muitos dos seguidores de culto e uma gastronomia que se adequa às expectativas.

As Murgas recheadas de foie gras de pato e flamejadas em cognac, trufa e sumo das mesmas é um prato que vou levar na minha memória gustativa por muitos anos.

Parque Dr. José Gama - Mirandela, tel. +351 278 203 063.

Se ficou pela capital para assistir à 35.ª edição do Moda Lisboa In The Market, então vá jantar a um restaurante cool ou fashion em Lisboa: Panorama do Leonel Pereira, Assinatura do Henrique Mouro, Alma do Henrique Sá Pessoa, Tavares do José Avillez, 100 Maneiras de Ljubomir Stanicic, Olivier Avenida, Pedro e o Lobo ou a Tasca da Esquina do Vítor Sobral, e depois vá para uma das festas que promete animação:
Hoje, 8: LOFT - DJ Vibe, BBC - Festa de inauguração do SushiFashion, Urban Beach - Festa da Caras, Lx Factory - Sala das Colunas, 5.º Aniversário N*Style Magazine;
Sábado, 9: Twins Lx - Festa de inauguração do Refresh Saturdays, Gossip - Fashion Victim.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 8 de Outubro de 2010

Sem comentários: