segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Branding aquático

O universo das águas...

Há uns anos, o acto de comprar uma garrafa ou garrafão de água estava associado a poucas acções e todas elas bem presentes na minha mente: a primeira, e mais comum, passava-se quando ia a um restaurante, pois era quase uma vergonha pedir um copo de água da torneira; a segundo, e também recorrente, era porque estava no Algarve e a água da torneira era "off limits"; terceira, e felizmente já não se pensa quase nela, era porque não havia água a sair das torneiras - ou um cano rebentava, ou não havia pressão, ou por uma outra razão provavelmente impensável nos dias de hoje.

Ganhei uns anos e uns quilos, e a vida e as vontades já não são as mesmas. Agora, a água já tem vários apelidos: suave, leve, delicada, gulosa, untuosa, DOP, da nascente, esquisit, gourmet e sei lá mais quantos.
Chegar a um local e pedir uma água e distinguirem apenas por fresca ou natural, ou com ou sem gás é cada vez mais um luxo.

Assim, e pesquisando o que o mercado actual tem para nos oferecer, fiquei maravilhado com o leque vastíssimo da oferta, não só pelo conteúdo líquido, como pela dedicação e empenho que se dá ao design das garrafas.

Em mais de 70% das garrafas deste segmento, o material usado é o vidro, outras quantas são em polímeros (vulgo plástico) e um número muito reduzido é de porcelana, metal e até cristal.

Os designs são tão distintos e personalizados que basta olharmos para a forma de uma garrafa que facilmente identificamos a marca.

Os casos mais conhecidos são os da Bling - esbeltas, altas e cravejadas de "diamantes" (cristais Swarovski), a Finé, desenhada pelo Karim Rashid, é outra que está longe de parecer uma garrafa de água, mas é facilmente reconhecida.

Curioso não?

A mais mediática e falada é a norueguesa VOSS e a sua garrafa cilíndrica é, nos testes de reconhecimento, aquela que recebe mais pontos.

Em Portugal, a febre das águas premium não passou ao lado e todas as unidades hoteleiras tentam destacar-se utilizando estas "garrafas design" como peça chave. Seja na decoração nos quartos ou como forma de criar status, simplesmente com uma água.

Ora vejamos. Os Hotéis Altis Castilho, em Lisboa, e o Porto Palácio, no Porto, têm sempre a Blue Kelt, água retirada de uma nascente em Yorkshire Wolds, a 1000 metros da superfície. Muito elegante e suave.

Os Hotéis Real Vila Itália, em Cascais, e Troia Resort apostaram mais na Solan de cabras (vidro nos quartos e restaurante, plástico no Spa e piscina). Esta, mais conhecida por causa do Real Madrid, é talvez a água com o maior crescimento em Portugal.

O luxuoso Vila Joya, no Algarve, onde integra o único restaurante com duas estrelas Michelin, optou pelas águas inglesas da Elsenham.

Além de uma água, é também uma verdadeira peça de design, tendo mesmo sido galardoada com a "Bottled Water World Design Award 2005".

O grupo hoteleiro Lágrimas preferiu as discretas Hildon, umas águas inglesas com baixa concentração de sódio e riquíssimas em cálcio. Boa para juntar a um whisky ou para acompanhar pratos de carne vermelha ou caça.

Em Évora, o Hotel M'ar de Ar apontou as suas baterias para a curiosa OGO.

Além de uma estética invulgar a lembrar uma bolha de oxigénio, leva 35 vezes mais oxigénio que as outras. Segundo estudos efectuados, o consumo desta água incrementa o nível de oxigenação do sangue logo após 15 minutos da ingestão.

Os restaurante também se renderam a esta nova tendência e já são vários os que criaram cartas apenas de águas.

Nomeadamente o Panorama do Hotel Sheraton e o Largo no Chiado, que tem como água de selecção a holandesa Sourcy.

O Tavares de José Avillez tem uma carta com várias opções, desde a exótica 420 Volcanic Water, proveniente dos antípodas na Nova Zelândia até à fantástica e única Pedras Salgadas.

O outro recém galardoado estrela Michelin, The Ocean, integrado no luxuoso Vila Vita, no Algarve, também tem várias opções, destacando-se a Blue Keld.

Encontrá-las fora destes locais também já foi mais difícil, havendo vários estabelecimentos onde podemos adquiri-las: Supermercados VIP em Cascais (214 821 911), na DeliDelux em Lisboa (218 862 070), GLS gourmet em Vila do Conde (252 099 145), Supermercados Apolónia no Algarve (289 351 440), www.saboresgourmet.pt via net, e nas lojas gourmet do grupo Auchan e do grupo Sonae.

A Fillico é talvez a mais cara, mas, mesmo assim, é a que mais rapidamente esgota nos supermercados e não são os €300 que impedem as pessoas de as comprarem.

Os dados de Outubro apontam para um crescimento de vendas na ordem dos 40% em relação ao ano homólogo.

Agora fica a questão, águas premium serão um luxo ou uma questão de gosto?

Águas são todas, agora depende do palato, do sentido estético e principalmente da carteira.
PVP: Fillico €300; Bling €30 a €2500; Finé 6€; Elsenham €10; 1 Litre €6; OGO €2,5; 420 Volcanic Water €5; Blue Keld €3; Voss €5,5; Hildon €2.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tambem já pode encontrar algumas desses àguas, tais como, Bling, Finé entre outras na Ex Libris Gourmet em Tavira!

EuSouGourmet disse...

Obrigado pela informação Anónimo, já agora pode deixar os contactos para quem quiser ir lá?
Obrigado
V

Bruno, disse...

Porto Palácio Hotel - Blue Kelt e Bling estão sempre disponiveis na garrafeira.

Boa noite.

Anónimo disse...

Bom dia, desde já parabéns pelo blog!
Junto então toda a informação do estabelecimento onde podem encontrar as àguas entre muitos outros produtos de exelência
Ex Libris Gourmet
Rua 5 de Outubro 10 e 12
Tavira
telf: 281324238
www.exlibrisgourmet.com
merceariafina@exlibrisgourmet.com
Tambem estamos no Facebook
(Ex Libris Tavira e Ex Libris Gourmet, onde publicamos todas as nossas novidades e sugestôes

EuSouGourmet disse...

Olá Anónimo e Bruno, obrigado pelos vossos comentários.
concerteza que iram ter muitos fregueses!
V

Sergio disse...

Tambem estou a vender agua finé e bling abaixo dos preços do mercado quem estiver interessado contactar por e-mail ... teixeira.sergio@live.com.pt