OJE - Lifestyle - 2010.02.26
Começou na passada quarta feira a 3ª edição do Lisboa Restaurant Week, agora com quarenta e quatro restaurantes aderentes e com várias novidades no programa.
Esta iniciativa que teve a sua origem em Nova Iorque no ano de 1993, foi concebida com o intuito de aumentar o volume de vendas na restauração em épocas de baixo fluxo turístico. Com o passar dos anos a ideia viajou para todos os cantos do planeta, estando nos dias de hoje expandida a mais de 100 grandes cidades, e com mais de 10.000 restaurantes aderentes.
Em Portugal a iniciativa não é nova, aliás é a terceira edição de Lisboa e a quinta em Portugal, tendo servido mais de 15.000 refeições.
Esta acção conta agora com novas e apetitosas novidades, pois além dos habituais parceiros: Sabor do Ano, Vinha da Defesa acrescenta agora a Nespresso e a Associação de Turismo de Lisboa – Peixe em Lisboa, e é nestes dois últimos que reside a surpresa.
Para além do Menu Restaurant Week a 20€ que usa pratos clássicos das casas, onde inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, todos os restaurantes vão ter que criar O Menu sugestão “Peixe em Lisboa”. Este com um valor ligeiramente superior 25€, têm de conter obrigatoriamente uma sugestão de peixe ou marisco.
E como esta iniciativa combina a gastronomia com a solidariedade social, no final de cada refeição é-lhe entregue um voucher de 1€ para depositar numa caixa, que vai reverter a favor das duas instituições parceiras: Associação Viver a Ciência e Cais.
Já são 44 restaurantes que aderiram a este programa, muitos dos quais considerados como os melhores restaurantes de Lisboa como o Arola no Hotel Penha Longa, Eleven, Ad-Lib do Sofitel, Panorama do Sheraton, Varanda do Hotel Mundial, criando uma oportunidade única de visitar estes espaços tradicionalmente apelidados de caros, a preços mais módicos.
Para José Borralho responsável pela iniciativa em Portugal, “Esta edição é marcada pela utilização de produtos certificados com o selo de qualidade do Sabor do Ano, e pela associação Peixe em Lisboa e Nexpresso que acabam por enriquecer a oferta dos menus aos clientes, como já acontecera no passado com a Vinha da Defesa e que se repete este ano.”
Para mais informações e lista completa de restaurantes por favor consulte o site www.lisboa-restaurantweek.com.
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 26 de Fevereiro de 2010
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