sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Transmontanices

Raramente falo sobre livros, pois realmente são poucos os que nos podem dar novas luzes ou mesmo educação sobre o tema que eu gosto mais de falar: Gastronomia.

O Transmontanices do meu querido amigo Virgílio Gomes ultrapassa a barreira do útil e educativo, pois este livro é uma sábia e sentida compilação dos costumes e tradições da gastronomia de trás-os-montes e um pouco da duriense.

Li e reli alguns capítulos como "As Saudades da Terra", "Memória", "As 7 Maravilhas à mesa" e, claro, as diversas dissertações sobre as modernidades - vulgo "Alheira de Bacalhau".

Diverti-me e reflecti muito sobre vários pensamentos do Virgílio, é um livro que nos leva a pensar muito em tradição e família.

Os valores nobres nunca devem ser esquecidos!

E termino com uma frase do livro: "Contra a alheira de bacalhau, contra a alheira vegetariana, marchar, marchar!"

********************

Transmontanices - Causas de Comer é um livro constituído por textos que descrevem a gastronomia transmontana. Com prefácio de Inês Pedrosa e desenhos de Graça Morais, a obra apresenta um conjunto de crónicas que Virgílio Gomes, reconhecido gastrónomo português, escreveu sobre as memórias da vivência e educação do gosto que adquiriu pelo facto de ter nascido e vivido em Trás-os-Montes.

As memórias, o significado da expressão “à transmontana”, as contradições da alheira de bacalhau e a problemática da tradição e da modernidade são alguns dos assuntos que mereceram a reflexão do autor e que de forma descontraída verteu nas 169 páginas do Transmontanices – Causas de Comer.

O reconhecimento de Virgílio Gomes como pessoa e profissional surge nas vozes de António Bóia e José Cordeiro, chefes de cozinha, Fernando Fernandes, co-proprietário dos restaurantes Pap’Açorda e Bica do Sapato, e de António Monteiro, Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos, cujos testemunhos surgem compilados na contracapa do livro.

As Edições do Gosto desenvolvem um papel institucional forte nas profissões da hotelaria e restauração. A par dos projectos editoriais que realizam anualmente, organizam alguns dos mais reconhecidos eventos a nível nacional, tais como o concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha e o Algarve Chefs Forum, entre outros.

1 comentário:

Blog da Nô disse...

O livro deve ser muito interessante. Vou procurar lê-lo!
Obrigada pela sugestão!
:o)