sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Finalmente é sexta-feira

Esta coluna é atípica, pois estou a escrever directamente da York House, em Lisboa, no decorrer de uma prova de vinhos, cujos resultados vão ser revelados no próximo dia, durante o evento anual da revista de vinhos.

O Encontro com os Vinhos e Encontro com os Sabores é uma feira que vai ter início hoje, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), às 18h, e prolonga-se até segunda-feira, sendo o último dia reservado a profissionais.

Durante quatro dias, poderá encontrar os principais distribuidores e produtores de vinho e fazer várias provas para aumentar a carta do seu negócio, ou simplesmente para escolher o vinho para o jantar nessa noite.

Haverá espaço para vários cursos vínicos, onde várias técnicas e segredos serão revelados.

Juntamente com estes, estarão também diversas empresas ligadas aos sólidos, nomeadamente os vendedores de presuntos e enchidos, queijos e muitas mais iguarias.
As entradas custam 10€ (50% desconto).

www.revistadevinhos.iol.pt

Nas minhas inúmeras viagens por este lindo país dei de caras com o chefe Helder Chagas, em Tróia.

Agora com mais um projecto, o Ribamar-Tróia, mesmo nome, mesmo chefe e, principalmente, a mesma qualidade.

Quando lá estive, experimentei os pés de burro, os choquinhos estufados, as vieiras e lavagante e terminei com as kokotchas. Fui recentemente e voltarei lá em breve para dar uma "volta" mais completa à carta.

É certamente um dos bons destinos para este fim-de-semana. Alameda da Marina - Tróia. T: 265106944.

Andei pelo Norte e fiquei surpreendido com o Lagar, um restaurante discreto, diria mesmo difícil de encontrar.

Depois de descobri-lo, entrei, pasmei-me e rendi-me.
Uma decoração simples, uma lareira agradável, sem grandes apontamentos despontantes, e depois um serviço de copos Ridel e ainda uma carta de vinhos, que...

Bem vou ter de investir mais do que uma linha neste tema. Primeiro, entregam um pequeno livro preto de apenas uma página, ou antes um pequeno computador (IPAD) onde podemos ver tudo sobre os vinhos que pretendemos beber: ficha técnica, preço, notas de prova de profissionais e amadores. Algo que adorei e de que fiquei fã.

Agora, só resta saber quais são os restaurantes aderentes. O Lagar e o seu fantástico cabrito são-no, e eu certamente recomendo uma visita.
Rua do Lagar em Escalhão.
T: 271346974. www.olagar.net

A caminho de Lisboa, ainda tive tempo para parar em Belmonte e experimentar os fresquíssimos cogumelos que o chef Valdir apanha todos os dias.

Até ao fim de Dezembro, poderá degustar, na Pousada do Convento de Belmonte, estas raras mas deliciosas iguarias.
T: 275910300.

Com estas opções todas vai ter, certamente, um fim-de-semana cheio de programas

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Sem comentários: