Este ano acompanhei de perto vários eventos, concursos e encontros gastronómicos, penso que é a forma mais interessante de ver quais as tendências na nossa cozinha, bem como descobrir as futuras promessas da restauração nacional e internacional.
Dito e feito e dentro da onda da minha ideologia, acordei às 06h30, e segui ruma a Portalegre à Escola de Turismo e Hotelaria para assistir à sexta edição da Revolta do Bacalhau.
O rendez vouz entre júri e participantes foi às 08h, e durante duas horas os seis concorrentes, prepararam, confeccionaram e emprataram as suas criações!
O júri constituído pelos chefes Hélio Loureiro (Porto Palácio), Helmut Ziebell, José Cordeiro (Altis Belém), António Nobre (M’Ar de Ar Muralhas) e Luís Jesus (Tavares) depois de avaliar pontos como a mise en place, técnica e habilidade profissional, higiene e método de trabalho, apresentação e sabor anunciou o vencedor!
André Silva do restaurante Casa da Calçada em Amarante, executou a receita “Uma inspiração de Bacalhau”, que conquista o primeiro lugar.
Marco Valente, do restaurante Hotel Tiara Park Atlantic Porto e a “Revolta do Tradicional” fica com o segundo lugar e Pedro Dinarco, do restaurante Tavares em Lisboa e a “Bacalhau na Revolta da Tradição” fica em terceiro.
Os restantes participantes foram: Flávio Marques do Grande Real Villa Itália em Cascais, João Pereira do Restaurante Mesa no Porto e Tiago Sarabigo do Hotel Ritz em Lisboa.
A Organização foi através das Edições do Gosto, e contou com o apoio do Recheio, Norge - Conselho Norueguês das Pescas e Turismo de Portugal.
FOTOS DOS PRATOS
Primeiro, segundo e terceiro Lugar
Restantes participantes
2 comentários:
Ai o pastel de nata!!!!
Vamos ater mais cuidado com o que dizemos, e temos que nos habituar a não por tudo no mesmo saco. Há uma grande mistura entre o genuíno e o artificial, entre o feito no momento e o industrial.
Olá Anónimo,
O que é que esse comentário tem a ver com este post,
Obrigado
Vicente
Enviar um comentário