“É a confirmação de um grande objectivo. Nós trabalhamos para deixar marcas que perdurem - nisso os livros serão porventura a nossa melhor ferramenta", afirma Graça Gonçalves, directora de comunicação das Edições do Gosto.

Fotografia de Humberto Mouco, agora premiada, trata-se de uma obra que assinala vinte edições do maior concurso de cozinha português, o Chefe Cozinheiro do Ano, passando em revista todos os vencedores, suas receitas e restantes premiados.
Livro comemorativo, incide ainda sobre a história, filosofia e objectivos do concurso, homenageando jurados, participantes e patrocinadores que o tornaram possível ao longo de 20 anos.

Autoria da jornalista Elena Fernandes e com fotografia de Humberto Mouco distinguido na categoria de “Melhor Livro Estrangeiro”, é uma edição bilingue (português e espanhol) que celebra o movimento da Nova Cozinha Basca, responsável pela introdução das correntes internacionais em Espanha.
Os maiores chefes da cozinha basca, como Juan Mari Arzak e Pedro Subijana, reúnem-se dando o seu testemunho através de entrevistas aprofundadas sobre esta “revolução gastronómica”.

Do reconhecido gastrónomo Virgílio Gomes, é por sua vez um livro constituído por textos que descrevem a gastronomia transmontana. Com desenhos de Graça Morais, componente premiada pelos Gourmand World Cookbook Awards, e prefácio de Inês Pedrosa, a obra transmite a cultura gastronómica do autor, influenciada pelo facto de ter nascido e vivido na região de Trás-os-Montes.
Vencedores para Portugal, os três livros vão agora competir contra vencedores na mesma categoria de outros países para ser “O Melhor do Mundo”. Os resultados serão anunciados a 3 de Março de 2011, na cerimónia anual de entrega de prémios, a ter lugar no Le 104, o novo Centro Artístico da Cidade de Paris. Esse é também o primeiro dia da Paris Cookbook Fair, no mesmo local.
P.R. - Edições do Gosto
Sem comentários:
Enviar um comentário