Finalmente sexta-feira
Por Vicente Themudo de Castro
Hoje é um dia diferente, todos acordamos a pensar na mesma coisa: é o dia do jogo Portugal x Brasil!
Assim, e de uma forma diferente, vou sugerir programas de fim-de-semana que começam às 15 horas de sexta-feira. Porque será?
Quanto a mim, combinei com um grupo de amigos almoçar tardiamente e folgar à tarde. Em Lisboa, as sugestões de almoços com projecção do jogo são várias: La Trattoria - Amoreiras (213 853 043), o Zeno - Liberdade (213 153 665), Nosolo Itália - Belém (213 015 969). No Porto, pode almoçar no Porto Beer - Av. Boavista (226 086 793), na Casa da Música - Boavista (220 107 160) sem perder a bola de vista.
Mas, saindo dos after-hours e voltando aos horários normais, há um grande conjunto de novidades que devem reter a sua atenção.
Em primeiro, tenho de falar da recente abertura do restaurante Assinatura (919 198 600) do chefe Henrique Mouro, que troca o código postal de trabalho e muda-se de Vila Franca para Lisboa. Agora na rua do Vale Pereiro, 19, na esquina com a Alexandre Herculano, podemos descobrir um espaço moderno, cheio de apontamentos alusivos à capital, e o que mais me fascinou, uma mesa do chefe, literalmente ligada à cozinha. Além de uma carta com várias entradas, peixes e carnes, são os menus de degustação de 5 ou 7 pratos que vão dar uma ideia mais concreta das criações de Henrique Mouro.
Ainda na onda dos Henriques, o Sá Pessoa tem uma nova ementa e cheia de novidades e criatividade. A reserva é difícil, mas aqui fica o número para não deixar de tentar (213 963 527).
O 100 Maneiras do chefe Ljubomir Stanisic também mudou a ementa e promete emoções gastronómicas ao mais alto nível. A surpresa é o ponto forte deste chefe bósnio, que transforma os seus menus (apenas de degustação) em verdadeiras viagens gustativas. Aqui a reserva é também difícil e altamente aconselhável (210 990 475).
Olivier abre novas portas, alargando os seus horizontes ao Oriente. O restaurante Yakuza é um japonês de fusão, aposta deste mediático empresário associado ao Alexandre Maia de Carvalho. E pelo número de pessoas que lá passaram a aposta parece ser certeira, mas se lá for não se esqueça que o preço não é para todos (213 571 502).
No Porto, o Shis continua a ser uma opção para todos os gostos e algumas carteiras. Da cozinha de autor aos pratos mais tradicionais, terminando no maravilhoso sushi, tudo é bom e bonito (226 189 593).
Ainda no Porto e com o tempo que o fim-de-semana promete, o restaurante Terra, do Vasco Mourão, é com certeza outra opção.
A sua varanda, a carta de vinhos extensa e a comida exótica, casam na perfeição com os dias mais quentes (226 177 339).
As novidades não param e para a semana há mais! A restauração e animação turística em Portugal estão ao rubro!
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 25 de Junho de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário