quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dos Fiordes às Montanhas - Noruega

OJE - Lifestyle - 2010.01.27

Fotos Innovation Norway

Tem uma área quatro vezes maior que Portugal e menos de metade da população; com apenas 16 pessoas por km2 e uma esperança de vida de quase 80 anos.

O frio chateia um pouco, mas é um simples incómodo para se ter o cenário do país do Pai Natal!

Terra natal de artistas como o pintor Edvard Munch, o músico Edvard Grieg, o dramaturgo Henrik Ibsen e de dezenas de arquitectos de renome, muitos dos quais grandes referencias mundiais.

A cidade de Ålesund é uma das mais importantes referências da Art Nouveau (influencia Jugendstill) e Oslo é uma cidade onde todos os cantos e recantos são para ver, absorver e reter.

A gastronomia assenta invariavelmente em peixe, ou não fosse este o país dos fiordes; mas a carne também é bastante recomendada, nomeadamente a de rena, alce, cervo ou tetraz.

Salmão, bacalhau, peixe-anjo e alabote são os peixes mais populares, mas o marisco acabado de pescar e uma cervejinha, mesmo que estejam -25ºC, são imprescindíveis.

O peixe é muitas das vezes comido cru, e estas são algumas das minhas recomendações de restaurantes: Statholdergaarden (www.statholdergaarden.no) - menu de degustação tem 10 pratos inspirados em produtos frescos do mar; Oscarsgate (www.restaurantoscargate.no) - menu de degustação com 8 pratos de influência norueguesa, francesa e italiana; Bagatelle (www.bagatelle.no) - talvez o mais sofisticado restaurante da Noruega, mas um verdadeiro marco da cozinha de fusão internacional com os pratos regionais.

Para dormir a escolha é vastíssima e altamente variada, ora vejamos: Grand Hotel (www.grand.no), o preferido dos prémios Nobel, foi construído ao estilo de Luis XVI com vários apontamentos de art Noveau, sendo uma saudável mistura de requinte e luxo; Holmenkollen Park Hotel Rica (www.holmenkollenparkhotel.no), situado no topo da montanha ao lado de Oslo com uma vista de cortar a respiração, é certamente o ideal para quem quer praticar os vários desportos de inverno à sua disposição.

Os desportos mais populares são os de inverno nomeadamente ski (recomendo Grong Skisenter para os mais aventureiros), patinagem em gelo e claro, salto em comprimento. Mas há outros que merecem ser explorados, nomeadamente a caça e pesca (esta ultima pode ser muito radical), rafting, ciclismo de montanha e outros.

Têm um pouco de tudo, agora só depende do seu estado de espírito, coragem ou alma de aventureiro.

Outro local de visita obrigatória é o Cabo Norte, na província de Finnmark, provavelmente o melhor local para se viver e ver uma experiência inesquecível: observar a aurora boreal. Os melhores meses são Outubro, Fevereiro e Março entre as seis horas da tarde e uma hora da manhã, não se esqueça é de escolher um dia de lua nova, para não comprometer o espectáculo.

Para o CEO da ICA Noruega, António Soares, “A Noruega é um dos países que combina a paisagem mais bonita com a qualidade das infra-estruturas e a mais baixa criminalidade. Um paraíso para os casais jovens que têm condições únicas de criar e educar a futura geração.”

Dos fiordes à montanha, do mar à terra, e mesmo que esteja frio os olhos aquecem a mente.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Notas de viagem:
Para chegar a Oslo pode apanhar um dos voos diários da TAP via Lisboa em que o preço inicia nos 210€ (www.tap.pt) e depois apanhar o comboio ultra rápido do aeroporto para o centro de Oslo que custa sensivelmente 17 € (www.flytoget.no) e bastam apenas quatro horas depois de levantar voo em Lisboa para estar a fazer o check-in no seu hotel.

Poderá ter mais informações sobre a Noruega no site oficial em Portugal: www.noruega.org.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 27 de Janeiro de 2010

Sem comentários: