Por Vicente Themudo de Castro
Design e Gourmet, duas palavras diferentes que se unem facilmente no contexto progressivo da gastronomia.
Longe vão os dias em que uma boa refeição se resumia a encher o bandulho, e quanto mais o prato transbordasse e maior fosse a azia, melhor era a comida. Agora, a grande maioria do público, de uma forma progressiva e evolutiva, exige em detrimento da quantidade o benefício da qualidade.
Longe vão os dias em que uma boa refeição se resumia a encher o bandulho, e quanto mais o prato transbordasse e maior fosse a azia, melhor era a comida. Agora, a grande maioria do público, de uma forma progressiva e evolutiva, exige em detrimento da quantidade o benefício da qualidade.
Desde sempre que os dois grandes factores para a escolha de um espaço, catering e restaurante, foram a comida e a vista: peixe à beira-mar, bife com vista para a cidade, ou um cabrito na casa rústica eram associações regulares e banais.
A estes juntam-se a exigência do serviço de sala, a qualidade e diversidade dos produtos, a apresentação dos pratos e claro, o design do serviço de mesa.
A Pandora Design, empresa sediada em Milão, presta-se desde a sua fundação em 1998, a revolucionar a área de acessórios de catering, criando peças de design exclusivas para grandes eventos.
Utensílios bonitos, contemporâneos e funcionais, aliados ao factor ecológico realçam o factor da singularidade das suas criações.
A italiana Daniela Danzi, responsável por este movimento e conceito, afirma que "o mercado da hotelaria, restauração e catering estava carente de utensílios alternativos e fiáveis", acrescentando que "as grandes empresas querem objectos de design exclusivos para poderem dar um cariz pessoal e único aos seus eventos.
"Simplicidade, qualidade, estética, aspecto clean e funcional, ecologia e exclusividade foram as orientações seguidas no desenvolvimento do "Moscardino".
O Talher para aperitivos que foi desenhado por Giulio Iacchetti e Matteo Ragni, e já foi galardoado com diversos prémios e distinções: Compasso D'Oro da Associazione per il Disegno Industriale em 2001 e The Outstanding Sustainble Style Achievement (OSSA) em 2004.
Outras peças como o "2Spin" de M. Ragni, "Tabine" de A. Artesani, e "King Plate" de JoeVelluto são acessórios para servir aperitivos que transmitem bem a imagem simples e exclusiva que a Pandora dá às suas produções.Para muitos este design já ultrapassa o facto de ser um "utensílio para cocktails", tornando-se uma referência internacional, não só para compradores como para designers.
O Japonês Kazuio Komoda, considerado por muitos como um dos mais promissores designers da actualidade, criou um talher exclusivo para a marca de nome "Trinacria".
Esta famosa colher-faca-garfo já está à venda em locais como o MOMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, ou no Cooper-Hewitt, National Design Museum também naquela cidade norte-americana.Já em Portugal, e se quiser ver as peças em exposição, vai ter que se deslocar a Braga.
A Imperdivelmente / Noba Food Experience é a única loja em terras lusas a comercializar os produtos da Pandora Design.
Segundo Octávio Costa da Imperdivelmente, "até ao fim do ano prevemos abrir uma nova loja no Algarve e contamos poder comercializar estes acessórios em blisters para o consumidor final, em quantidades lógicas para utilização doméstica.
São objectos quase de culto, embora sejam de uma qualidade superior, robustez e durabilidade (em alguns casos não podemos designá-los como descartáveis, tal é a qualidade). Não têm uma grande variação de preços, estando muito próximos dos valores dos acessórios de catering que se usam mais vulgarmente. Esta área de actividade requer uma oferta distinta e versátil, para satisfazer as necessidades de diferenciação do nosso target de clientes".
A primeira apresentação oficial ao público português foi num show-cooking dirigido pelo chef Gemelli, no Convento do Beato, em Novembro passado.
"São peças bem desenhadas e pensadas para facilitar o processo logístico dos caterings, e estimular a criatividade dos chefs, possibilitando novas linhas de apresentação dos alimentos.
Gosto da reacção que provoca nos clientes, ficam sempre surpreendidos pela qualidade dos materiais e pelas cores destas ferramentas de catering", confessa o chef Augusto Gemelli, do Restaurante Gemelli.
Foi durante o Fórum Girona 2009, que reuniu mais de 13 chefs nacionais, que o Luís Baêna, chef executivo do Grupo Tivoli teve o primeiro contacto com estes utensílios, e revela: "São uma boa opção para um serviço de finger-food, mas podem igualmente ser utilizadas como suporte para buffets. No meu caso particular, sou defensor de empratamentos minimalistas e repetidos. Com os utensílios da Pandora ganha-se em qualidade gastronómica e em expressão plástica (literalmente)."
Alimentar o corpo é um acto de amor refere o lema desta empresa. Um lema com o qual concordo plenamente...
Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt
Imperdivelmente / Noba Food Experience
http://www.noba.com.pt/
Telefone: 253 271 274
Telemóvel: 914979969
Rua Padre Vitorino Sousa Alves
42 Empreendimento Domus Qualitas Braga
Pandora Design
http://www.pandoradesign.it/
Telefone +39 02 316157
Via Canonica 40 - 20154 Milano
info@pandoradesign.it
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE em 30 Agosto de 2009
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Imperdivelmente / Noba Food Experience
http://www.noba.com.pt/
Telefone: 253 271 274
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Rua Padre Vitorino Sousa Alves
42 Empreendimento Domus Qualitas Braga
Pandora Design
http://www.pandoradesign.it/
Telefone +39 02 316157
Via Canonica 40 - 20154 Milano
info@pandoradesign.it
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE em 30 Agosto de 2009
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