terça-feira, 19 de maio de 2009

Arroz de Pato Tropical (Tradicional)

Ingredientes:
1 Pato médio
1 Cenoura
3 Cebola
1 Alho francês
1 Ramo de salsa
1 Chouriço
Arroz
Louro, Sal e Pimenta

Cozer o pato numa panela durante duas horas com uma cenoura, uma cebola, alho francês, uns grãos de pimenta preta, salsa, louro, e um bocado de chouriço, até que o pato se desfaça (i.e. que a carne se solte completamente dos ossos).

Escorrer e desfiar o pato, em pedaços não muito pequenos, tendo o cuidado de não deixar passar nenhum osso ou pele.

Voltar a colocar os ossos e a pele no caldo e deixar ferver. Quanto mais tempo ferver, mais gordura se liberta. Reserve a gordura que se forma à superfície do caldo, tirando com cuidado para que traga pouca água.

Pôr a gordura, ainda com alguma água, num tacho e fazer evaporar a água, até que esteja só a gordura. Picar uma cebola (ou duas, conforme a quantidade de arroz que se pretende fazer) e fritar o arroz no refogado, até que esteja translúcido.

Entretanto coar muito bem o caldo e reduzi-lo até que tenha só aproximadamente a quantidade equivalente ao dobro do arroz que se vai utilizar.

Num tabuleiro de barro que possa ir ao forno, colocar uma camada com metade (ou um pouco menos) do arroz, seguindo-se outra camada com quase todo o pato desfiado, e rodelas de chouriço . Nova camada com o restante arroz, e com os restantes bocados de pato, intercalado com rodelas de chouriço.

Juntar a quantidade de caldo (rectifique os temperos sal e pimenta) equivalente a 2 vezes o volume de arroz (se for arroz agulha, utilizar menos quantidade de caldo, entre 1,5 e 2 vezes) e vai ao forno até estar cozido e tostado.

Notas: Um pato rende razoavelmente para até 6 pessoas. Arroz, considerar pelo menos 100 ml por pessoa. Em vez de chouriço na camada final, pode-se utilizar fatias de bacon.
Esta receita foi-me ensinada pelo meu grande amigo Manuel Santiago, ao qual deixo um grande abraço.

Caso tenha dúvidas estarei pronto para o ajudar (gourmet@live.com.pt) - a fotografia é apenas uma sugestão, na dúvida leve o tabuleiro para a mesa.

Boa sorte e bom gourmet

Sem comentários: