sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Finalmente é sexta-feira

Portugal é um grande país! 

Podem vir crises, sejam elas económicas, políticas ou desportivas que, por piores que sejam, damos sempre a volta por cima.

Eu tenho orgulho em ser português e não renego as minhas origens. 
Poderão estar a pensar a razão desta introdução, mas, a menos de uma semana da saída do tão cobiçado guia Michelin 2012 para Portugal e Espanha, sei que, qualquer que seja a decisão, devemos sair sempre de cabeça erguida.

Depois do desaire do ano passado, em que perdemos um dos nossos estrelados e não ganhámos nada em troca, este tem de ser o ano da reviravolta.
Acredito que, este ano, anunciem a perda de uma estrela, dois restaurantes ganhem uma, e dois dos estrelados poderão e têm qualidade para receber a segunda.

Em forma de sugestão, aqui ficam os restaurantes que merecem a atenção do senhor leitor e do guia Michelin. Faça o seu próprio juízo de estrelas.

Panorama (Lisboa)

Ninguém tem dúvidas de que, no último andar do Hotel Sheraton de Lisboa, reside o mais provável candidato a uma estrela do guia vermelho. 
O chefe Leonel Pereira e o seu gastronómico Panorama há anos que trouxeram, à capital, a criatividade e a alta gastronomia, sempre com um twist de influências algarvias. 
Nas suas recentes criações está uma canja de galinha de chorar por mais. 
Em tudo o que cria há sempre um pouco da sua infância
e origens espelhadas nos pratos.

Rua Latino Coelho 1 1069-025 Lisboa
T: 213 120 000
www.sheratonlisboa.com
Yeatman (Vila Nova de Gaia)


Desde que abriu o seu primeiro projecto hoteleiro, a companhia de vinhos do Porto Fladgate nunca escondeu as suas ambições de sere a referência hoteleira e eno-gastronómica do Norte. 
Para consolidar o projecto, foram buscar o já estrelado chefe Ricardo Costa à Casa da Calçada e, juntos, abraçaram esta causa ambiciosa. 
Uma sala bonita com um serviço exemplar, uma cozinha de excepção que poderá ter o seu único handicap na rudeza da sommelier da casa.

Rua do Choupelo (Sta. Marinha), 4400-088 Vila Nova de Gaia, Porto
T: 220 133 199
www.the-yeatman-hotel.com

Fortaleza do Guincho (Guincho-Cascais)

Há quem apelide este local de clássico, e não há nada de mal nessa observação. 
Este restaurante é um verdadeiro clássico da cozinha francesa e, apesar de ter a colaboração do três estrelas Michelin Antoine Westerman, a responsabilidade máxima deste feito cabe ao chefe Vincent Farges, que diariamente comanda a cozinha que deslumbra o nosso palato. 
Para acentuar o facto de grandeza, temos de incluir o exemplar serviço de mesa, uma das mais diversificadas cartas de vinhos em Portugal e uma vista sobre o Oceano de cortar a respiração. 
Muitos clássicos franceses, mas muito produto da nossa costa - uma simbiose perfeita. 
Venha lá essa segunda estrela.

Estrada do Guincho
2750-642 Cascais
T: 214 870 491
www.guinchohotel.pt

Ocean (Porches-Algarve)

Já começam a faltar-me adjectivos para descrever não só o restaurante como o seu serviço de sala, de loiça e de copos, a fantástica carta de vinhos, a forma exemplar de como os néctares são tratados e servidos e, claro, a admirável cozinha do chefe Hans Neuner. 
Aqui não há espaço para errar, pois tudo é pensado, executado de forma repetitiva até chegar ao padrão mínimo: a perfeição! 
Não tenho dúvidas em apontar o Ocean como o mais forte candidato à segunda estrela Michelin.

Rua Anneliese Pohl, Alporchinhos   8400 - 450 Porches
T: 282 310 100
www.vilavitaparc.com
 
Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 18 de Novembro de 2011

Sem comentários: