sexta-feira, 25 de novembro de 2011

As estrelas michelin 2012

Hoje em Barcelona foram reveladas as novidades do Guia Michelin Portugal e Espanha para 2012, e como eu já tinha previsto anteriormente, este seria um ano de mudança em Portugal, principalmente para melhor! Não só ganhamos duas novas “uma” estrela Michelin, como o guia vermelho estendeu para dois, os restaurantes com “duas” estrelas Michelin. 

Assim para novidades e com uma estrela Michelin, temos o restaurante Feitoria – Hotel Altis Belém sob o comando do meu amigo e talentoso Chefe Cordeiro, e o restaurante do Hotel Yeatman com o jovem e talentoso Ricardo Costa. Facto curioso é que em ambos os casos é a segunda vez que são galardoados e distinguidos pela Michelin. Já com duas estrelas, houve mais uma entrada e desta feita foi para Porsches no Algarve e para o restaurante Ocean – Hotel Vila Vita Park, onde o comando das tropas recai sobre o talentoso Hans Neuner.

Se para estes não havia dúvidas, ficaram para mim duas lacunas na reduzida lista: restaurante Panorama do Hotel Sheraton Lisboa onde o trabalho do Chefe Leonel Pereira mereciam e merecem a distinção, e para o restaurante do Hotel Fortaleza do Guincho onde a segunda estrela teima em aparecer, e para mim a equipa comandada pelo Chefe Vincent Farges já mais do que merece – tem direito "a"!

Como seria de esperar o restaurante Amadeus em Almancil perde a estrela, mas com as portas fechadas não há milagres!

A lista complecta para 2012 e Portugal: Duas estrelas – “Ocean” (Porshes), “Vila Joya” (Albufeira); Uma estrela - ”Feitoria” e "Tavares"(Lisboa), "Willie's" (Quarteira),  "São  Gabriel" e "Henrique Leis" (Almancil), "Il Gallo d'Oro"(Funchal),  "Arcadas da Capela" (Coimbra), "Casa da Calçada" (Amarante), "Fortaleza  do Guincho" (Cascais) e “The Yeatman” (Vila Nova de Gaia).

Sem comentários: