quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pastel de Nata versus Pastel de Belém

Eu há anos que afirmo que o pastel de nata e o de Belém são o mesma produto: Pastel de Nata, a única diferença é que o de Belém é uma marca registada.

Outras diferenças qualitativas também se podem descobrir, pois continuo a achar que a fabrica de Belém mete um microchip de autodestruição dentro dos pasteis, pois mal passam a porta, ficam impróprios para consumo. Ou aliás, podem-se comer mas perdem toda a graça!

Anualmente organizo durante o festival do Peixe em Lisboa uma prova que pretende não só destacar os melhores pasteis de nata e suas pastelarias, bem como, voltar a criar burburinho sobre um dos mais importantes embaixadores de Portugal.
Este ano os eleitos foram as pastelarias Chique de Belém (1º), Cristal (2º) e Alcoa (3º).

Mas voltando ao dilema nata versus Belém, curiosamente, não sou o único com esta opinião, e desta feita foi o conhecido jornalista e gastrónomo Dias Lopes (Revista Gosto) que deixou opinião similar no Jornal Estadão (São Paulo).

Vale a pena ler!

3 comentários:

Anónimo disse...

Recordo-me de em miúdo ter-me deliciado com nove pasteis de Belém uns a seguir aos outros. Mas claro que foi numa mesa de uma das salas dos Pasteis de Belém. Estavam todos mornos.
E como também tenho a mesma opinião de os pasteis de Belém não terem o mesmo sabor quando os levamos para casa, tudo me leva a crer que eles são muito melhores quando estão mornos.
Assim, como no caso dos vinhos também os pasteis de Belém têm uma temperatura ideal para ser apreciados.

Anónimo disse...

Não ficam a mesma coisa, mas 2 minutos no forno ajudam a "refrescá-los", quando em casa - mas mesmo os "vulgares" pastéis de nata ganham em estar mornos, e nalgumas pastelarias até se pergunta se os queremos aquecidos...
Gostos há...

EuSouGourmet disse...

Eu gosto deles mornos, nunca mais de 40ºC!
Frios para mim são melhores do que quentes, pois aí dá para perceber a qualidade do produto, a intensidade dos aromas e distingo com facilidade qual a qualidade dos ingredientes e seu manuseamento.
Os meus preferidos são realmente os da Cristal, Hotel Palácio e Chique de Belém. Outros como os da Alcoa, Gregório de Sintra, Ritz, Altis, Casinha do Pão, Garret e Aloma também são bastante bons.