segunda-feira, 17 de maio de 2010

Novidades gastronómicas

OJE - Lifestyle - 2010.05.17

Este é um ano que deve ser visto com muita atenção, pois a palavra crise deixou de ser moda para passar a ser quotidiano.

Frequentemente vemos as empresas a fechar, desempregados a marchar em frente a edifícios patronais e governamentais, impostos a aumentar.

A tragédia é de tal forma que nem a mãe natureza ajuda, pois o vulcão islandês ainda não se fartou de roncar e os céus da Europa ficam intransitáveis.

Curioso é que toda esta leitura da crise parece estar a passar ao lado do sector da restauração. Ora vejamos, ainda só passaram quatro meses desde o início do ano e a troca de cadeiras dos chefes está uma verdadeira loucura.

Aimé Barroyer, o famoso chefe francês, abandona o Pestana Palace e o restaurante Valle Flor, muda-se para Cascais. Aqui prepara a abertura do Hotel de Oitavos da Quinta da Marinha e o seu novo restaurante.

Vítor Claro seguiu a mesma rota, e partiu da Herdade da Malhadinha Nova, com as suas penetrantes paisagens alentejanas, rumo ao mar, assentando arraiais no Hotel Albatroz.

Rui Paula abre um novo restaurante no Porto, o DOP.

Luís Américo abre o seu primeiro restaurante próprio, oferecendo no Mesa uma carta criativa e gustativa. Ricardo Costa larga a Casa da Calçada e a sua recente estrela Michelin, e prepara-se para abrir o Hotel da Taylors, o The Yeatman.

O jovem Rodrigo Garret troca o Buhle por novas ambições, passando este restaurante a contar com a cozinha do Chefe Carlos Duran Herrera.

Henrique Mouro prepara-se para abrir, nas próximas semanas, o seu novo restaurante. Assinatura foi o nome escolhido, e todos os dias anuncia, via Facebook, a evolução das obras. Uma forma interessante de publicitar e criar afinidades ao seu novo filho.

Quanto às novidades, no que respeita a aberturas, são tantas que vai ser difícil listar todas, mas como nada é impossível aqui vai uma pequena amostra.

O Chefe Miguel Castro Silva, depois de assinar a carta da genial tasca gourmet: De Castro Elias, na Elias Garcia 190, em Lisboa, voltou a surpreender os alfacinhas agora com um novo projecto: O Largo.

A decoração de Miguel Câncio Martins é uma caixa de surpresas onde os magníficos aquários com medusas com policromia na iluminação, criam um efeito fantástico nos seus residentes.

A traça do edifício mantém-se inalterável, evidenciando os bonitos claustros, que vivem em harmonia com uma decoração moderna.

A moda também chega à restauração. Vem pela mão da estilista Fátima Lopes, que recentemente inaugurou, também no Chiado, um espaço moderno e urbano.

Muito à imagem da sua personalidade, trabalhou todos os elementos no sentido estético: desde a decoração do espaço à linha das fardas, sem esquecer os pratos e copos, criou um ambiente muito chic e urbano.

A gastronomia está a cargo do jovem chefe João Simões, que troca o Hotel Altis de Belém pelo seu primeiro projecto a solo. A sua mestria na confecção já lhe trouxe prémios, como ser campeão do mundo júnior da alta cozinha na Nova Zelândia.

No Bairro Alto, a Associação Nacional de Farmácias abre a porta do A Ver Navios, e deixa de ser exclusivo para os farmacêuticos a fantástica vista sobre o Tejo e a margem que o Miradouro de Santa Catarina oferece. Aqui podemos deliciar-nos com a cozinha do Chefe Pedro Duarte que, discreta e elegante, se afirma pelo sabor. Outro ponto interessante é a carta de vinhos e os seus preços bastante apelativos.

O Chefe Paulo Morais, incansável nos seus projectos de cozinha asiática, abre um novo restaurante entre São Bento e o Príncipe Real, o UMAI. Decorado de forma ligeira e descontraída, aponta todos os seus atributos na forma eficaz do serviço e a excelência da melhor cozinha asiática de Portugal.

O problema é arranjar mesa ao fim-de-semana, mas, se ligarmos cedo, pode ser que a sorte nos acompanhe.

Já no Algarve a surpresa reside no restaurante do clube de golfe de Monte Rei. Jaime Perez é o chefe que assina a carta do fantástico Vistas.

Discípulo e protegido do mais famoso chefe do mundo Ferran Adriá, mudou-se para o Algarve e deslumbra o palato dos mais variados comensais com as suas criativas produções gastronómicas. O espaço, decorado de forma clássica e bonita, tem uma vista verdadeiramente fantástica, ideal para um jantar romântico numa noite amena.

Dispensando apresentações, pois a sua cozinha fala mais alto que a sua voz, o Chefe Rui Paula duplicou os seus restaurantes ao abrir um novo espaço no centro histórico do Porto. O DOP é um pouco a imagem do seu irmão DOC em Armamar, cozinha regional contemporânea de sabor e mestria.

Produtos sempre frescos e, para o provar, tem uma zona de show cooking para mostrar e ensinar os seus segredos gastronómicos.

A decoração moderna, com linhas simples onde o branco e o castanho claro imperam, cria um ambiente fantástico num espaço onde o cabrito é de sonho!

O texto vai ter de terminar por aqui. Os espaços novos não, porque esses são muito mais que as linhas permitidas neste artigo. Fico convencido de que a crise não passa por este sector, pois a qualidade aumenta, a variedade é cada vez maior e, acima de tudo, a procura da excelência é cada vez mais popular.

Portugal e os seus comensais estão mais exigentes e o mercado é um espelho dessa procura.

RESTAURANTES NOVOS

Largo
Rua Serpa Pinto, 10A Lisboa (junto ao teatro São Carlos)
Tel: +351 213 477 225 / info@largo.pt
www.largo.pt







Unique de Fátima Lopes
Largo do Picadeiro, 8-B Chiado, Lisboa (junto ao teatro Mário Viegas)
Tel: +351 213 460 000 /reservas@chiadounique.com
www.chiadounique.com






A Ver Navios
Rua Marechal Saldanha,1 Lisboa
Tel: +351 213 400 600
www.avernavios.com.pt








Umai
Rua Cruz de Poiais, n.º 89 Lisboa (Miradouro Santa Catarina)
Tel: +351 213 958 057 - 919 858 680 / umairestaurante@gmail.com
restauranteumai.blogspot.com

Vistas
Monte Rei golf Club - Sitio do Pocinho – Vila Nova de Cacela
Tel: +351 281 950 950 / info@monterei.com
www.monterei.com




DOP
Palácio das Artes - Largo de S. Domingos, 18 Porto
Tel: +351 22 20 14 313 – 910 014 041 / dop@ruipaula.com
www.ruipaula.com


Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 17 de Maio de 2010

Sem comentários: