segunda-feira, 3 de maio de 2010

Facebook em prol da gastronomia

OJE - Lifestyle - 2010.05.03

O Facebook nasceu a Fevereiro de 2004, apresentando-se como uma rede social que facilitava a conversação entre amigos, família e colegas de trabalho. O seu estilo de apresentação simplista e de fácil utilização fez com que o seu crescimento, desde o dia de arranque, tivesse proporções imensuráveis, juntando os seus criadores e fundadores à lista dos mais ricos do mundo.

Hoje conta com mais de 400 milhões de utilizadores activos, no qual 50% ligam-se pelo menos uma vez por dia, cada um tendo uma média de 130 ligações e representando 500 mil milhões de minutos de ligação por mês.

Em Portugal os números são menores, mas não deixam de ser impressionantes - 1.2 milhões de utilizadores - mais de 10% da população está ligada a esta rede social.

Os valores estatísticos são tão impressionantes, que já quase ninguém pode ignorar que ela existe e que é útil para todos os sectores, quando bem manuseada.

Entre as várias aplicações, gestores de eventos, links e outros, houve uma que também teve um crescimento muito interessante - o das “páginas”.

Basicamente qualquer pessoa, empresa, entidade, marca ou comunidade pode criar de forma gratuita a sua própria “página”, com direito a uma apresentação, foto e depois começar a angariar fãs.

Esses fãs terão assim acesso a toda a informação que for disponibilizada na página, podendo não só consultá-la, comentar e ainda partilhar essa informação sem desvirtuar o autor.

Entre este grupo de pessoas e empresas, encontramos frequentemente várias ligadas à gastronomia, tornando-se não só uma fonte de pesquisa para os utilizadores, como uma forma de partilha das empresas e de promoção de pessoas e entidades. Restaurantes, chefes de cozinha, produtores de vinho, críticos, jornalistas, revistas, comensais ou apenas curiosos estão lá todos os dias, e é impossível rejeitar esta aplicação como uma nova forma de negócio.

Pedro Lemos é chefe e proprietário de um restaurante no Porto com o mesmo nome, e recentemente criou a sua página “Restaurante Pedro Lemos”.

Em pouco tempo reuniu 1.200 fãs, e massa crítica suficiente para não só ter um feedback mais imediato, como também chegar a novos tipos de clientes que só tiveram conhecimento dos seus pratos e preços através deste meio.

“O investimento é menor, não preciso de pagar por pop-ups no meu site sempre que tenho algo para anunciar, e as respostas são muito mais rápidas”, confessa o proprietário.

Já em Lisboa, o restaurante Gemelli, com 2.150 fãs, anuncia na sua página, logo que esteja decidido, os seus menus alterados semanalmente, bem como os jantares vínicos e aulas de cozinha.

Para José Caetano “esta é uma forma de divulgação muito mais actualizada e frontal. Curiosamente, o que disparou desde que começamos a usar esta forma de comunicação, foram as aulas de cozinha.

Os alunos, depois de terminarem o curso, partilham as suas experiências em forma de comentário, o que faz com que outros leiam, sintam curiosidade e adiram às aulas do Chefe Gemelli”.

Publicações especializadas e cronistas de cozinha e de vinhos com sites, blogues ou simplesmente a página, utilizam frequentemente o Facebook para chegar a mais pessoas (fãs): Time Out - 27.400, Revista Wine – 3.700, EuSouGourmet – 3.300, Revista de vinhos – 1.500, Maria João Almeida – 1.200.

Já Teresa Vivas e a sua empresa World Chefs Agency – 1.800 fãs, gere toda a vida profissional de um chefe, excepto a sua habilidade para cozinhar.

Na sua página partilha diariamente informação relevante com a área, tornando-se um local de contacto e partilha de ideias e projectos.

“Recentemente, um rapaz chamado André Azeda, chefe de um restaurante de cozinha típica portuguesa de bacalhau na Noruega, postou a anunciar este restaurante, e também arranjou uma forma de poder comunicar com os seus parceiros e compatriotas.

É uma forma não só de divulgação, mas também de partilha, e principalmente, uma forma de se mostrar e apresentar ao mundo”, revela Teresa.

Voltando aos chefes e restaurantes, Luís Américo, chefe e proprietário do restaurante A Mesa – 2.700 fãs, e Pedro Sommer do restaurante Sommer – 1.200 fãs, partilham da mesma opinião “Estas páginas trazem muitos clientes, e massa crítica ao nosso trabalho, mas é essencial que sejam mantidas vivas não só com a informação que disponibilizamos, mas respondendo a todos os comentários e perguntas deixadas no mural”.

Muitos utilizadores confessam que a manhã não é a mesma sem ouvir o “Bommmmmm Diaaaaaaaaaa” do José Tomaz, que antecede a apresentação da ementa, ou de um prato especial que a York House, com 4.000 fãs, preparou ou vai preparar para o almoço ou jantar. As suas fotos do jardim, pratos, ou restaurante são algumas que se juntam às 3 mil milhões de fotografias que mensalmente são carregadas na aplicação.

Outras empresas, como o Grupo Quinta das Lágrimas, com 7.000 fãs, anunciam regularmente descontos em produtos, ementas dos diversos restaurantes, pacotes especiais para os fãs do Facebook, maximizando esta plataforma em proveito do seu negócio.

Contabilizando, são 1.2 milhões de portugueses que em média dedicam mais de 55 minutos ao Facebook, procurando informação, interagindo com diversas pessoas e entidades, lendo e comentando quase tudo o que passa pelo mural.

Sejamos práticos: são 2.4 milhões de refeições que se podem divulgar diariamente no Facebook. Será esta uma ferramenta de negócio, ou uma rede social?

Outras páginas
Food Network – 444.444
Ferran Adriá – 24.500
Wine Spectator – 18.000
World Wide Wine Network – 11.120
Pousadas de Portugal – 10.700
Vinhos do Douro e do Porto – 4.400
Flagrante Delícia – 3.600
Restaurante Buhle – 3.250
Tivoli Hotels & Resorts – 3.150
StarChefs.com – 3.000
Restaurante Monte Mar – 1.400
Quinta do Crasto – 1.300
Garrafeira Nacional - 900

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 3 de Maio de 2010

2 comentários:

Restaurante Assinatura disse...

Muito interessante, atento e oportuno.
Penso que em termos de Facebook ainda vamos ver muita criatividade. As práticas Americanas são muito mais avançadas.
Como é do seu conhecimento, o ASSINATURA que abrirá dentro de semanas, tem divulgado alguma informação sobre o projecto na página

http://www.facebook.com/pages/Restaurante-Assinatura/112500565453485

Mas pensamos utilizar o Facebook para comunicar com os clientes, mas também com fornecedores e outras actividades.

Cumprimentos

EuSouGourmet disse...

Tenho acompanhado a vossa página desde o primeiro dia, aguardo ansiosamente a abertura.
Espero ser um dos privilegiados que vai provar a primeira refeição servida no espaço.
Abraço
Vicente