segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Herdade da Malhadinha Nova: Imagem e perfil do novo mundo

OJE - Lifestyle - 2009.11.23

Fica em Albernoa, Beja, e é o exemplo perfeito de como rústico e modernidade podem andar de mãos dadas.

Foi um feliz acaso que me levou a visitar a Herdade da Malhadinha Nova, e assim conhecer um dos melhores projectos turísticos de Portugal. Começo por descrever o que eu intitulo de amor à primeira vista.

Depois de uma pequena viagem entre sobreiros, oliveiras e vinha, isolo-me o suficiente para achar que vou ter paz, e ao passar os muros da herdade, aproximo-me das primeiras casas.

"O Hotel é ainda mais à frente, no topo do vale", fui informado. Mais uns segundos na estrada para subir até ao que se apresenta uma típica casa rural alentejana.

Só precisei de mais um minuto para me aperceber que tudo o que eu idealizava num projecto de turismo, estava aqui presente.

Apenas 10 quartos (7 standard, 1 júnior suite e 2 suites) muito espaçosos e todos decorados magistralmente e de forma individual, onde o luxo é patente no conforto e detalhe.

A mobília dos quartos é toda comprada em antiquários, recuperada e pintada de uma forma rústica e visualmente interessante; as camas Dux que para mim são como cair numa nuvem e dormir no céu, o IPOD, as casas de banho Duravit Philippe Starck complementadas com produtos Bulgari... bem, poderia continuar a descrever detalhes, mas o resumo é: tudo passa despercebido e sem pretensão, mas tudo se enquadra na perfeição do projecto.

Saí do quarto em direcção à sala, onde a lareira estava a ser acesa - estava um pouco fresco na rua, e esta não só aquece a sala como a enche de romance.

Dei um look geral e gosto do que vejo: a fazer companhia à lareira há cadeiras do Charles & Ray Eames, um espantoso candeeiro que faz lembrar os holofotes de Hollywood, transformando a decoração repleta de pormenores de design, que no entanto é sóbria e despretensiosa. Num outro canto da sala avisto, por detrás de um balcão de bar, várias prateleiras onde os néctares produzidos estão todos em destaque, num reconhecido orgulho na produção da casa.

Não eram horas, nem a temperatura apelava ao mergulho, mas a piscina e o seu jardim são tão convidativos que não hesitei em mergulhar num dos maravilhosos puffs Fatboy espalhados pelo relvado.

A noite estava a cair e apresentava-se estrelada, a lua quase não se reconhecia, mas o cenário não poderia ser mais perfeito. Mais um par de horas e dirigi-me ao restaurante Gourmet.

Este é mesmo casa metade com a adega, relativamente perto das cavalariças, e mesmo ao lado da casa dos mentores deste projecto: a Família Soares.

O restaurante, dirigido pela mão do jovem e talentoso chef Vitor Claro, divide-se em duas salas, e em ambas a presença dos vinhos da Malhadinha e Peceguina é visível em todos os cantos e recantos - são muitas, mas discretamente tornam-se parte da decoração.

As mesas e seus atoalhados brancos, as cadeiras do Vincent Shepard e Vernon Panton, o serviço da Vista Alegre, talheres da Cutipol e copos da Riedel, eram o prenúncio de que a refeição iria ser ao mais alto nível.

Caros leitores, em três palavras descrevo a cozinha do chefe: Gastronomia regional contemporânea! E acrescento mais duas: clara e exemplar.

Um pequeno resumo da minha incursão gastronómica: Papada de porco preto com ovas de salmão com vinagrete e Malhadinha Branco; pezinhos em ravioli de queijo e coentros e o Rosé da Peceguina.

Entre vários pratos e vinhos degustados estava um belíssimo entrecosto de porco preto, couve rouxa e creme de aipo, servido com o Peceguina tinto 2008, que foi um dos meus preferidos.

Um facto importante e distintivo deste restaurante é que, além de se comer bem, bebe-se divinalmente duma carta em que só as marcas da casa são apresentadas aos clientes: Malhadinha e Peceguina!

Acordei com uma alma nova e preparado para mais algumas aventuras.

"Bom dia", disse o chef Vitor Claro, "O que pretendem para o pequeno-almoço?".

Mais um detalhe delicioso. Fico com a certeza que este projecto é o inverso de tudo o que vi até agora. É transformar uma empresa rentável, de sucesso e exemplar, num negócio de família e, principalmente, familiar.

Preparo-me para visitar a herdade, um serviço oferecido a todos os hóspedes, quando avisto ao longe dois cavaleiros num galope gracioso, sobre umas belas montadas.

Eram os irmãos Soares, que fazem questão, sempre que podem, de dar os bons dias a todos os hóspedes. Simpáticos e afáveis, explicam e apresentam o projecto com um orgulho e um brilho nos olhos, que só quem corre por gosto, pode ostentar.

"Vinha agora a confessar ao meu irmão Paulo: montar os nossos cavalos na nossa herdade, onde produzimos o nosso vinho, é um sonho tornado realidade", confessa João Soares.

Segue-se o passeio de Jeep pela herdade com o Francisco, um dos muitos jovens que integram a equipa deste projecto.

A média de idades do pessoal é abaixo dos 30 anos, sendo a formação um ponto imprescindível. Será esta a fórmula do sucesso?

A lista de serviços disponíveis para os hóspedes é tão variada e extensa, que podemos fazer um pouco de tudo: Visitar a adega, passear a pé, a cavalo ou de mota, fazer uma massagem ou tomar um banho de pétalas, ou dar um simples passeio de balão.

O aperto no coração começa a ser mais forte, aproxima-se a hora de partir, e não quero ir.

Assim de um feliz acaso ganham um cliente satisfeito, e conquistam um amigo.

A ADEGA
A Herdade da Malhadinha é um projecto iniciado em 1998, com a aquisição de 200ha de terra abandonada e sem tradição de vinha. Em 2000 iniciam a plantação de 20ha de vinha. Em 2003 constroem a adega e fazem a primeira vindima e uns anos depois iniciam a comercialização do vinho. Em 2006 planta, mais 7ha de vinha. As castas são variadas e viradas para o novo mundo: Antão Vaz, viognier, aragonês, alicante bouschet, trincadeira, syrah, touriga nacional e outras. Produzem 200.000 litros e já são uma referência nacional e internacional.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Detalhes

Herdade da Malhadina Nova
Country House & SPA
7600-601 Albernoa- Beja - Portugal
Tel: +351 284 965 432
Adega Tel:+351 284 965 210
Restaurante Tel:+351 284 965 211
www.malhadinhanova.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 23 de Novembro de 2009

Sem comentários: