
O que começou por ser uma ideia extravagante, arrojada e arriscada, rapidamente se transformou em algo importante e sem precedentes em Portugal, só ultrapassada em notoriedade pelo famoso Tribute to Claudia, na Vila Joya.
A ideia é simples e eficaz: em primeiro lugar, aproximar todos os restaurantes e seus chefes com estrelas Michelin em Portugal, criar ementas conjuntas e, principalmente, juntar estes profissionais para que partilhem ideias e conhecimentos para que possam evoluir gastronomicamente, e com isto Portugal e os portugueses ganham não só à mesa, mas pela notoriedade que estas iniciativas trazem.
Chave de Ouro para o começo e os privilegiados que puderam degustar uma das três refeições servidas na Madeira, em que os intervenientes foram os chefes Benoît Sinthon (Anfitrião, Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Praia da Galé, ** Michelin), Michel Roth (Hotel Ritz, Paris, ** Michelin), Diego Guerrero (El Club Allard, Madrid, * Michelin) e ainda os pasteleiros Gilles Marchal (La Maison du Chocolat, Paris, considerado um dos me

O próximo jantar é já nos próximos dias 28 e 29 de Maio, em Porches, no restaurante com uma estrela Michelin - The Ocean. O seu chefe, Hans Neuner, já tem como convidado o Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra, * Michelin), mas são esperadas mais surpresas para estes dias!
Já na calha estão marcados mais eventos, 22 e 23 de Junho em Coimbra, no restaurante Arcadas, sob a tutela do chefe Albano Lourenço; 8 e 9 de Julho em Amarante na Casa da Calçada, sendo o residente o chefe Vítor Matos; 28 de Outubro no Algarve no restaurante da Vila Joya, único com 2 estrelas Michelin em Portugal, sob a mestria da cozinha do chefe Dieter Koschina, e termina com os últimos jantares nos dias 18 e 19 de Novembro em Cascais na Fortaleza do Guincho, na respeitável cozinha do chefe francês Vincent Fargés.
Poderá recolher mais informações através do blogue rotadasestrelas.blogspot.com.

Michel Roth (Hotel Ritz, Paris, ** Michelin)

Ovo surpresa com pão e pancetta sobre creme ligeiro de batata
Diego Guerrero (El Club Allard, Madrid, * Michelin)

Filete de salmonete, ragoût de polvo da costa e raviolli de alho negro
Dieter Koschina (Vila Joya, Praia da Galé, ** Michelin)
Dieter Koschina (Vila Joya, Praia da Galé, ** Michelin)
Benoît Sinthon (Anfitrião, Il Gallo D'Oro, Funchal, * Michelin)
Gilles Marchal (La Maison du Chocolat, Paris)

3 comentários:
Para que?
Esta gastronomia não é nossa, nem tem nada a ver connosco.
A nossa restauração está nas lonas e o Vicente é um dos responsáveis.
Pense nisso.
Defenda os portugueses em vez de andar com os estrangeiros ao colo.
Deixem de ser uns papa refeições e façam o trabalho bem feito como fazem o s espanhóis.
Parecem uns deslumbrados
O facto de esta gastronomia não ser nossa é totalmente errada, foi toda orgulhosamente executa com produtos portugueses. Acrescento ainda no protagonismo que estes eventos dão a Portugal e aos seus intervenientes!
Eu não ando com ninguém ao colo, elevo o que é bom ao seus estatuto, ignoro a banalidade, e repudio a mediocridade, esta sempre foi a minha postura e credo.
Defendo muito os portugueses sempre e dentro do limite do defensável, critico o mau seja português ou estrangeiro. Quem me conhece e priva comigo sabe bem o que quero dizer, e quanto ao trabalho bem feito acho que também os jornalistas portugueses têm muito valor, e como me critica na divulgação da gastronomia e seus interveniente nacionais, também penso que deveria olhar melhor para os trabalhos que são executados pelos nossos jornalistas, não olhe apenas para os espanhóis!
Obrigado pelo comentário
V
Sou das pessoas que considero salutar o debate de ideias e a existência de diversidade de opiniões. Não gosto, nem nunca gostei, é da argumentação baseada em insultos; quem os faz perde a sua razão.
Com a crise que Portugal atravessa os tempos não são fáceis para a restauração nem o serão certamente nos próximos tempos.
Mas dizer que "A nossa restauração está nas lonas" parece-me um pouco exagerado. Na minha opinião a restauração Portuguesa tem evoluído no bom sentido, no entanto, essa evolução não nos permitiu ainda atingir o topo do já existente em Espanha (que neste momento está ao nível do melhor do mundo). Se a referência diz respeito somente às dificuldades financeiras por que passam algumas casas então aí o problema é de Portugal.
Quanto ao blog "Eu sou gourmet" sou um assíduo visitante devido a gostar da sua forma e diversidade de assuntos apresentados, todos no âmbito da gastronomia. Claro que nem sempre tenho de estar de acordo com o que leio, aproveitando para felicitar o responsável a autor do mesmo.
Enviar um comentário