quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Restaurantes criam menus para divulgar o Vinho do Porto

6º CONCURSO DE GASTRONOMIA COM VINHO DO PORTO

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove este ano a 6ª edição do “Gastronomia com Vinho do Porto”, um dos maiores concursos de gastronomia e vinhos em Portugal, que conta já com 10 anos de idade.

Esta iniciativa, organizada pelo IVDP, conta com 100 restaurantes de todos o país, criando uma diversidade gastronómica e cultural, confirmando o elevado nível qualitativo do concurso.

O objectivo da organização é associar o Vinho do Porto à gastronomia, proporcionando ao consumidor diferentes hipóteses que potenciem esta combinação. Por outro lado, pretende-se formar os profissionais dos diversos restaurantes do país sobre Vinho do Porto e sensibilizá-los para a correcta ligação entre os vinhos do Douro, Porto e a culinária.

Não é um concurso de ementas, mas sim um concurso de harmonização entre vinhos e comida. A ementa a concurso é composta por uma entrada, prato principal e sobremesa.

A entrada e o prato Principal são acompanhados por vinhos do Douro ou do Porto, e a sobremesa é obrigatoriamente casada com Vinho do Porto.

Os restaurantes vão ser premiados por categorias: Restaurante gastronómico/ fine dinning; restaurante informal/ casual; e restaurante tradicional/ típico, sendo as distinções dividas por ouro, prata ou bronze. Haverá também lugar à distinção pela melhor promoção, melhor carta de vinhos do Porto, melhor promoção/ comunicação do concurso, e um diploma para a melhor carta de vinhos do Porto.

Lista de restaurantes aderentes.

Para mais informações vá a site www.gastronomiacomvinhodoporto.com.

Sem comentários: