sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Finalmente é sexta-feira

Depois do anúncio melindroso dos aumentos dos impostos, principalmente no que respeita ao IVA, sinto que a minha tarefa torna-se cada vez mais importante.

Pois é minha obrigação estimular e incentivar os portugueses a saírem mais, a viverem mais o nosso turismo, ou podemos cair na desgraça de vários estabelecimentos encerrarem as portas.

Para fugir à adversidade, começo por anunciar que o restaurante Saldanha Mar, no hotel Fontana Park em Lisboa, tem uma nova carta de jantar criada pelo chef Rui Matias.

A nova carta intitulada "Sabores do Mundo" divide-se em capítulos como "Entradas" - utilizando produtos como vieiras ou foie gras; "Do Atlântico" - com produtos provenientes do oceano; "Do Prado" - onde podemos optar entre algumas carnes, onde se inclui veado; "Nem é carne nem é peixe" - pastas e outros; "Sobremesas" - onde se pode deliciar entre uma pavlova com frutas da época, um fondue de chocolate e outras. Rua Eng. Vieira da Silva, 2 Lisboa, tel. 213 576 212.

Será certamente um bom jantar para este longo fim-de-semana.

Havendo a possibilidade de prolongar até terça os dias de descanso, seria uma desconsideração se não desse algumas opções "hoteleiras", começando pela minha mais recente estadia: "Herdade da Malhadinha".

O que a família Soares conseguiu: transformar um descampado e um conjunto de ruínas num dos mais espectaculares hotéis de campo que já visitei.

Silencioso, no topo de uma colina e rodeado de árvores, planícies, lagos e ausência de actividade urbana, é o local ideal para relaxar, descontrair e recuperar energias.

Um spa apaixonante, um restaurante fantástico com a assinatura do chefe Joachim Korper, uma adega repleta de excelentes néctares, uns por produzir e outros engarrafados, cavalos, bicicletas, jeeps... bem poderia continuar, mas mais vale ir lá e ver com os seus próprios olhos.

Albernoa - Beja, tel. 284 965 432.

Se pretende outro local de sonho, relaxe e bastante qualidade gastronómica, tem então no Douro, junto a vinhas e um rio cheio de história, o charmoso Aquapura.

Quartos fantásticos, uma piscina violeta chocante e cativante, uma vista de deslumbre, um serviço ao mais alto nível e uma oferta gastronómica deliciosa.

E como ainda há por lá vindimas a decorrer, pode certamente visitar uma das quintas e fascinar-se pelo encanto da transformação da baga em néctares inesquecíveis.

Quinta do Vale Abraão Samodães -Lamego, tel. 254 660 600.

Termino revelando que está a decorrer nas várias lojas do Continente a Feira de Vinhos até dia 17 de Outubro.

Várias opções como: Douro - Caldas, Enólogo Alves de Sousa; Dão -Quinta dos Pinhanços, Enólogo Álvaro e Castro; Beiras: Rebel, Enólogo Luís Pato; Tejo: Hobby, Enólogos Pedro Pinhão e Diogo Campilho, Península de Setúbal: Terras do Pó Castas, Enólogo Jaime Quendera; Alentejo: Rapariga da Quinta, Enólogo Luis Duarte.

É mais uma oportunidade de degustar vários vinhos, e depois comprar a um preço mais económico os néctares que mais gosta.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 1 de Outubro de 2010

Sem comentários: